Chá de maracujá: conheça os seus benefícios

Consumir uma boa xícara de maracujá é uma das maneiras mais práticas e deliciosas de adicionar importantes nutrientes à nossa dieta diária. Principalmente quando se busca efeito terapêutico para alguns problemas recorrentes, e é sobre isso que nós vamos falar nesse artigo. Fique conosco e conheça todos os benefícios desse maravilhoso chá.

 

O que é maracujá?

O maracujá é uma fruta que nasce em uma videira, que pode se agarrar em praticamente qualquer superfície, em busca d a luz do sol. Seu nome científico é Passiflora Edulis, e podemos encontrar em sua composição uma série de fitonutrientes, minerais, aminoácidos e antioxidantes, flavonóides, vitamina A, vitamina C, riboflavina, niacina, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre, fibra e proteína.

Essa deliciosa fruta é amplamente consumida em todas as partes do mundo há centenas de anos. Existem mais de 500 variedades e sua aparência varia muito. Sua cor predominante é o amarelo, mas também podemos encontra-lo na coloração arroxeada. Seu interior é preenchido com uma carne firme com uma calda suculenta, sendo abundante em sementes. A fruta é regularmente consumida em forma de suco, doces ou mesmo chás medicinais.

As porcentagens de muitas das vitaminas e minerais são consideravelmente altas, fazendo do maracujá um ótimo complemento para a dieta alimentar, resultando em uma série de benefícios surpreendentes para a saúde. Uma das formas mais comuns de uso medicinal é através do chá de maracujá, que pode ser feito com a poupa ou mesmo com as folhas.

 

Benefícios para a saúde de maracujá

Veja a seguir os principais benefícios que você pode obter através do chá de maracujá.

 

Aumenta a imunidade

Desde os tempos antigos, o maracujá foi cultivado e apreciado por causa da crença de que ele fortaleceria o sistema imunológico. No entanto, era desconhecido para a maioria das pessoas até os tempos modernos que essa propriedade de fortalecimento imunológico se devia à presença de vitamina C, caroteno e criptoxantina. Todas essas vitaminas atuam como antioxidantes, que eliminam os radicais livres do corpo e os neutralizam antes que possam prejudicar os órgãos e resultar em condições como câncer , doença cardíaca ou envelhecimento precoce.

 

Previne o câncer

Maracujá também é uma fonte poderosa para aumentar a atividade anticancerígena no corpo. Antioxidantes no maracujá eliminam principalmente os radicais livres, que são conhecidos por transformar o DNA de células saudáveis ​​em células cancerígenas. Isso porque o maracujá é rico em vitamina A, flavonóides e compostos fenólicos, os quais têm sido associados a propriedades anticâncer.

 

Fonte de vitamina A

Além de suas qualidades protetoras ao câncer, a vitamina A também está ligada a benefícios na saúde ocular, incluindo a prevenção da degeneração macular, catarata e cegueira noturna. Além disso, um alto teor de antioxidante do maracujá é útil na redução de rugas e promove o bom funcionamento das membranas em todo o corpo, incluindo a pele, para mantê-lo hidratado e brilhante.

 

Reduz a pressão arterial

Se você consumir o chá de maracujá diariamente, poderá satisfazer 1/4 de suas necessidades de potássio imediatamente. O potássio é um mineral vital no corpo humano por várias razões, uma das quais é o seu papel como vasodilatador. Ele relaxa a tensão dos vasos sanguíneos e promove o aumento do fluxo sanguíneo. Isso reduz a pressão sobre o coração e aumenta a saúde cardiovascular em geral. Além disso, o potássio é necessário para manter o equilíbrio fluido adequado das células do corpo.

 

Melhora a Circulação

Quando combinado com as propriedades de vasodilatação do potássio, o alto teor de ferro e cobre do maracujá pode realmente causar impacto. O ferro e o cobre são componentes essenciais da produção de glóbulos vermelhos. Uma vez que a contagem de glóbulos vermelhos aumenta e os vasos são dilatados, o sangue oxigenado e saudável pode fluir livremente para as áreas necessárias do corpo, estimulando a atividade metabólica em todos os sistemas orgânicos e aumentando a produtividade e a eficiência do fluxo sanguíneo.

 

Melhora a saúde óssea

Como o maracujá é uma fonte tão rica de minerais como ferro, cobre, magnésio e fósforo, seu chá se torna um excelente aliado para aumentar a densidade mineral e a resistência óssea. Alguns desses minerais desempenham um papel fundamental na criação de matéria óssea adicional, fortalecendo a matéria óssea existente e acelerando o reparo. Isso pode ser um meio de eliminar, prevenir ou aliviar os sintomas da osteoporose e a dor e inflamação associadas que ocorrem quando os ossos se deterioram com a idade e a atividade.

 

Trata a insônia

Conhecido como um excelente chá calmante natural, o chá de maracujá ajuda a promover uma ótima noite de sono. Isso porque o composto da fruta tem sido associado a uma redução na inquietação e estados de ansiedade nervosa, promovendo um excelente relaxamento.

 

chá de maracujá

 

Como fazer o chá de maracujá

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • 3 xícaras de água
  • Poupa de 1 maracujá grande ou 2 pequenas

 

Leve a água para ferver juntamente com a polpa do maracujá por cerca de 10 minutos. Após esse período, apague o fogo e tampe, deixando abafado por mais 10 minutos, ou até que o chá fique morno. Para servir, coe e adoce, preferencialmente, com mel ou açúcar mascavo.

 

Leia também: Banho de maracujá: o poder da sedução

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

 Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de maracujá, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply