Chá de erva doce – o amigo de todas as horas

Com certeza alguma vez você já deve ter tomado uma xícara de chá de erva doce. Ou, pelo menos, já ouviu falar. Trata-se de um chá muito popular e muito utilizado para efeitos medicinais há muitos anos. Ele possui muitas propriedades benéficas para diversas finalidades, podendo ser usado de forma preventiva ou mesmo curativa.

 

Assim como a camomila, a erva doce é conhecida por seus efeitos calmantes e, por isso, pode proporcionar diversos benefícios. Pode ser encontrada também como outros nomes, como funcho e finocchio.

 

Acompanhe este artigo e conheça todos os benefícios do delicioso chá de erva doce, e como ele pode ajudar você no dia a dia, proporcionando uma considerável melhora em sua qualidade de vida.

 

 

Quais são os nutrientes da erva doce

 

A erva doce, bem como o seu chá, é rica em vários nutrientes, bem como: vitaminas A e C, fósforo, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro.

 

É por causa de seus nutrientes que podemos ter vários benefícios em nosso corpo. Por exemplo, a vitamina A é um forte auxiliar nos processos de crescimento e fortalecimento dos cabelos e unhas. Já a vitamina C contribui para a produção do colágeno, prevenindo o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas. Sendo rica em cálcio, também proporciona benefícios para os ossos e o potássio um poderoso auxiliar no processo de transporte das membranas celulares.

 

Os diversos benefícios do chá de erva doce

 

Esse maravilhoso – e delicioso – chá pode ser um grande aliado para alcançar diversos benefícios. Ele pode ser tomado mesmo se você já estiver com algum tipo de doença ou até mesmo se busca apenas sentir um bem estar. Ele é utilizado no combate a diversos males, como:

 

  • Artrite
  • Asma
  • Bronquite
  • Secreções como o catarro
  • Coriza
  • Dores de Barriga
  • Dores de Cabeça
  • Espasmos
  • Inflamações em geral
  • Má digestão
  • Palpitações
  • Resfriados
  • Tosse insistente

 

chá de erva doce

 

Veja como o chá de erva doce pode contribuir para a prevenção de tantos males.

 

Alivio de cólicas intestinais – alívio e conforto nas vias intestinais, graças às suas propriedades calmantes.

 

Combate à retenção de líquidos – possui efeito diurético que combate os inchaços do corpo, além da função desintoxicante.

 

Regula o trânsito intestinal – por ser rico em fibras, ele ajuda o intestino a funcionar melhor, de forma mais regulada. Isso contribui para a diminuição do inchaço abdominal proveniente de um intestino desregulado.

 

Melhora nos problemas estomacais – a erva doce é fonte de hidrogênio, e por causa do ácido málico presente em sua composição, ela proporciona considerável melhora na digestão e alívio contra os desconfortos estomacais.

 

Melhora na digestão –  Por causa de seus efeitos calmantes que proporcionam alívios estomacais, este chá contribui positivamente no processo de digestão. É um dos chás mais indicados para o combate à má digestão.

 

Combate aos gases – a erva doce possui uma substância chamada anetol que, através da influsão, pé liberado. Essa substância contribui para a diminuição dos gases e excesso de flatulência.

 

Dores de garganta – a erva doce pode ser utilizada em forma de chá para alívio da dor de garganta, sendo feito gargarejos.

 

Efeito calmante – um dos efeitos mais conhecidos do chá de erva doce é o efeito calmante para o todo o corpo e para a pela. Inclusive, por causa desse efeito calmante, ele tem proporcionado grande alívio para pessoas submetidas a processos invasivos, como a quimioterapia, por exemplo.

 

Eliminação de radicais livres – o chá de erva doce possui uma ação antioxidante muito potente, sendo muito eficiente no combate aos radicais livres, que proporcionam o envelhecimento precoce e surgimento de doenças diversas.

 

Anticancerígeno – outra ação esperada da erva doce é a prevenção do câncer, devido às suas propriedades antioxidantes. Ele age prevenindo o crescimento anormal das células, evitando, assim, o surgimento de tumores.

 

Auxilia no emagrecimento – a função emagrecedora desse chá ocorre por causa da função desintoxicante que ele possui, eliminando o excesso de toxinas. Além disso, o chá de erva doce oferece uma sensação de saciedade, evitando que se coma em excesso.

 

Alívio das dores musculares – ele possui um efeito de relaxante muscular natural, por isso pode ser usado para alívio de dores musculares provocadas por excesso de esforço.

 

Melhora no sistema respiratório – Ele possui propriedades que ajudam a eliminar excesso de secreções, como o catarro, por exemplo. Por isso ele pode contribuir de forma positiva no alívio dos sintomas da bronquite, asma ou resfriados.

 

Diminuição da ansiedade – Por causa do seu efeito calmante, a erva doce é perfeita para diminuição da ansiedade, promovendo uma sensação de calma e relaxamento.

 

Protege as artérias do coração – o chá de erva doce ajuda a baixar a pressão arterial, o que contribui para evitar problemas no coração.

 

Onde encontrar o chá de erva doce

 

Você pode encontrar a erva doce in natura para fazer o chá ou mesmo em saquinhos individuais. Pode ser encontrado em casas de produtos naturais, mercados, feiras livres, farmácias de manipulação e até mesmo em lojas de vendas online.

Leave a Reply