Chá de coentro: conheça os seus benefícios

Você já ouviu falar no chá de coentro? Talvez você só o conheça em forma de tempero, não é mesmo? Sendo assim, nesse artigo nós iremos falar sobre os benefícios desse maravilhoso chá, e tudo o que ele pode fazer em favor de sua saúde.

 

Um pouco sobre o coentro

Seu nome científico é Coriandrum sativum L., mas é popularmente conhecido como coentro. Trata-se de uma erva que é amplamente utilizada em todo o mundo em forma de tempero para diversos pratos. Suas folhas possuem um aroma forte e ao mesmo tempo muito agradável. Não é à toa que ele é o queridinho para ser usado em muitas receitas, principalmente no nordeste do país.

No entanto, além do uso culinário, também é possível nos beneficiarmos com o uso medicinal do coentro através do seu chá. Isso porque em sua composição podemos encontrar seis tipos de ácidos (incluindo o ácido ascórbico ou vitamina C), além de minerais como o fósforo, cálcio, magnésio, potássio, sódio e vitaminas A, B, C e K.

 

Benefícios do chá de coentro

A seguir, confira os principais benefícios do poderoso chá de coentro.

 

Combate às inflamações

Alguns dos componentes das folhas de coentro importantes para combater as inflamações são o cineole e o ácido linoleico. Esses compostos são ricos em propriedades antirreumáticas e antiartríticas.

 

Diminui os níveis de colesterol

O coentro é rico em alguns ácidos, como o linoleico, oleico, palmítico, esteárico e ascórbico (vitamina C). Esses ácidos são altamente eficazes na redução dos níveis de colesterol ruim. Dessa forma, eles contribuem para uma redução dos níveis de deposição do colesterol LDL nas paredes internas das artérias e veias.

 

Combate a diarreia e vômitos

O coentro possui em sua composição alguns óleos essenciais como o borneol e o linalol. Esses compostos são altamente favoráveis no processo de digestão e funcionamento do fígado. Além disso, também contribui para a ligação dos intestinos, reduzindo significantemente a diarréia. Além disso, também ajuda a prevenir  náuseas, vômitos e distúrbios estomacais.

 

Controla a pressão arterial

Estudos têm comprovado a eficácia do coentro para reduzir a pressão arterial. Isso é possível porque ele aumenta a interação de íons de cálcio e acetilcolina, que é um neurotransmissor no sistema nervoso periférico e central. Como consequência, ocorre o relaxamento da tensão dos vasos sanguíneos, reduzindo as chances de problemas cardiovasculares.

 

Combate a anemia

O coentro é rico em ferro. Isso significa que ele pode ajudar consideravelmente a combater a anemia. Além disso, o ferro também beneficia o bom funcionamento de outros sistemas orgânicos, bem como aumentar a energia e melhorar a saúde óssea.

 

Contribui com a digestão

Por causa do aroma rico de seus óleos essenciais, o coentro acaba contribuindo no processo de secreção de enzimas e sucos digestivos no estômago. Dessa forma, o chá de coentro se mostra um excelente remédio natural capaz de estimular a digestão e o movimento peristáltico.

 

Controle dos distúrbios menstruais

É sabido que o coentro é um excelente estimulante natural. Assim, e acaba regulando a secreção adequada das glândulas endócrinas, contribuindo assim com a regulação dos ciclos menstruais. Como consequência, ajuda a reduzir os sintomas da TPM.

 

Como fazer chá de coentro

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • 2 xícaras de água
  • 1 colher (sopa) de coentro picado (seco ou in natura)

Coloque a água no fogo para ferver juntamente com o coentro. Deixe em fervura por aproximadamente 2 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para beber. Coe e está pronto para o consumo. Adoce, se preferir.

 

Contraindicações e cuidados adicionais

É importante salientar que o consumo dos chás naturais não substitui o tratamento médico. Portanto, se você está fazendo uso de algum tratamento medicamentoso ou acompanhamento médico, você não deve interrompê-lo.

Assim como todos os chás medicinais, deve-se evitar consumi-los em doses elevadas, uma vez que seu consumo em excesso pode provocar efeitos colaterais.

Consulte sempre um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de se automedicar, mesmo através do tratamento com ervas. Em caso de superdosagem, o médico também deverá ser procurado.

 

Leia também: Como plantar coentro em casa ou no apartamento

 

chá de coentro

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de coentro, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply