Chá de erva de São João: o antidepressivo que vem da natureza

Muitas pessoas já ouviram falar no chá de erva de São João. Mas você sabe para que serve? Sua principal utilização é para ajudar a tratar a depressão, pois ele proporciona um alívio significante para os seus sintomas. Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre esse poderoso chá.

 

Um pouco sobre a erva de São João

A erva de São João é uma pequena planta do gênero Hypericum que tem o nome científico de Hypericum perforatum. Essa planta cresce selvagem na Europa, mas desde então se espalhou também para as Américas e demais continentes.

Essa poderosa erva tornou-se extremamente popular nas últimas décadas como um potencial remédio natural indicado para vários tipos de problemas de saúde. O principal deles é o combate à depressão.

Folhas, flores e sementes podem ser usadas para fazer chá medicinal. Ao longo da história, este tem sido o chá de ervas de escolha para depressão e ansiedade e foi preenchido com significado espiritual, mesmo antes do cristianismo. A erva de São João pode ser encontrada em cápsulas, óleo essencial ou tintura, mas a forma mais fácil e popular que a encontramos é em forma de chá.

A composição da erva de São João inclui biflavonoides e uma gama de antioxidantes que podem ter um impacto significativo sobre o comportamento hormonal, físico e químico do corpo.

 

Benefícios do chá de erva de São João

Como um excelente remédio natural para tratar a depressão, o chá de erva de São João pode proporcionar vários benefícios que ajudam a combater os sintomas desse problemas. Assim sendo, essa maravilha da natureza ajuda a:

  • melhorar o humor
  • aliviar a ansiedade
  • reduzir sintomas da TPM
  • regular a atividade hormonal
  • prevenir o câncer
  • proteger contra infecções virais
  • reduzir a inflamação
  • acalmar o sistema nervoso

 

O efeito antidepressivo do chá de erva de São João

Talvez o efeito mais conhecido da erva de São João seja a sua natureza antidepressiva. Tem sido amplamente utilizado para aliviar os sintomas da depressão por gerações, e agora é uma solução natural popular que, inclusive, já tem sido prescrita por alguns médicos e até mesmo psiquiatras.

Mas qual o poder desse chá, afinal? Ele contém uma combinação rara de substâncias químicas antidepressivas que inibem ou retardam a recaptação de certos neurotransmissores como a serotonina, a dopamina e a norepinefrina. Por isso ajuda a combater diversos sintomas da depressão.

Assim sendo, o chá de erva de São João ajuda as pessoas que sofrem de ansiedade e alterações de humor. Além disso, ao regular o equilíbrio hormonal no corpo, esse poderoso chá ajuda também a combater a insônia, irritabilidade e fadiga crônica. Ao eliminar os hormônios do estresse crônico do corpo, o chá também pode melhorar a saúde geral e a função cognitiva, uma vez que esses hormônios do estresse em excesso podem afetar vários órgãos.

 

Como fazer o chá de erva de São João

  • Para fazer o seu chá, você precisará de:
  • 2 xícaras (chá) de folhas de erva de São João (secas ou in natura)

Coloque a água para ferver. Quando atingir fervura, apague o fogo e acrescente as folhas de erva de São João. Tampe o recipiente e deixe em infusão por cerca de 20 minutos, ou até que atinja uma temperatura agradável. Depois disso, coe e consuma. Adoce com mel, se preferir.

 

Efeitos colaterais

Embora os componentes possam ser muito valiosos para a saúde, existe uma possibilidade de efeitos colaterais que podem surgir com o uso da erva de São João, se combinada com determinados medicamentos. Portanto, é importante consultar o médico antes de consumir o chá.

Os efeitos colaterais mais comuns da erva de são João são: tontura, náusea, fadiga e confusão. No entanto, esses efeitos geralmente ocorrem em pessoas com transtorno bipolar diagnosticado e esquizofrenia.

 

Leia também: Chás para depressão

 

chá de erva de São João

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de erva de São João, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply