Chá de jurubeba: conheça os seus benefícios

Nesse artigo, conheça todos os benefícios do chá de jurubeba e saiba por que você deve incorporá-lo à sua dieta alimentar. Descubra suas propriedades terapêuticas e o que ele pode fazer por sua saúde.

 

Um pouco sobre a jurubeba

Seu nome científico é Solanum paniculatum, mas é popularmente conhecida como jurubeba. Dependendo da região do país, essa planta também recebe outros nomes populares, como: jubebe, jurubeba-verdadeira, jupeba, juribeba, jurupeba.

Trata-se de uma planta de sabor amargo, que pode ser encontrada em diferentes regiões do país. A planta produz olhas lisas e vários espinhos em seu tronco, além de pequenos frutos amarelos e flores da cor lilás ou branca.

A jurubeba tem origem no Brasil, Paraguai e Argentina. Seus frutos são usados na culinária, mas é na medicina natural que podemos obter seus benefícios.

 

Benefícios do chá de jurubeba

Um dos benefícios conhecidos da jurubeba é o efeito que estimula o apetite, além de melhorar problemas de digestão. Também ajuda a combater a acidez estomacal, gastrite, ânsia de vômito, problemas do fígado, úlceras e até mesmo cistite.

A sua forte ação terapêutica se dá por conta das propriedades medicinais encontradas em sua composição. A planta possui ação anti-inflamatória, descongestionante, digestiva, diurética, antitérmica, protetora do fígado, tônico vascular. Seus princípios ativos são os esteroides, saponinas, glicosídeos e alcaloides.

Mas não fica por aí. As suas raízes e seus frutos são ricos em propriedades diurética, estimulante, laxante e tônica, que ajuda a purificar o sangue e desobstruir o fígado e o baço.

Assim sendo, o chá de jurubeba pode ser consumido para um alívio mais rápido em crises de cólicas hepáticas. Isso porque o chá ajuda a tonificar e equilibrar o fígado, principalmente contra a alimentação pesada ou mesmo o excesso de álcool. Por isso a jurubeba é tão usada para curar ressacas.

De modo geral, o chá de jurubeba é um excelente remédio natural que trabalha na proteção do fígado. Por isso, diante de excessos alimentares ou excesso de bebida alcóolica, a jurubeba pode ser a melhor solução natural.

Quanto ao efeito diurético, o chá de jurubeba ajuda a reduzir a retenção de líquidos e eliminação de gases. Também atua como um excelente antipirético, reduzindo estados febris.

Assim sendo, ele também é excelente para estimular a digestão e acelerar a função digestiva, além de favorecer alívio de azia, flatulência, dispepsia e combater úlceras no estômago. É justamente o seu gosto amargo que ajuda a combater os problemas do fígado.

Mas seus benefícios ainda vão além. Existem outras condições de saúde que podem ser tratadas com o chá de jurubeba devido à sua ação anti-inflamatória. Por isso, estados inflamatórios do organismo podem ser combatidos com esse poderoso chá. Ele também contribui para a prevenção e a eliminação de pedras nos rins.

 

Contraindicações

Como todos os remédios naturais, o bom senso deve prevalecer. Isso significa que o uso excessivo deve ser evitado. Isso porque, diante do consumo exagerado, podem ocorrer efeitos colaterais desagradáveis.

 

Como fazer chá de jurubeba?

Fazer chá de jurubeba  em casa é muito fácil. Você irá utilizar as cascas, em um processo de decocção. Assim sendo, você irá precisar de:

  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 punhado de folhas de jurubeba

Coloque a água no fogo para ferver juntamente com a jurubeba. Deixe em fervura por aproximadamente 5 a 7 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para beber. Coe e está pronto para o consumo. Adoce, se preferir. Tome 1 xícara do chá até três vezes por dia.

 

Onde encontrar a jurubeba

Se você tiver dificuldades de encontrar a jurubeba direto do pé, in natura, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.

 

Leia também: Chá de folha de mamão

 

chá de jurubeba

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de jurubeba, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply