Chá de gergelim preto: as sementes da boa saúde

Todos sabemos que as sementes de gergelim, em geral, são altamente benéficas para o corpo humano. Nesse artigo nós iremos falar sobre os benefícios contidos no chá de gergelim preto e como você poderá prepara-lo.

 

Um pouco sobre as sementes de gergelim preto

As sementes de gergelim preto são um dos condimentos mais antigos conhecido pelo homem. Embora pequena no tamanho, trata-se de uma poderosa semente, rica em nutrientes e que proporciona muitos benefícios em favor de nossa saúde.

A utilização das sementes de gergelim preto possui uma grande variedade, sendo incorporadas em cereais, arroz, frutas, sorvetes, pratos salgados em geral etc. Também podemos encontra-las espalhadas sobre rolos de sushis e são usadas popularmente na culinária coreana para marinar carne e legumes.

 

Os benefícios do chá de gergelim preto

Segundo nutricionistas, as sementes de gergelim preto são ricas em nutrientes essenciais em nosso organismo como vitaminas, cálcio, fibras, potássio, cobre, ferro, magnésio. Também são uma excelente fonte de energia, uma vez que possuem gorduras e proteínas saudáveis, que atuam na corrente sanguínea. Das gorduras podemos destacar os ácidos graxos poli-insaturados e ômega-6.

 

Propriedades antienvelhecimento

Os chineses acreditam que os nutrientes das sementes de gergelim preto podem ajudar a adiar ou reverter certos efeitos colaterais relacionados à idade. Isso acontece por causa do alto poder antioxidante das sementes, além da vitamina B e ferro. Em geral, as pessoas que têm deficiência de vitamina B ou ferro costumam a apresentar sintomas claros de envelhecimento como: cabelos grisalhos, perda auditiva e perda de memória.

 

Diminui o risco de câncer

A sesamina encontrada nas sementes de gergelim protege o fígado contra os danos causados ​​pelos radicais livres no organismo. Além disso, as sementes são ricas em fibras, ligninas (reforços celulares) e fitoesterol (fitoquímicos), que podem nos proteger contra o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, inclusive o câncer de cólon.

 

Alívio para constipação e indigestão

O chá da semente de gergelim preto pode ajudar no processo de alívio e cura da constipação. Isso acontece devido ao seu alto teor de fibra e dos ácidos graxos insaturados contidos em sua composição. O óleo encontrado na semente pode lubrificar os intestinos, enquanto a fibra na semente ajuda nos movimentos intestinais suaves. Essas sementes também ajudam a limpar os vermes do trato intestinal e melhoram o processo de digestão.

 

Estabiliza a pressão arterial

Outros benefícios do chá de gergelim preto ajudam com a saúde do coração. Isso porque as sementes são ricas em magnésio, que ajuda a prevenir a hipertensão. Além disso, as gorduras poli-insaturadas e o composto sesamina, presentes no óleo de gergelim, são conhecidos por manter os níveis de pressão arterial sob controle. Além, é claro, de ajudar a reduzir o colesterol ruim.

 

Saúde dos ossos

A osteoporose é uma condição de ossos frágeis com uma suscetibilidade aumentada à fratura. A massa óssea tende a diminuir após os 35 anos, e a perda óssea ocorre mais rapidamente nas mulheres após a menopausa. Sementes de gergelim preto são abundantes em cálcio e zinco, por isso, ajudam no fortalecimento dos ossos.

 

chá de gergelim preto

 

Como fazer o chá gergelim preto

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • 1 ½ xícara de água
  • 2 colheres (sopa) de sementes de gergelim preto levemente moídas

Coloque a água no fogo para ferver juntamente com as sementes de gergelim. Deixe em fervura por aproximadamente 15 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para beber. Não é preciso coar, pois as sementes ajudam a potencializar os efeitos de seus nutrientes no organismo.

 

Leia também: Óleo de semente de uva: usos e benefícios para a saúde

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de gergelim preto, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!



12 motivos para usar a BABOSA


Leave a Reply