Benefícios do chá de dente de leão

Você já ouviu falar no chá de dente de leão? Conhecido por sua beleza, o dente de leão é visto frequentemente fotos e até mesmo em cenários de filmes. Haja vista que suas flores amarelas de beleza única chamam atenção de qualquer pessoa.  Mas o dente de leão não é apenas uma flor bonita. O seu chá é um poderoso medicamento natural que proporciona muitos benefícios à saúde.

 

Pois então, se você ainda não conhece o chá do dente de leão, acompanhe nosso artigo. Saiba tudo o que esse poderoso chá pode fazer por você.

 

 

Os benefícios do chá de dente de leão

 

 

O dente de leão é também é conhecido como esperança, quartilho, amor-de-homem, dentre outros nomes.  Ele é muito conhecido pela sua beleza, mas poucas pessoas conhecem as propriedades curativas do chá do dente de leão.

 

Ele é um dos remédios mais versáteis que a natureza nos oferece. Além de ser consumido em saladas (principalmente na Europa), ele também é usado por causa de suas propriedades medicinais. O chá de dente de leão é um ótimo desintoxicante para fígado e rins. Já o efeito depurativo de sua raiz é ótimo para combater alguns tipos de toxicidade, incluindo distúrbios dermatológicos crônicos e infecções recorrentes.

 

A composição do dente de leão é muito rica em nutrientes benéficos à saúde. Assim sendo, ele é uma rica fonte de vitaminas A, B6 e C, é rico em minerais (cálcio, potássio, magnésio, cobre e ferro), além de ser fonte de inulina, pectina, riboflavina e tiamina.

 

As vitaminas presentes em sua composição atuam em diversas áreas do organismo. A vitamina A é importante para a visão, pele e para o crescimento e vitalidade dos cabelos. A vitamina K regula a coagulação sanguínea, além de contribuir para a saúde dos ossos. As vitaminas do complexo B são essenciais para o sistema neurológico e a vitamina C, para o sistema imunológico. Já a vitamina E possui forte ação antioxidante.

 

Quanto ao potássio presente em sua composição, ele é importante para a contração muscular, condução nervosa, frequência cardíaca e produção de energia. Assim como a vitamina E, o zinco também possui efeito antioxidante, e auxilia na digestão de proteínas. Já o cálcio possui ação benéfica para a saúde dos ossos e dos dentes, e o ferro, ótimo para a prevenção da anemia.

 

chá de dente de leão

As propriedades curativas do chá de dente de leão

 

Todas as propriedades curativas em sua composição conferem ao dente de leão vários outros  benefícios à nossa saúde. Confira a seguir:

 

  • Regeneração dos ossos – Você sabia que 1 xícara de chá de dente de leão possui a mesma quantidade de cálcio presente em ½ copo de leite? É isso mesmo. Por isso, o dente de leão é poderoso para melhorar a saúde dos ossos.
  • Controle de distúrbios no fígado – Ele mantém um bom fluxo da bílis, estimulando a digestão.
  • Ajuda no tratamento da diabetes – Estimula a produção de insulina.
  • Ação diurética – Por ser diurético, ele ajuda a eliminar o inchaço do corpo, combatendo a retenção de líquidos. Por conta disso, também auxilia no processo de perda de peso. Estudos sugerem que o dente de leão tem sido utilizado no combate a doenças renais e urinarias para aumentar a eliminação de líquidos. No entanto, diferente dos medicamentos farmacológicos, o efeito diurético do dente de leão não elimina o potássio através da urina.
  • Fungicida – Outro benefício do dente de leão é a prevenção e tratamento de doenças de pele causadas por infecções microbianas ou fungos. Serve também como tratamento para a acne.
  • Combate os radicais livres – Radicais livres são moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte das nossas células. A ação antioxidante do chá do dente de leão atua no combate a esses radicais livres. Com isso, é possível promover a prevenção do câncer.

 

Como consumir o chá do dente de leão

 

Você pode consumir suas folhas, flores e raízes. Para os chás, geralmente é mais fácil encontrar as folhas ou flores já secas. Também pode ser encontrado na forma de tintura ou cápsulas.

 

É muito fácil preparar o chá de dente de leão. Basta acrescentar 2 colheres de sopa de folhas de dente de leão em 1 litro de água fervente.  Deixe em infusão por 10 minutos e tome ao longo do dia.

 

 

E, então, esse artigo sobre os benefícios do chá de dente de leão foi útil para você? Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *