Chá de louro: conheça os seus benefícios

Muito usado na culinária, o louro também tem espaço garantido na medicina natural. Isso porque o chá de louro, além de possuir um delicioso aroma e sabor, também é capaz de fazer muito em favor de nossa saúde.

Mas, no que consistem os benefícios do chá de louro? Fique aqui conosco, pois nós vamos falar tudo sobre essa maravilha de chá. É tão simples e funcional, que você vai querer fazê-lo ainda hoje.

 

Um pouco sobre o louro

Aquela folhinha que nós adoramos colocar para dar um gostinho todo especial no feijão é conhecido cientificamente como Laurus Nobilis. Ou, popularmente falando, o famoso louro. Trata-se de uma planta cuja árvore é nativa da região do Mediterrâneo, mas também faz o maior sucesso na culinária aqui do Brasil.

O uso culinário das folhas de louro inclui moer as folhas, resultando em um delicioso tempero para dar sabor a sopas, carnes, feijão etc. No entanto, há quem prefira as folhas inteiras para mesma finalidade, como é o caso dos pratos italianos. Nesse caso, após a finalização do cozimento, são retiradas e descartadas, ou mesmo usadas como guarnição.

Além da culinária, o louro tem sido usado na medicina natural há milhares de anos, remontando, pelo menos, ao tempo dos romanos. Suas folhas são riquíssimas em nutrientes e podem ser utilizadas para fazer chá. Outra forma de utilização das folhas é na aromaterapia, a fim de tratar doenças respiratórias.

 

Os benefícios do chá de louro

Os benefícios de saúde mais impressionantes das folhas de louro incluem a capacidade de desintoxicar o organismo e protegê-lo de infecções bacterianas, retardar o processo de envelhecimento, acelerar a cicatrização, controlar a diabetes, melhorar a saúde cardíaca, reduzir a inflamação, aliviar problemas respiratórios , otimizar a digestão e prevenir certos tipos de câncer .

Com a ampla gama de benefícios que essas folhas poderosas oferecem, é uma obrigação incluí-las em sua dieta, portanto, vamos explorá-las em detalhes.

 

Melhora na digestão

As folhas de louro têm um efeito muito forte no sistema gastrointestinal , tanto estimulando a micção como um diurético, o que diminui a toxicidade do corpo e estimula o vômito (como um emético) quando algo tóxico é consumido. Além disso, os compostos orgânicos encontrados em folhas de louro são muito eficazes para a resolução de problemas estomacais, calmante síndrome do intestino irritável.

 

Tratar condições respiratórias

Quando o óleo essencial das folhas de louro é extraído, ele pode ser misturado em uma pomada e aplicado no peito para ajudar a aliviar várias condições respiratórias. Isso também pode ser conseguido com um cataplasma feito das folhas. Espalhe-o no peito e deixe que ele permaneça durante a noite.

 

Atividade Anti-inflamatória

Um dos benefícios mais importantes das folhas de louro é a capacidade de reduzir a inflamação em todo o corpo. Essas folhas contêm um fitonutriente exclusivo que pode reduzir rapidamente a inflamação e a irritação quando aplicadas topicamente em áreas afetadas, como articulações doloridas ou áreas afetadas por artrite. Este efeito também pode ser alcançado através do consumo normal do tempero da folha de louro.

 

Proteja a saúde do coração

Ácido cafeico e rutina são compostos orgânicos importantes encontrados em folhas de louro, que melhoram a saúde do nosso coração.  A rutina fortalece as paredes dos capilares no coração e nas extremidades do corpo, enquanto o ácido cafeico pode ajudar a eliminar o LDL ou o mau colesterol do sistema cardiovascular .

 

Reduz a ansiedade e o estresse

Linalol é frequentemente associado com tomilho e manjericão, mas também está presente em folhas de louro e pode ajudar a  diminuir o nível de hormônios do estresse no corpo, especialmente quando usado em aromaterapia. Excesso de hormônios do estresse pode ser perigoso para a saúde a longo prazo, por isso as folhas de louro podem ajudá-lo a se acalmar e permanecer relaxado, mesmo em momentos de alta ansiedade .

 

Como fazer o chá de louro

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • Meio litro de água
  • 2 colheres (chá) de folhas de folhas de tomilho (secas ou in natura)

Coloque a água no fogo e, quando começar a ferver, apague e coloque as folhas do tomilho. Deixe tampado em infusão por cerca de 10 a 15 minutos. Após esse período, você pode coar. Consuma 2 vezes ao dia.

 

Leia também: Chá de tomilho

 

chá de louro

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de louro, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!



12 motivos para usar a BABOSA


Leave a Reply