Chá de cravo da índia: conheça os seus benefícios

Alguma vez você já experimentou o chá de cravo da índia? Se ainda não teve esse prazer, acompanhe nosso artigo. Nós iremos falar sobre os benefícios desse maravilhoso chá, e tudo o que ele pode fazer em favor de sua saúde. Fique conosco até o final.

 

Um pouco sobre o cravo da índia

Seu nome científico é Caryophyllus aromaticus L, mas é popularmente conhecido como cravo da índia ou cravinho, que é mundialmente utilizado como condimento.

De sabor doce e aromático, pode ser encontrado inteiro ou moído e além do uso culinário, também possui uma grande ação medicinal. Portanto, o chá de cravo da índia pode ser altamente benéfico para a nossa saúde.

 

Benefícios do chá de cravo da índia

O cravo da índia possui uma rica fonte de nutrientes, como vitamina A, vitamina E e beta-caroteno. Pode ser utilizado na sua forma natural em forma de tempero ou para compor cremes corporais e óleos essenciais.

Além do seu sabor doce e aromático, os dentes são conhecidos pelas suas potentes propriedades medicinais. A seguir, confira seus principais benefícios à saúde:

 

Rico em antioxidantes

Os antioxidantes são compostos que reduzem o estresse oxidativo e eliminam os radicais livres. Dessa forma, pode evitar o envelhecimento celular precoce. O cravo da índia possui um composto chamado eugenol, que age como um antioxidante natural. Além do eugenol, o cravo-da-índia contém vitamina C, que também possui ação antioxidante.

 

Ação anticancerígena

Pesquisas têm comprovado a eficácia do chá de cravo da índia no combate ao câncer. Resultados dessas pesquisas têm comprovado que o extrato de cravo da índia ajudou a impedir o crescimento de tumores, promovendo a morte celular em células cancerígenas. Além disso, o eugenol também tem demonstrado ter propriedades anticancerígenas por ser um excelente antioxidante.

 

Ação antimicrobiana

O chá de cravo é rico em propriedades antimicrobianas. Isso significa que ele pode ajudar a impedir o crescimento de microrganismos como bactérias. Além disso, as propriedades antibacterianas do cravo podem até ajudar a promover a saúde bucal, combatendo o mau hálito e a dor de dente.

 

Contribui para a saúde do fígado

Estudos mostram que os compostos benéficos no cravo podem ajudar a promover a saúde do fígado. Isso acontece devido ao composto eugenol. Resultados desses estudos têm revelado que o eugenol encontrado no cravo é capaz de ajudar a reverter os sinais de cirrose hepática ou cicatrizes no fígado. Além disso, os antioxidantes presentes em sua composição também ajudam a prevenir doenças hepáticas.

 

Como fazer chá de cravo da índia

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • 2 xícaras de água
  • 2 colheres (chá) de cravo da índia

Coloque a água no fogo para ferver juntamente com o cravo da índia. Deixe em fervura por aproximadamente 5 a 7 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para beber. Coe e está pronto para o consumo. Adoce, se preferir.

 

Contraindicações e cuidados adicionais

É importante salientar que o consumo dos chás naturais não substitui o tratamento médico. Portanto, se você está fazendo uso de algum tratamento medicamentoso ou acompanhamento médico, você não deve interrompê-lo.

Assim como todos os chás medicinais, deve-se evitar consumi-los em doses elevadas, uma vez que seu consumo em excesso pode provocar efeitos colaterais.

Consulte sempre um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de se automedicar, mesmo através do tratamento com ervas. Em caso de superdosagem, o médico também deverá ser procurado.

 

Onde encontrar o cravo da índia

Você pode facilmente encontrar o cravo da índia em supermercados e feiras livres de sua cidade.

Leia também: Chá de buchinha do norte

 Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de cravo da índia, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply