Chá de inhame: conheça os seus benefícios

Se existe um tubérculo que realmente agrada a muitos paladares na mesa brasileira, este é o inhame. Ele tanto pode ser consumido cozido ou como ingrediente de pratos diversos. Mas você já ouviu falar no chá de inhame? Já experimentou alguma vez? Sabe para que serve?

Se você tem essas ou outras dúvidas, não deixe de ler com atenção a esse artigo. Você irá se surpreender com tantos benefícios.

 

Um pouco sobre o inhame

O inhame é um tubérculo que é muito comum em alguns países tropicais. Destes, podemos incluir o Brasil, onde esse tubérculo tem grande popularidade, principalmente nas regiões do norte e nordeste.

O inhame possui folhas largas e tubérculos em sua raiz, que é altamente consumido em vários pratos, bem como: purês, tortas, acompanhamentos diversos ou mesmo cozido.

Embora seja de grande popularidade, poucos conhecem os benefícios desse tubérculo. Ele é rico em vitaminas, e um excelente coadjuvante em tratamentos naturais para a mulher. Seu uso medicinal se dá através do chá de inhame.

 

Benefícios do chá de inhame

Um dos principais benefícios desse curioso tubérculo é que ele é um grande coadjuvante nos tratamentos para engravidar. É isso mesmo. O chá de inhame é conhecido popularmente por ajudar as mulheres que estão com dificuldades para entrar no estado de gravidez.

Isso porque ele contém em sua composição a diosgenina, que auxilia no equilíbrio hormonal feminino. A diogesnina é popularmente conhecida como um estrogênio vegetal. Portanto, podemos dizer que o chá de inhame é um ótimo remédio natural para estimular a fertilidade.

Além desse benefício, o inhame também contribui para a eliminação de impurezas de nosso intestino, rins e também da circulação sanguínea. Isso acontece porque ele possui um fito-hormônio chamado diosgenina, que é capaz de atuar diretamente em nosso sistema imunológico. Com tudo isso, podemos nos beneficiar de excelentes condições de nosso organismo como um todo.

Além de contribuir para a fertilidade, o chá de inhame também ajuda no período da gestação, pois contribui para a diminuição dos enjoos matinais. Já quanto ao feto, esse maravilhoso chá também ajuda a evitar quaisquer tipos de problemas que possam ocorrer.

Outro benefício que podemos conferir é no período da menopausa, quando o chá de inhame ajuda a combater os incômodos sintomas típicos dessa fase. Além de tudo isso, através do ácido fólico, presente em sua composição, ele também ajuda a estimular a produção de dopamina e serotonina. Esses, se destacam como excelentes hormônios que combatem a depressão.

 

Como fazer o chá de inhame

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • 1 litro de água
  • 3 inhames médios  cortados em pequenos pedaços (com a casca)

Coloque a água no fogo juntamente com o inhame cortado em pedaços. Deixe em fervura por cerca de 5 minutos. Após esse tempo, tampe e deixe em infusão por mais 10 a 15 minutos. Após esse período, você pode coar e beber. Consuma 2 vezes ao dia.

 

chá de inhame

 

Leia também: Chá de urtiga

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de inhame, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply