Chá de cavalinha: o nosso amigo da dieta

Cada dia mais vem crescendo a busca por métodos naturais de emagrecimento. E um dos elementos que estão começando a ficar bastante conhecidos é o chá de cavalinha. Há quem diga que essa erva possui um grande poder emagrecedor, contribuindo para baixar os ponteiros da balança.

Mas, afinal, qual será o verdadeiro efeito da cavalinha em nosso organismo? Quais são os outros benefícios que ela proporciona à nossa saúde? Acompanhe esse artigo e obtenha a resposta para essas e outras perguntas a respeito do poder do chá de cavalinha. Você irá se surpreender!

 

O que é a cavalinha

 

A cavalinha, cujo nome científico é Equisetum Arvense, é uma planta de origem latina, e ela recebe esse nome por assemelhar-se ao rabo de um cavalo: equi (cavalo) setum (cauda).

Embora a cavalinha ofereça muitos benefícios à nossa saúde, somente agora ela vem se tornando popular. Isso acontece devido à sua ação benéfica em nosso organismo, que é capaz de ajudar na limpeza de toxinas, promover a diurese e, de quebra, ainda ajuda a emagrecer.

 

Os benefícios do chá de cavalinha

 

A principal ação da cavalinha em nosso organismo é sua ação diurética. Com isso, o consumo do seu chá ajuda a eliminar o excesso de água do corpo que fica estocada, provocando inchaços. Por sua vez, a ação diurética do chá de cavalinha acaba proporcionando um considerável aumento na micção. Como consequência, o corpo fica livre do inchaço provocado pela retenção de líquidos.

Outro benefício da cavalinha é que ela é rica em cálcio, potássio e silício. Por conta disso, ajuda a limpar o organismo de toxinas, que deixam o metabolismo lento. Já o cálcio, presente em sua composição, possui efeito positivo na manutenção óssea, ajudando a combater osteoporose e demais problemas dos ossos. Além disso, por causa do seu alto teor de silício, ele ajuda a fixar o cálcio, contribuindo para que o corpo retenha maior quantidade desse mineral.

O chá de cavalinha também possui ação anti-inflamatória, por isso, ajuda a combater doenças provocadas pelo processo inflamatório do organismo. Confira outros benefícios desse poderoso chá, e corra para fazê-lo:

  • Combate problemas renais, como pedras nos rins e vesícula
  • Ajuda no tratamento de úlceras e gastrites
  • Ação diurética, elimina inchaço abdominal
  • Acelera o metabolismo
  • Combate o estresse e ansiedade
  • Controla o fluxo menstrual e efeitos da TPM
  • Controla a pressão arterial e diminui a hipertensão
  • Ajuda no tratamento das doenças reumatoides
  • Evita a osteoporose e doenças nos ossos

 

chá de cavalinha

 

Como fazer o chá de cavalinha

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • 500 ml de água (aprox. 2 xícaras)
  • 2 colheres (sopa) de cavalinha (seca)

Coloque a água e a cavalinha ao fogo para ferverem juntas. Quando começas a levantar fervura, conte 5 a 7 minutos e, então, apague o fogo. Tampe e deixe em repouso por mais 10 minutos ou até que fique morno. Feito isso, coe a infusão e está pronto para ser consumido. Tomar 1 xícara após as principais refeições.

Se quiser, você também pode potencializar a ação emagrecedora do chá de cavalinha acrescentando folhas de hibisco  ou de chá verde.

 

Contraindicações

 

O chá de cavalinha é contraindicado para mulheres grávidas e amamentando. Também é contraindicado para pessoas com problemas de pressão baixa.

 

Onde encontrar chá de cavalinha para comprar

 

Como vem ganhando bastante popularidade, está cada vez mais fácil encontrar o chá de cavalinha. Você pode adquiri-lo em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.

Outros chás que você pode se interessar: Chá para emagrecer

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o Chá de Cavalinha, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Obrigada por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply