Chá de malvarisco: conheça os seus benefícios

Você já ouviu falar no chá de malvarisco? Se você ainda não conhece, vale a pena ler esse artigo até o final, pois estamos falando de uma erva medicinal com potente ação benéfica para a nossa saúde.

 

O que é o malvarisco

 

Seu nome científico é Althaea Officinalis, e é popularmente conhecida como malvarisco, malva-branca, douradinha etc. De cor predominantemente branca, a flor de malvarisco também é bastante utilizada para decoração de ambientes.

No entanto, é na medicina natural que essa planta tem sua maior utilização. Trata-se de uma erva com potente ação medicinal, que pode ser encontrada em diversas regiões do país.

 

Os benefícios do chá de malvarisco

 

Este é um dos tipos de chás medicinais que têm uma vasta gama de propriedades benéficas à nossa saúde. Um de seus principais benefícios, dentre muitos, está ação estimulante para o desempenho cerebral. Isso acontece, pois o malvarisco é rico em substâncias que agem em nosso sistema nervoso.

Por conter a vitamina B7 em sua composição, ele ajuda a melhorar o estado de concentração, tornando-se um forte aliado às pessoas em fase de estudos. Isso acontece porque essa vitamina é responsável pela produção da acetilcolina. Trata-se de um neurotransmissor que age diretamente na saúde da memória e todas as funções cognitivas. Portanto, se você vai prestar algum exame, vestibular, concurso, etc., vale a pena investir no chá de malvarisco!

Além disso, o chá de malvarisco também possui ação calmante, e pode ser útil para ajudar a combater sintomas de ansiedade e até mesmo depressão. Mas seus benefícios não ficam por aí. O mavarisco também combate problemas pulmonares, doenças sifilíticas, indigestão, dores e infecções na bexiga, dores de garganta, tosse e outras inflamações. Tudo isso, além de possuir ação hipotensora (reduz a pressão arterial), cardiotônica (aumenta a força de contração dos músculos cardíacos) e diurética (reverte a retenção de líquidos).

 

Confira outros benefícios do chá de malvarisco:

  • Auxilia no processo de emagrecimento, devido à ação diurética
  • Contribui para o aumento do desempenho cerebral
  • Aumenta a energia e a disposição, eliminando o cansaço
  • Eleva a capacidade de memória
  • Auxilia nos processos inflamatórios da bexiga e aparelho urinário.
  • Alivia os sintomas da diarreia
  • Promove alívio para a tosse, dores de garganta e diminui o catarro
  • Ajuda no combate às alergias respiratórias
  • Diminui o colesterol ruim (LDL)

 

chá de malvarisco

folhas de malvarisco

 

Como fazer o chá de malvarisco

 

O chá é feito com as folhas, flores e raízes da planta. Para fazer o chá a partir das folhas, você irá precisar de:

  • 1 litro de água
  • 1 punhado (5 colheres de sopa, aproximadamente) de folha de malvarisco

Leve a água para ferver. Quando levantar fervura, apague o fogo e acrescente as folhas da erva. Abafe por 15 a 20 minutos, ou até amornar. Coe antes de consumir.

Divida essa quantidade de chá para tomar ao longo do dia. Essa infusão também pode ser usada para fazer gargarejo, aliviando problemas na garganta. Para essa finalidade, faça o gargarejo por três minutos, quatro vezes ao dia.

 

Contraindicações

 

Esse chá é contraindicado para gestantes, que devem consultar o médico se houver intensão de consumi-lo – assim como todos os chás.

 

Onde encontrar o chá de malvarisco?

 

Você pode encontrá-lo como erva seca, ou então em cápsulas. Eles são vendidos em farmácias de manipulação, ou lojas de produtos naturais físicas e online.

 

Forma de consumo

 

O chá de malvarisco pode ter consumido ao longo dia, não ultrapassando a quantidade de 1 litro por dia. Ele pode ser consumido quente ou frio.

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

 

Se você gostou do nosso artigo sobre o Chá de Malvarisco, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Até o próximo post!

Leave a Reply