Chá de pata de vaca: conheça os seus benefícios

Nesse artigo, nós iremos falar sobre o chá de pata de vaca. Trata-se de uma planta altamente eficaz no combate a diversos problemas de saúde, principalmente a diabetes. Acompanhe o nosso artigo e saiba tudo sobre esse poderoso chá e seus poderes medicinais.

 

Um pouco sobre a pata de vaca

Seu nome científico é Bauhinia forficata, mas é popularmente conhecida como pata de vaca. Trata-se de uma árvore nativa da Índia, mas que se expandiu para outras regiões, como a América do Sul. Dependendo da região, ela também é conhecida com outros nomes, como: mão de vaca, unha de vaca, pata de boi, unha de boi, bauínia, capa-de–bode, casco-de-burro, casco-de vaca, ceroula-de-homem, miriró, mororó, pata-de-veado, unha-de-anta e unha-de-vaca.

Essa árvore produz folhas de alto poder medicinal, e o seu tronco pode chegar até a 9 metros de altura. Para fins medicinais podem ser usadas suas folhas, casca e flores. A forma mais usual de se obter os benefícios das folhas de pata de vaca é através do seu chá.

 

Benefícios do chá de pata de vaca

Um dos benefícios mais conhecidos do chá de pata de vaca é o combate à diabetes. Essa ação é possível graças às substâncias contidas em suas folhas, que promovem um aumento da interação da insulina com as células. Dessa forma, acaba promovendo sua captação de uma forma muito mais eficaz, estimulando a diminuição da glicose na corrente sanguínea.

Essa ação é possível graças aos componentes fitoquímicos com ação hipoglicemiante contidos nas folhas. Esses fitoquímicos ajudam consideravelmente a reduzir a glicemia e a glicose circulante no sangue.

Ainda sobre as propriedades terapêuticas de suas folhas, podemos conferir uma forte ação antioxidante, analgésica, diurética, laxante, purgativa e vermífuga.

E não pense que os benefícios do chá de pata consistem apenas no combate á diabetes. O chá da pata de vaca também é excelente para tratar problemas como cálculos na bexiga ou nos rins, hipertensão arterial, hemofilia, anemia, obesidade, doenças do coração e doenças urinárias.

Assim sendo, esse poderoso aliado da saúde também nos proporciona diversos benefícios como:

  • Controlar os níveis de colesterol
  • Ação anticoagulante
  • Ação antimicrobiana e antifúngica
  • Contribuir para o tratamento de doenças hepáticas e gastrointestinais
  • Ação antioxidante e combate aos radicais livres
  • Efeito diurético

 

Contraindicações

O chá de pata de vaca é contraindicada para mulheres grávidas ou em fase de amamentação e crianças. Como todos os remédios naturais, o bom senso deve prevalecer. Isso significa que o uso excessivo deve ser evitado. Isso porque, diante do consumo exagerado, podem ocorrer efeitos colaterais desagradáveis.

 

Como fazer chá de pata de vaca?

Fazer chá de pata de vaca em casa é muito fácil. Você irá utilizar as cascas de pau brasil, em um processo de decocção. Assim sendo, você irá precisar de:

  • 2 xícaras (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de folhas de pata de vaca trituradas

Coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente as folhas de pata de vaca. Em seguida, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos, ou até que atinja uma temperatura agradável para consumo. Coe e consuma. Se preferir, adoce com mel. Tome 1 xícara do chá de duas a três vezes por dia.

 

Onde encontrar a pata de vaca

Se você tiver dificuldades de encontrar a pata de vaca direto do pé, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online. Você pode ainda encontra-la em forma de cápsulas.

 

chá de pata de vaca

 

Leia também: Chá de canela de velho

 Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de pata de vaca, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply