Chá de erva cidreira: o calmante que vem da natureza

Você já experimentou uma xícara de chá de erva cidreira? Se ainda não teve essa experiência, não sabe o que está perdendo. Além de ser um chá maravilhosamente saboroso, ele também proporciona muitos benefícios à nossa saúde. Saiba mais neste artigo.

 

O que é a erva cidreira

 

Seu nome científico é Melissa Officinalis, e também é popularmente conhecida como Melissa. Trata-se de uma planta da família da menta, hortelã e do boldo. É bastante utilizada na medicina natural por conta de sua forte ação calmante, além de antiespasmódica e antinevrálgica.

 

Uma curiosidade é que muitas pessoas confundem a erva cidreira com o capim cidreira, embora sejam plantas completamente diferentes.

 

Diferença entre erva cidreira e capim cidreira

 

É muito comum que se faça confusão entre essas duas plantas. No entanto, não se engane, conheça cada uma delas e suas diferenças:

 

Erva cidreira

chá de erva cidreiraComo vimos, é também conhecida como melissa, e possui folhas rasteiras que lembram o formato da hortelã. Possuidora de um sabor sutil e refrescante, tem um cheiro forte e agradável, e seu chá tem uma forte ação calmante.

 

Capim cidreira

chá de erva cidreiraTambém conhecido como capim santo, capim limão e capim cheiroso. Possui folhas estreitas e compridas e praticamente não possui caule. É conhecido por seu acentuado aroma cítrico de limão. Sua infusão resulta em um refrescante e delicioso chá, que ajuda a aliviar o estresse e tratar gases intestinais.

 

Benefícios do chá de erva cidreira

 

Os antigos já conhecem os benefícios do chá de erva cidreira como um calmante natural. No entanto, seus benefícios podem ir muito além disso, pois trata-se de uma erva com forte ação antioxidante. Por conta disso, combate os radicais livres, evitando assim o envelhecimento celular, consequentemente, prevenindo o câncer.

A erva cidreira também é rica em polifenois, terpenos, taninos, flavonoides, ácido rosmarínico e ácido cafeico. Por conter fibras, também ajuda a melhorar o trânsito intestinal. Confira a seguir todos os benefícios desse milagroso chá.

 

Ação calmante

O principal e mais conhecido efeito do chá de erva cidreira é o efeito calmante e sedativo. Por conta disso, ele acaba contribuindo significantemente para o tratamento da insônia, ansiedade e estresse.

 

Alivia problemas do estômago

Essa poderosa erva possui uma ação antiespasmódica e carminativa que beneficia nosso sistema digestivo, principalmente por problemas associados à tensão nervosa. Isso, porque seu efeito sedativo e até ansiolítico ajuda a combater os sintomas do estresse, o que inclui os problemas estomacais.

 

Diminui as cólicas menstruais

O relaxamento promovido pelo chá de erva cidreira é um ótimo remédio natural que ajuda a diminuir as dores de cólicas menstruais.

 

Ajuda a combater os gases

O excesso de gases pode ser um verdadeiro problema. Porém, o chá de erva cidreira é conhecido como um ótimo remédio contra os gases, pois ele combate a sua formação. Isso acontece por conta de sua capacidade de relaxamento dos tecidos.

 

Combate os radicais livres

Por possuir uma forte ação antioxidante, o chá de erva cidreira combate os radicais livres e evita o envelhecimento celular, prevenindo o câncer.

 

Amigo do coração

Outro benefício conhecido desse chá é que ele ajuda a baixar a pressão arterial. Isso acontece porque a erva cidreira ajuda a promover uma leve vasodilatação dos vasos sanguíneos. Além disso, ela também contribui para a diminuição dos os níveis do colesterol ruim (LDL), consequentemente, prevenindo doenças cardiovasculares.

 

chá de erva cidreira

 

Como preparar o chá de erva cidreira

 

O prepara do chá de erva cidreira é muito fácil. Veja como fazer.

  • 2 xícaras (chá) de água
  • 2 punhados de folhas de erva cidreira

Ferva a água e apague o fogo. Acrescente as folhas de erva cidreira e tampe, deixando em infusão por 5 a 10 minutos. Depois disso, coe e adoce a gosto, preferencialmente com mel. Consuma após as principais refeições. Se sua intenção for ajudar a melhorar o sono, beba também antes de dormir.

 

Outros chás que você pode se interessar: O poder das ervas Medicinais

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

 

Se você gostou do nosso artigo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Obrigada por estar conosco, e até o próximo post!

Leave a Reply