Chá de kava: conheça os seus benefícios

Nesse artigo, nós iremos falar sobre o chá de kava, uma planta altamente eficaz no combate a diversos problemas de saúde e de grande poder terapêutico medicinal. Acompanhe o nosso artigo e conheça todos os benefícios que essa poderosa bebida pode trazer para você.

 

Um pouco sobre o kava

Kava é um arbusto tropical com folhas em forma de coração e caules lenhosos. Seu nome científico é Piper methysticum, e algumas culturas do Pacífico tradicionalmente usam a bebida kava durante rituais e encontros sociais.

A cultura ensina que o chá de é geralmente servido em uma casca de coco e ingerida em um ou dois goles. Ao beber desta maneira, você deve mencionar pensamentos de gratidão, especialmente para a pessoa que serviu a bebida.

Outro uso do chá de kava é antes de rituais religiosos ou cerimônias, funções formais, eventos sociais ou confraternizações.

Nas Ilhas do Pacífico, o chá de kava é feito a partir de 2 a 4 colheres de pó de kava seco em água usando uma meia de náilon, gaze ou filtro.  Esses são imersos em uma tigela de água fria e depois o pó de kava é amassado à mão. À primeira vista o pó parecerá oleoso devido ao alto teor de kavalactona da kava, mas o amassamento constante reduzirá a oleosidade. O momento que eles param de amassar o é quando o pó não parecer oleoso e a água estiver parecida com lama.

 

Benefícios para a saúde do chá de Kava

O chá de kava tem sido reconhecido por suas elevadas propriedades relaxantes e redutoras de estresse. Assim sendo, a bebida ajuda a diminuir a ansiedade, agitação e estresse. Também contribui para o combate à insônia. Mas existem muitos outros benefícios que podemos obter através do seu chá. São eles:

  • Reduzir a ansiedade
  • Proteja os neurônios contra danos
  • Reduzir sensações de dor
  • Reduzir o risco de câncer
  • Melhor desempenho cerebral
  • Diminuição dos vícios
  • Ajuda na recuperação do AVC
  • Diminui a dor menstrual e sintomas da TPM
  • Ação anestésica
  • Propriedades anti-inflamatórias e antissépticas
  • Ação diurética

 

Como fazer chá de kava em casa

Para preparar o chá de kava, você irá precisar de:

  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 a 4 colheres (sopa) de pó de kava seco

Misture os dois ingredientes por alguns minutos. Em seguida, despeje a mistura em uma peneira de nylon ou tecido limpo. Esprema o excesso de líquido em uma tigela. Descarte a polpa e consuma o líquido.

 

Contraindicações e cuidados adicionais

É importante salientar que o consumo dos chás naturais não substitui o tratamento médico. Portanto, se você está fazendo uso de algum tratamento medicamentoso ou acompanhamento médico, você não deve interrompê-lo.

Assim como todos os chás medicinais, deve-se evitar consumi-los em doses elevadas, uma vez que seu consumo em excesso pode provocar efeitos colaterais.

Consulte sempre um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de se automedicar, mesmo através do tratamento com ervas. Em caso de superdosagem, o médico também deverá ser procurado.

 

Leia também: Café verde – a mais nova sensação para emagrecer

 

chá de kava

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de kava, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply