Chá de ipeca: conheça os seus benefícios

Nesse artigo, nós iremos falar sobre o chá de ipeca. Trata-se de uma planta altamente eficaz no combate a diversos problemas de saúde. Acompanhe o nosso artigo e saiba tudo sobre essa bebida de alto poder medicinais e veja tudo o que ela pode fazer pela sua saúde.

 

Um pouco sobre a ipeca

Seu nome científico é Cephaelis ipecacuanha, mas é popularmente conhecida como ipeca. No entanto, dependendo da região do país, também é possível encontra-la com outros nomes. São eles: ipecacuanha, cagosanga, canela-da-menor, cipó-emético, ipê-caa-coene, ipecapoaie, poiaia cinzenta etc.

Trata-se de uma planta que cresce como arbusto, cuja raiz pode chegar a 40 cm de altura. Pertence à família das Rubiáceas. De origem indígena, ela é muito comum nas matas brasileiras, mas também pode ser encontrada em grande quantidade na Índia e na Malásia. A raiz pode atingir aproximadamente 40 centímetros.

De grandes poderes medicinais, as partes usadas para fins terapêuticos são as raízes que são trituradas até formar um pó. Assim, com o pó da raiz, conseguimos obter grandes benefícios à saúde em forma de chá.

 

Benefícios do chá de ipeca

O alto poder medicinal da ipeca é devido às suas propriedades terapêuticas que são: emética, expectorante e amebicida. Também contém em sua composição algumas substâncias como as saponinas, alcaloides, flavonoides, glicosídeos e resinas.

Diante dessas propriedades favoráveis à saúde, pode-se dizer que o chá de ipeca é um excelente remédio natural para combater os efeitos de intoxicação, uma vez que ela contribui para o esvaziamento do estômago. Além disso, também é possível tratar outras condições como a diarreia, bronquite, tosse aguda e até mesmo a coqueluche.

Quanto ao nosso sistema respiratório, o chá de ipeca também se mostra altamente eficiente. Assim sendo, pode-se consumir a bebida para auxiliar no tratamento de doenças do aparelho respiratório, como doenças do pulmão e dos brônquios.

 

Como fazer chá de ipeca?

Fazer chá de ipeca em casa é muito fácil. Você irá utilizar as cascas, em um processo de decocção. Assim sendo, você irá precisar de:

  • 4 xícaras (chá) de água
  • 2 colheres (chá) de raiz de ipeca (em pó)

Coloque a água no fogo para ferver juntamente com a raiz de ipeca. Deixe em fervura por aproximadamente 5 a 7 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para beber. Coe e está pronto para o consumo. Adoce, se preferir.

 

Contraindicações e cuidados adicionais

É importante salientar que o consumo dos chás naturais não substitui o tratamento médico. Portanto, se você está fazendo uso de algum tratamento medicamentoso ou acompanhamento médico, você não deve interrompê-lo.

Deve-se evitar doses elevadas do chá de ipeca, uma vez que o pó da raiz pode provocar irritações na pele. Assim sendo, o uso excessivo pode provocar dermatite e até mesmo asma.

Em caso de superdosagem, procure um médico. Os sintomas são convulsões, choque, coma, comprometimento da função respiratória, arritmia, taquicardia, queda da pressão sanguínea, erosão da mucosa do trato gastrintestinal, diarreia, vômitos severos, entre outros.

 

Onde encontrar a ipeca

Se você tiver dificuldades de encontrar a ipeca in natura, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.

Leia também: Chá de folha de angélica

 

chá de ipeca

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de ipeca, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply