Chá de folha de mamão: conheça os seus benefícios

O mamão é uma fruta já muito conhecida entre os brasileiros, sendo uma das queridinhas na hora do café da manhã. Mas você conhece o chá de folha de mamão? Se ainda não conhece, acompanhe nosso artigo e conheça os efeitos terapêuticos desse incrível chá, e tudo o que ele pode fazer pela sua saúde.

 

Um pouco sobre o mamão

Essa deliciosa fruta, também conhecida como papaia, tem o nome científico Carica papaya. Embora cresça facilmente nas regiões tropicais, o mamão é nativo do sul do México e do Caribe. Além de a fruta ser bastante consumida in natura ou mesmo compondo receitas das mais variadas, também podemos nos beneficiar com o chá de folhas de mamão, que é altamente benéfico à nossa saúde.

 

Os benefícios do chá de folha de mamão

A seguir, confira os principais benefícios do chá de folha de mamão e saiba tudo o que ele pode fazer em favor de nossa saúde.

 

Combate o câncer

O chá de folha de mamão pode ser eficaz na prevenção do câncer. De acordo com estudos, comprovou-se que a folha do mamão tem a capacidade de reduzir a inflamação, ativando os efeitos tóxicos do sistema imunológico contra as células cancerosas. E não somente isso, mas também inibiu o crescimento de células tumorais e estimulou genes que modulam os efeitos antitumorais do sistema imunológico.

 

Tratamento da úlcera

A úlcera gástrica também pode ser tratada com o chá de folha de mamão. Estudos comprovaram que as folhas de mamão têm a capacidade de diminuir os lipídios oxidados e aumentar a atividade antioxidante dentro dos glóbulos vermelhos. Assim sendo, pôde-se concluir que as folhas dessa fruta podem trazer excelentes benefícios no tratamento de úlcera gástrica e estresse oxidativo no estômago. Isso porque ele promove um aumento na atividade da glutationa peroxidase, uma importante função antioxidante que previne os danos causados ​​pelos radicais livres no organismo.

 

Melhora a digestão

A papaína, uma enzima que contém as folhas de mamão, ajuda na digestão de proteínas e é útil para o tratamento de desordens gastrointestinais. Por conta disso, o chá de folha de mamão pode ajudar a aliviar o desconforto de azia e sintomas da má digestão. Também ajuda a digerir o glúten de proteína de trigo, que é difícil de digerir para algumas com problema de doença celíaca.

 

Efeitos antioxidantes

Pesquisas têm comprovado que a folha de mamão pode reduzir o peróxido de hidrogênio, um tipo de dano oxidativo. Embora o chá da folha do mamão não demonstre tantas propriedades antioxidantes quanto o ácido ascórbico, os cientistas concluíram que ele pode ter benefícios farmacológicos e nutricionais potenciais na prevenção ou redução danos causados ​​pelos radicais livres.

 

Como fazer chá de folha de mamão?

Fazer chá de folha de mamão em casa é muito fácil. Você irá utilizar as cascas, em um processo de decocção. Assim sendo, você irá precisar de:

  • 1 litro de água
  • 2 colheres (sopa) de folhas de mamão bem picadas

Coloque a água no fogo para ferver juntamente com as folhas de mamão. Deixe em fervura por aproximadamente 5 a 7 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para beber. Coe e está pronto para o consumo. Adoce, se preferir.

 

Contraindicações

A enzima papaína encontrada na folha do mamão tem sido conhecida por causar reações alérgicas em algumas pessoas. Portanto, deve ser evitado por quem apresentar sensibilidade a essa enzima.

 

Onde encontrar as folhas de mamão

Se você tiver dificuldades de encontrar as folhas de mamão direto do pé, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.

 

Leia também: Chá de marapuama

 

chá de folha de mamão

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de folha de mamão, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply