O uso terapêutico do chá de salsa

A salsa ou a salsinha é muito usada para temperos e saladas. É também muito usada com finalidades medicinais, para uso terapêutico. Isso porque o chá de salsa, além de possuir ação diurética e servir como um poderoso coadjuvante em processos de emagrecimento.

 

Para quem não sabia, o chá de salsa é um dos chás mais poderosos para baixar a pressão arterial, além de proporcionar muitos outros benefícios para o nosso corpo.

 

Alguns a conhecem por salsa, outros, por salsinha, mas a hortaliça é a mesma que utilizamos, na maioria das vezes, como tempero. Para fins medicinais ela é ricamente usada em chá e sucos desintoxicantes, e através desse artigo, vamos falar dos seus múltiplos benefícios através do chá.

 

Os efeitos terapêuticos do chá de salsa

 

O poder emagrecedor do chá de salsa (ou salsinha) se dá pelo efeito diurético que ele possui, auxiliando a reduzir o inchaço por causa da retenção de líquidos. Além disso ele é rico em vitamina C, K, B12, A e minerais como o ferro, cálcio e fósforo. Por causa disso, o chá de salsa acaba se tornando um forte auxiliar para quem está em processo de emagrecimento.

 

Por causa do efeito diurético do chá de salsa, ele acaba contribuindo para a baixa da pressão arterial. Com a eliminação de líquidos, ele promove a desintoxicação do organismo, que fica limpo das toxinas. Dessa forma, estimula metabolismo, ajudando no funcionamento dos órgãos.

 

Outro benefício da salsa/ salsinha é que essa hortaliça é excelente no tratamento de anemia, possui ação anti-inflamatória e também auxilia no combate à osteoporose. Além disso, é um potente antioxidante natural que ajuda a fortalecer as defesas do organismo, combatendo os radicais livres que provocam o envelhecimento das células.

 

Pelo seu efeito antioxidante, uma consequência visível é o fortalecimento dos cabelos, unhas e pele. Por isso o chá de salsa é tão utilizado para fins estéticos também.

 

É importante ressaltar que, embora seus benefícios auxiliem no processo de emagrecimento, ele por si só não faz o trabalho sozinho. Para sentir os efeitos emagrecedores do chá de salsa, é necessário que a pessoa esteja fazendo uma alimentação saudável. Além disso, também é possível associar o uso do chá alguma atividade física para que os resultados sejam ainda menores.

 

chá de salsa

Como fazer o chá de salsa

 

 

Ingredientes

1 litro de água

5 ramos de salsa

 

Modo de Preparo

Primeiramente, lave muito bem os ramos da salsa. Depois, coloque a água para ferver e, assim que levantar fervura, adicione a salsa, deixando ferver por aproximadamente 5 minutos. Após esse tempo retire do fogo e abafe o chá, deixando em repouso por, no mínimo, 1 hora. Depois desse tempo, armazene o chá em uma garrafa bem fechada. Se preferir, pingue umas gotas de limão para dar um gosto ao seu chá.

 

Você pode preparar esse chá de salsa, deixando em repouso a noite toda, para beber no dia seguinte ao longo do dia. Beba 4 copos ao dia: o primeiro copo em jejum,  o segundo ainda no período da manhã, o terceiro após o almoço e o último após o jantar.

 

Os benefícios do chá de salsa

 

Nós já vimos o quanto o chá de salsa pode ser benéfico para a nossa saúde. Acompanhe a seguir, todos os benefícios que podemos encontrar nessa poderosa hortaliça.

 

  • Ação diurética, ajuda a eliminar a retenção de líquidos no organismo;
  • Propriedades antiinflamatórias;
  • Alivia constipação instestinal e flatulência;
  • Combate a anemia
  • Ajuda no controle da glicemia no sangue;
  • Evita derrames;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Possui propriedades que aliviam os sintomas da artrite
  • Ajuda no combate à icterícia;
  • Auxilia nos processos de inflamações hepáticas e de trato urinário
  • Alivia os sintomas da asma;
  • Melhora a digestão dos alimentos;
  • Ajuda a expelir pedras renais;
  • Ajuda a cicatrizar rachaduras (uso tópico)
  • Proporciona alívio na coceira por picadas de insetos (uso tópico)
  • Ação desintoxicante
  • Proporciona o rejuvenescimento de pele, cabelo e unhas
  • Combate os radicais livres, rejuvenescendo o sistema celular, etc

 

 

Considerações importantes

 

A salsa/ salsinha tem sido objeto de estudos para sua utilização no combate a muitos males de nossa saúde. Seus efeitos terapêuticos têm sido cada vez mais comprovados e essa poderosa hortaliça tem sido indicação de muitos médicos. Portanto, você pode fazer uso da salsa não somente nos chás, mas também usar e abusar enriquecendo suas saladas ou usando-a tempero na sua comida.

 

Gostou desse artigo? Não deixe de compartilhar com seus amigos.

 

Leave a Reply