Chá de manjericão: conheça os seus benefícios

O chá de manjericão é uma bebida saudável e relaxante feita a partir das folhas de manjericão. Há evidências de consumo de chá de manjericão há milhares de anos, com aparente origem nas regiões asiáticas da Índia ou Bangladesh. Hoje, encontra-se amplamente em muitas partes do mundo, com diferentes variedades com um sabor distintamente diferente.

 

Um pouco sobre o manjericão

O manjericão, cujo nome científico é Ocimum basilicum, é bem conhecido por seu uso tradicinal na culinária italiana. É um dos principais ingredientes no molho pesto, inclusive. No entanto, o manjericão já tem sua fama espalhada por todo o mundo, e também é bastante usado aqui no Brasil.

Suas folhas contêm um forte aroma devido à sua alta concentração do agente químico eugenol. Além de saborizar pratos, ele também é um excelente remédio natural, sendo utilizado em forma de chá.

 

Benefícios do chá de manjericão

Pesquisas indicam que pode haver vários benefícios à saúde associados ao manjericão. Isso porque ele contém uma ampla gama de óleos essenciais, ricos em compostos fenólicos, e uma grande variedade de outros produtos naturais, incluindo polifenóis, como flavonóides e antocianinas.

De acordo com essas pesquisas, o chá de manjericão pode ser útil no tratamento da artrite e doenças inflamatórias intestinais. Mas não é somente isso.

Os benefícios para a saúde que o chá de manjericão oferece incluem a promoção da saúde imunológica, prevenção do câncer, redução da inflamação, propriedades antibacterianas, combate à depressão, promoção da saúde cardiovascular, promoção da função hepática e desintoxicação, promoção do equilíbrio ácido-alcalino, propriedades afrodisíacas e ajuda gerenciar diabetes e síndrome metabólica. Com vê, é um chá multifuncional. Além, claro, de delicioso. Conheça seus benefícios mais detalhadamente.

 

Reduz Inflamação

Chá de manjericão contém muitos óleos essenciais diferentes que podem inibir as enzimas que promovem a inflamação no corpo. Embora a inflamação seja uma resposta normal do corpo, estados cronicamente elevados de inflamação são a causa de muitos distúrbios de longo prazo no corpo, como artrite reumatoide, doenças cardíacas e diabetes, para citar alguns.

 

Fortalece o sistema imunológico

Um dos benefícios de saúde mais populares do consumo de chá de manjericão é por seu efeito em estimular o sistema imunológico. O chá de manjericão pode ajudar a estimular a função das células brancas do sangue, graças à presença de antioxidantes solúveis em água, que ajudam a proteger o corpo contra infecções. É por isso que tradicionalmente o chá de manjericão é consumido para ajudar a prevenir o desenvolvimento de infecções e aumentar a resistência.

 

Previne o desenvolvimento do câncer

De maneira semelhante às suas propriedades imunológicas, o chá de manjericão também pode ajudar a prevenir danos celulares como resultado da ação dos radicais livres. Os antioxidantes encontrados no chá de manjericão podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de defeitos cromossômicos, o que, por sua vez, diminui a probabilidade de ocorrência de mutações celulares e alterações cancerígenas. O chá de manjericão foi apresentado como um possível adjuvante no manejo da prevenção do câncer que pode ocorrer em pessoas atualmente em remissão.

 

Possui propriedades antibacterianas

Outra razão pela qual a equipe de manjericão pode ajudar a prevenir infecções quando consumidas regularmente, é devido à sua capacidade de suprimir o crescimento bacteriano. Estudos mostraram que o extrato de manjericão é capaz de ajudar a manejar infecções bacterianas resistentes a antibióticos, ou ser usado como um adjuvante para ajudar a reduzir o desenvolvimento de resistência bacteriana.

 

Ajuda a combater a depressão

O consumo regular de chá de manjericão é conhecido por ajudar a melhorar o seu humor, graças em grande parte à sua capacidade de aumentar a síntese de neurotransmissores que promovem o humor, como a dopamina e a serotonina. Esses neurotransmissores são importantes na manutenção do bom humor, o que afeta positivamente a saúde do cérebro em geral.

 

Contribui para a saúde cardiovascular

O chá de ajuda a promover o afinamento do sangue e reduzir a deposição de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode beneficiar a saúde do coração.

 

Contribui para o equilíbrio alcalino

O chá de manjericão pode ajudar a alcalinizar o corpo, o que tem um efeito benéfico na digestão, imunidade e culturas intestinais probióticas. A promoção da alcalinização do corpo também ajuda a prevenir a doença ácida do refluxo e torna mais difícil o florescimento das bactérias.

 

Propriedades Afrodisíacas Naturais

Outro benefícios do chá de manjericão é que suas folhas eram usadas antigamente como afrodisíacos naturais na Itália, isso acontecia devido à crença de que elas melhoraram o fluxo sanguíneo para as regiões genitais. Na Índia, o manjericão sagrado é comumente usado e também é conhecido como o elixir da vida graças à sua capacidade de promover uma função reprodutiva saudável.

 

Como fazer o chá de manjericão

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • 2 xícaras de água
  • Um punhado de folhas de manjericão

Coloque a água no fogo até ferver. Tendo entrado em fervura, apague o fogo e acrescente as folhas de manjericão. Tampe e deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Após esse período, você pode coar e beber. Consuma 2 vezes ao dia.

 

chá de manjericão

 

Leia também: Chá de beladona

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de manjericão, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply