Chá de oliveira: o potente emagrecedor natural

Se você é daquelas pessoas que andam às voltas com a balança, com certeza já deve ter ouvido falar no chá de oliveira. Trata-se de um remédio natural bastante popular e consumido em dietas de emagrecimento. Haja vista que por muito tempo ele vem sendo o queridinho na lista dos melhores emagrecedores naturais.

Então, se você se interessou mais pelo assunto, acompanhe nosso artigo. Nós vamos falar tudo sobre esse maravilhoso chá de oliveira, em como seus benefícios à nossa saúde como um todo.

 

Um pouco sobre a oliveira

Seu nome científico é Olea europaea L. Folium, mas é popularmente conhecido como oliveira. Trata-se das folhas da árvore da oliveira, de onde tiramos as azeitonas. Ela tem origem na Bacia do Mediterrâneo, Península Arábica e o sul da Ásia até a China.

As folhas de oliveira já eram extremamente importantes para os antigos egípcios. Isso porque eles as consideravam como um símbolo do poder celestial. Assim sendo, eles utilizavam as folhas para extrair o seu óleo a fim de utilizar no processo de mumificação. Inclusive, era a forma como mumificavam os reis. Mas também foram usados ​​como poderosos defensores contra uma ampla variedade de doenças.

Esta árvore era tão importante que foi referida como a “Árvore da Vida” na Bíblia, tão apreciada que diz-se que Moisés excluiu os plantadores de oliveiras do serviço militar.

Avançando para a década de 1880, podemos ver sua atuação para combater a malária. No início de 1900 os cientistas isolaram um composto amargo, “oleuropeína” , que acreditava-se que dava à oliveira a resistência a doenças. E assim, no final da década de 1900, a oleuropeína reduziu a pressão sanguínea nos animais, aumentou o fluxo sanguíneo nas artérias coronárias, aliviou a arritmia e preveniu espasmos musculares internos.

 

Benefícios do chá de oliveira

 

Saúde do coração

Um dos grandes benefícios do chá de oliveira é que ele pode beneficiar o coração, promovendo quedas significativas na pressão arterial elevada. Estudos também comprovaram que pacientes suplementados com as folhas de oliveira também experimentaram reduções significativas no colesterol LDL.

Além disso, os compostos de polifenol encontrados nas folhas de oliveira demonstraram ajudar a prevenir diretamente a formação de placas arteriais, reduzindo o risco de ataque cardíaco e derrame.

 

Combate à diabetes

Há evidências que sugerem que a Folha de Oliveira pode fornecer uma alternativa natural para o diabetes. Pesquisadores da Universidade de Auckland descobriram que o extrato desta folha tem a capacidade de diminuir a resistência à insulina e aumentar a produção de insulina pelo pâncreas.

 

Ajuda a emagrecer

Conforme já vimos, as folhas de oliveira são ricas em compostos importantes para o organismos. Mas, por que ele ajuda a emagrecer? Porque, ao consumir o chá de oliveira, ele irá ajudar a diminuir os estados inflamatórios do corpo, por isso ajuda a eliminar o excesso de celulite. Além disso, esse poderoso chá ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina. Com isso, evitam-se picos de insulina no sangue, um dos grandes causadores da obesidade.

Mas engana-se quem pensa que é só isso. O chá de oliveira também ajuda a acelerar o metabolismo devido à sua atuação na glândula tireoide e nas catecolaminas. Esses, são neurotransmissores que podem acelerar a queima de gorduras.

 

Aumento do sistema imunológico

As folhas de oliveira têm sido usadas tradicionalmente há séculos para reforçar o sistema imunológico, manter uma boa saúde geral e aliviar os sintomas de tosses, resfriados e gripes. Isso porque elas contêm cinco vezes mais poder antioxidante do que a quantidade equivalente de vitamina C.

 

Como fazer o chá de oliveira

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • Meio litro de água
  • 2 colheres (sopa) de folhas de oliveira

Coloque a água no fogo até ferver. Tendo entrado em fervura, apague o fogo e acrescente as folhas de oliveira. Tampe e deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Após esse período, você pode coar e beber. Consuma 2 vezes ao dia.

 

chá de oliveira

 

Leia também: Chá de urtiga

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de oliveira, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply