Chá de quebra pedra: o fim dos cálculos renais

Vai uma xícara de chá de quebra pedra? Se você nunca experimentou, é bem provável que já tenha ouvido falar nesse poderoso chá, muito utilizado desde o tempo de nossas avós. Mas será que você conhece todos os benefícios dessa planta tão popular? Acompanhe nosso artigo e conheça todos os segredos dessa maravilha da natureza.

 

O que é a quebra pedra

 

Para quem ainda não conhece, quebra pedra é o nome de uma erva muito popular aqui no Brasil, mas também usada em outras partes do mundo. Dependendo da região, ela também pode ser encontrada com outros nomes, como: erva-pombinha ou arrebenta-pedra.

Trata-se de uma planta de fácil plantio, pois ela nasce facilmente em qualquer lugar. Ou seja, você pode ter um pé de quebra pedra no quintal de sua casa, em um vaso na varanda ou até mesmo pode encontrá-la nascendo na calçada, em meio a pedras ou em fendas dos muros. Mas se esse não for o seu caso, você também pode encontrá-la seca, em lojas de produtos naturais.

 

Benefícios do chá de quebra pedra

 

Seu próprio nome já indica o principal benefício dessa planta: quebrar pedras. É isso mesmo. Seu nome foi-lhe atribuído por causa de seu forte efeito de desfazer as famosas pedras nos rins, contribuindo para o tratamento de cálculos renais.

No entanto, existem diferentes tipos de quebra pedra, e podem ser utilizados para outros tipos de tratamento. A exemplo disso, temos o Phyllanthus niruri, que foi patenteado nos EUA para a fabricação de remédio para o tratamento da hepatite B.

A seguir, conheça todos os outros benefícios dessa planta tão rica em propriedades medicinais.

 

Tratamento dos rins

Auxilia no tratamento de cólicas renais e também na limpeza dos órgãos, contribuindo para desfazer as pedras que se formam nessa região.

 

Diminuição do inchaço corporal

O quebra pedra possui uma forte ação diurética. Por conta disso, ajuda a combater a retenção de líquidos, aumentando a eliminação de água pela urina. Como consequência, não somente diminui o inchaço corporal, como também auxilia no processo de perda de peso.

 

Proteção do fígado

Estudos têm comprovado a eficácia do chá de quebra pedra para a prevenção de câncer no fígado.

 

Combate os problemas digestivos

Outro benefício conhecido do chá de quebra pedra é que ele ajuda no tratamento de problemas do trato digestivo, pois ele facilita criar um ambiente desfavorável para as bactérias intestinais ruins. Por conta disso, ele acaba ajudando a combater problemas como: excesso de gases, infecções intestinais, dores de estômago e problemas intestinais como prisão de ventre ou diarreia.

 

Alívio de dores

Estudos já estão sendo realizados, comprovando a eficácia do chá de quebra pedra como coadjuvante na diminuição de dores, exercendo papel de um forte analgésico natural.

 

chá de quebra pedra

folhas de quebra pedra

 

Como fazer o chá de quebra pedra

 

A principal indicação para o chá de quebra pedra é para os casos de problemas renais. No entanto, a receita desse chá também serve como um excelente diurético, também contribuindo para a melhora nos casos de dores ao urinar, cistite, ácido úrico ou inflamação da bexiga. Por causa da ação diurética, também contribui para a redução de inchaços corporais.

 

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • 1 colher (sopa) de folhas de quebra pedra bem picadas.
  • 1 xícara de água.

Leve a água para o fogo e, quando levantar fervura, apague e acrescente as folhas de quebra pedra. Tampe e deixe em descanso por 20 minutos ou até que amorne. Coe antes de consumir.

Você pode tomar, no máximo, 3 xícaras desse chá por dia, e é importante não ultrapassar 3 semanas de tratamento. Havendo necessidade de continuar, aguarde um período de 1 semana para voltar a consumi-lo.

 

Leia também: Chá antioxidante

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

 

Se você gostou do nosso artigo sobre o Chá de Quebra Pedra, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply