Chá de noz moscada: conheça os seus benefícios

Além do seu sabor delicado e ligeiramente adocicado enriquecendo o sabor de pratos em todo o mundo, a noz-moscada oferece uma abundância de benefícios para a saúde. De fato, graças ao seu denso conteúdo nutritivo, os benefícios à saúde dessa especiaria incluem o alívio da dor, auxílio na digestão, dentre outros. Sendo assim, que tal começar nossa conversa com uma boa xícara de chá de noz moscada?

Acompanhe nosso artigo e conheça todos os benefícios dessa maravilhosa iguaria.

 

O que é a noz moscada

 

Seu nome científico é Myristica fragrans, e é produzido a partir da semente desta árvore tropical encontrada principalmente na Indonésia. A árvore cresce a cerca de 25 metros de altura e produz a fruta que é colhida para a semente de noz-moscada. Por sua vez, a semente é moída e usada como tempero ou ingrediente para o chá de noz-moscada.

A árvore também é altamente valorizada por causa dos óleos essenciais derivados da casca e das folhas, que são altamente benéficos para a saúde e frequentemente usados ​​na medicina alternativa e fitoterápica.

No entanto, a noz moscada se tornou um tempero conhecido por muitas pessoas em todo o mundo. Esta especiaria exótica vem das regiões tropicais do mundo e tem sido procurada pelas suas qualidades culinárias e fragrantes. Historicamente, uma verdadeira guerra era travada nas Índias Orientais para adquirir os direitos dessa árvore perene. Mas, felizmente, nos dias atuais ela pode ser comprada em quase todos os supermercados.

Esta especiaria delicadamente aromatizada dá um toque todo especial em diversos pratos culinários. No entanto, é na medicina natural que ela vem ganhando um espaço todo especial.

Em seu conteúdo nutritivo, podemos encontrar a presença de vitaminas, minerais e compostos orgânicos relacionados a óleos essenciais. Esses componentes benéficos incluem fibra dietética, manganês, tiamina, vitamina B6, folato, magnésio e cobre.

 

chá de noz moscada

 

Os benefícios do chá de noz moscada

 

A noz-moscada é uma especiaria popular que tem uma longa lista de benefícios à saúde. Portanto, o chá de noz moscada é um excelente remédio natural para tratar diversos males. Dentre seus benefícios, estão: aliviar dores, aliviar a indigestão e melhorar a função cognitiva.

O chá também amplia nossa capacidade de desintoxicar o corpo, aumenta a vitalidade da pele, alivia as condições bucais e reduz a insônia. E não para por aqui, o chá de noz moscada também fortalece o sistema imunológico, previne a leucemia e melhora a circulação sanguínea. Isso é bom demais, não é? Então vamos conhecer melhor esses benefícios:

 

Alivia a dor

Um dos componentes de noz-moscada é semelhante a mentol, que tem princípios naturais para alívio de dores.

 

Promove a digestão

Quando moemos a noz-moscada, ela retém seu conteúdo de fibras, o que pode estimular o processo digestivo, promovendo o movimento peristáltico nos músculos lisos do intestino. Além disso, induz a secreção de vários sucos gástricos e intestinais que facilitam o processo de digestão.

 

Melhora a saúde do cérebro

Um dos benefícios menos conhecidos do chá de noz moscada são os vários componentes que reduzem a degradação de vias neurais e funções cognitivas.

 

Desintoxica o corpo

Noz-moscada tem ação antioxidante, atuando como um tônico de maneiras diferentes. Portanto, aumenta a saúde geral do seu corpo. Mais especificamente, pode ajudar a eliminar as toxinas armazenadas e acumuladas no fígado e nos rins.

 

Saúde Bucal

Em aplicações médicas tradicionais, a noz-moscada era considerada a rainha das especiarias quando se tratava de saúde bucal. Os componentes antibacterianos ativos presentes nela combatem condições como a halitose, também conhecida como mau hálito. Ele mata as bactérias que causam esta condição embaraçosa e aumenta a imunidade de suas gengivas e dentes. Para isso, além de consumir o chá de noz moscada, ele pode ser usado como enxaguatório bucal.

 

Trata a insônia

Por gerações, a noz-moscada tem sido recomendada como um remédio caseiro para insônia. Isso, porque essa especiaria tem um elevado teor de magnésio, um mineral essencial no corpo que reduz a tensão nervosa. Além disso, estimula a libertação de serotonina, que cria um sentimento de relaxamento ou sedação.

 

Cuidados com a pele

O chá de noz moscada também pode ser aplicado sobre a pele. Dessa forma, ele ajuda a combater todo tipo de irritação ou inflamação da pele. Inclusive, ajuda a tratar o problema do “pé de atleta”.

 

Regula a pressão arterial

O potássio contido na noz moscada é um vasodilatador que relaxa os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial.

 

Como fazer o chá de noz moscada

 

Ferva 1 xícara de água e apague o fogo. Acrescente então 1 colher (chá) de noz moscada ralada. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Depois disso, coe com uma peneira bem fina. Adoce com mel, se quiser.

 

Gostou de conhecer os benefícios do chá de noz moscada? Se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até o próximo post!

Leave a Reply