Chá de orégano e seus benefícios para a saúde

Como pensar em pizza e não se lembrar do orégano, não é mesmo? Mas engana-se que pensa que essa deliciosa erva pode ser usada apenas para enriquecer molhos. Além de ser uma erva de aroma deliciosamente acentuado e muito usado na culinária, o orégano também pode ser usado para fins medicinais. Haja vista, o uso do chá de orégano, que tem sido muito usado para tratamentos diversos.

 

Nesse artigo, nós vamos falar sobre todos os benefícios do chá de orégano e tudo o que ele pode fazer em favor de sua saúde. Portanto, acompanhe nosso artigo e fique conosco até o final.

 

 

A utilização do orégano

 

Aos poucos o orégano vem ganhando popularidade como um excelente remédio natural para muitos problemas de saúde. Isso, porque suas folhas possuem óleos com propriedades diversas: carminativas, antissépticas, estomacais, diuréticas, expectorantes, antibacterianas, antioxidantes, antimicrobianas dentre outras.

 

Além disso, o orégano também é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, sendo rico em vitaminas A, C e complexo E, bem como zinco, magnésio, ferro, cálcio, potássio, cobre, manganês e niacina.

 

chá de orégano

 

Os principais benefícios do chá de orégano

 

Vamos então conhecer os principais benefícios alcançados a partir do chá feito dessa poderosa erva. Você verá que o orégano, a partir de hoje, terá novas utilidades em sua cozinha.

 

 

Resfriados

 

A propriedade antiviral no orégano pode efetivamente encurtar a duração dos sintomas da gripe. Alguns desses sintomas indicadores da gripe são: febre alta, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, vômitos, perda de apetite, bem como dores e dores nas articulações e músculos.

 

Assim sendo, por causa das suas propriedades antioxidantes e antissépticas, o chá de orégano tem auxiliado muito no tratamento contra resfriados comuns e combate dos sintomas mais comuns da gripe. Para essa finalidade, ele deve ser consumido duas ou três vezes por dia.

 

Congestão nasal

 

O orégano é um maravilhoso remédio para tratamento natural contra a congestão nasal, uma vez que funciona como um anti-histamínico seguro e confiável. Neste caso, além do chá, também pode ser feito um tratamento com o óleo essencial de orégano. Para isso, basta adicionar duas ou três gotas do óleo em meia xícara de água fervente. Cubra sua cabeça com uma toalha e inale o vapor que sai da mistura. Faça isso duas vezes ao dia.

 

 

Cólicas menstruais

 

O orégano também é conhecido como um poderoso analgésico e é muito eficaz no combate às cólicas menstruais. Para alívio dos sintomas, você deve beber o chá de orégano por três ou quatro vezes por dia durante o ciclo menstrual. Para fazer o chá, misture meia colher de chá de folhas de orégano em um copo de água e leve para ferver.

 

Parasitas Intestinais

 

Os parasitas intestinais são habitantes indesejados do sistema gastrointestinal que podem aumentar seriamente o risco de várias doenças. Para matar estes parasitas, o chá de orégano entra como uma das melhores opões de tratamento natural.

 

Coração

 

Outro benefício do chá de orégano é no tratamento do coração. Isso, porque ele é rico em potássio, que  ajuda no controle da frequência cardíaca e pressão arterial causada pela alta ingestão de sódio.

 

Além disso, o orégano é uma fonte natural de ácidos graxos ômega-3, que ajuda a reduzir a inflamação, além de diminuir o risco de doença cardíaca. Beba uma xícara de chá de orégano por dia.

 

Crises de asma

 

O orégano é rico em carvacrol e terpenos, que atuam como elementos de limpeza do pulmão. Dessa forma, o orégano consegue limpar o trato respiratório, promovendo alívio de ataques de asma. Portanto, diante de crises de asma aconselha-se consumir o chá de orégano com mel de quatro a cinco vezes por dia.

 

 

Perda de peso

 

Sim, o chá de orégano também é um ótimo emagrecedor. Isso, porque ele contém uma ação diurética que elimina as toxinas que provocam a retenção de líquidos, inchaço e lentidão no metabolismo. Também possui ação antioxidante que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. Para auxiliar na perda de peso, consuma uma xícara de chá de orégano todos os dias. Além do consumo do chá de orégano, é necessário que haja uma mudança de hábitos alimentares, pois o chá irá auxiliar no processo de emagrecimento, mas não fará o trabalho sozinho.

 

Como preparar o chá de orégano

 

Para fazer o seu chá de orégano é muito simples. Basta misturar meia colher de chá de folhas de orégano – frescas ou secas – em um copo de água fervente. Deixe tampado em processo de infusão por 10 minutos.

 

E, então, esse artigo sobre os benefícios do chá de orégano foi útil para você? Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Salvar

Leave a Reply