Chá de moringa: a poderosa árvore da vida

Hoje nós vamos falar sobre um superalimento. Talvez seja uma das ervas mais completas em termos nutricionais e de benefícios à saúde, que não pode faltar em sua cozinha. Estamos falando do chá de moringa. Mas você sabe por que ele considerado o chá da vida? Fique conosco nesse artigo e descubra. Você irá se impressionar com o poder dessa erva medicinal tão completa.

 

Um pouco sobre a moringa

 

Moringa Oleífera, popularmente conhecida apenas como moringa, é uma erva de origem asiática, proveniente das costas do Himalaia. Ela vem da família das moringáceas, e também pode ser conhecida com outros nomes, como: cedro, acácia branca, quiabo de quina e lírio branco. Seus tantos benefícios à saúde lhe atribuíram o apelido de “árvore da vida”.

Embora algumas pessoas não sejam familiarizada com essa erva tão poderosa, seus potentes benefícios já foram descobertos há mais de 4 mil anos, desde quando ela já vem sendo utilizada. Inclusive, foi por causa de suas propriedades benéficas à saúde que ela ficou conhecida, cuja fama espalhou-se por várias partes do mundo. Para nossa felicidade, ela também é cultivada no Brasil.

A moringa é um alimento completo, cujas folhas e flores são comestíveis, excelentes para refogados. Até mesmo suas raízes são utilizadas para extrair o seu óleo, mas são as folhas que produzirão esse poderoso chá que vamos ensinar.

 

Os benefícios do chá de moringa

 

Que o chá de moringa é considerado o chá da vida, isso você já viu. Agora você saberá por que essa erva é considerada tão poderosa assim para a nossa saúde.

Em primeiro lugar, a moringa possui 26 mais proteínas que a carne, 17 vezes mais cálcio que o leite, 25 vezes mais ferro que o espinafre, 7 vezes mais vitamina C que a laranja, 3 vezes mais potássio que a banana e 10 vezes mais vitamina A que a cenoura.

Além disso, ainda tem em sua composição os ômegas 3, 6 e 9. Em suas folhas podemos também encontrar uma grande concentração de taninos, flavonoides, compostos fenólicos e substâncias anti-inflamatórias, como as vitaminas A, B e C e tantas outras.

Mas não para por aí. Essa poderosa erva é capaz de reunir, em sua composição, 92 nutrientes, 47 antioxidantes, mais de 30 componentes anti-inflamatórios e 18 aminoácidos. E então, agora ficou mais fácil entender por que o chá de moringa deve fazer parte de sua alimentação diária?

Por causa de tantos nutrientes, o chá de moringa exerce em nosso organismo uma forte atividade antioxidante, desintoxicante, antimicrobiana, hepatoprotetora (melhor funcionamento dos rins), analgésica, anti-inflamatória, antipirética e hipotensora (ajuda a baixar a pressão). Portanto, esse poderoso chá, que também é conhecido por sua atuação antitumoral (devido à ação de seus antioxidantes), pode ser usado para tratamentos como:

  • Câncer
  • Hipertensão
  • Depressão
  • Alzheimer
  • Diabetes
  • Obesidade
  • Epilepsia
  • Desnutrição
  • HIV e doenças autoimunes
  • dengue etc.

 

Muito mais benefícios

Mas, diante de tantos nutrientes em uma só planta, parece muito tímido falar apenas nesses benefícios. Sendo considerado como a árvore da vida, a moringa também é fonte de estudos de um campo de pesquisas ayurvédicas, que defende seu consumo para o tratamento de quase trezentas doenças. E não é para menos, afinal, por causa dos fitoquímicos presentes em sua composição, ele se torna um excelente remédio natural para tratamento e prevenção de estados inflamatórios e também de doenças crônicas ou autoimunes.

 

Contraindicações

Como todo chá natural, ele deve ser consumido com moderação, pois qualquer exagero não é benéfico. Portanto, o consumo do chá de moringa não deve ultrapassar a quantidade de meio litro por dia. Isso, porque ele possui uma grande quantidade de antioxidantes que, se consumido em excesso, podem ocasionar problemas no fígado.

 

Como fazer o chá de moringa

 

chá de moringa

 

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • Meio litro de água
  • 1 colher (sopa) de folhas de moringa

Coloque a água no fogo e, quando começar a ferver, apague e coloque as folhas da moringa. Deixe tampado em infusão por cerca de 10 a 15 minutos. Após esse período, você pode coar. Consuma 2 vezes ao dia.

 

Leia também: Chá de sucupira

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o Chá de Moringa, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply