Chá de cáscara sagrada: combate a prisão de ventre e emagrece

Alguma vez você já tomou o chá de cáscara sagrada para emagrecer? Ou já usou para combater a constipação? Pensando nos benefícios e cuidados necessários no consumo dessa bebida, nós escrevemos esse artigo para você. Acompanhe até o final e saiba tudo sobre esse curioso chá.

 

Como a cáscara sagrada age no organismo

A ação da cáscara sagrada no organismo é através de uma irritação que ela provoca no intestino. É através dessa ação que a pessoa evacua muito ao consumir o seu chá. No entanto, se consumido na medida certa, é possível obter todos os seus benefícios no combate à prisão de ventre. Isso é possível porque os compostos ativos da planta estimulam a movimentação no órgão agilizando o percurso dos alimentos e diminuindo a absorção da água. Com isso, obtém-se fezes mais hidratadas.

 

Um pouco sobre a cáscara sagrada

Quando o assunto é acabar com a prisão de ventre, o que logo vem à cabeça da maioria das pessoas é a cáscara sagrada. Isso ocorre porque esta é uma com alto poder laxante e até emagrecedor. Além disso, ela também tem ação diurética, ajudando a eliminar o excesso de líquidos e diminuir o inchaço corporal.

Conhecida popularmente como cáscara sagrada, seu nome científico é Rhamnus purshiana.  Trata-se de uma planta cuja casca é altamente eficaz no combate à constipação. Por conta disso, acaba sendo usada também para fins de emagrecimento.

 

Benefícios do chá de cáscara sagrada

Como já vimos, a cáscara sagrada possui uma forte ação laxativa. No entanto, também podemos conferir outros benefícios, como a limpeza do cólon, por exemplo. Dessa forma, ela age estimulando a ação peristáltica do cólon, favorecendo a produção de secreções digestivas em diversas partes do aparelho digestório. A consequência disso é a dissolução dos cálculos biliares.

 

O efeito emagrecedor do chá de cáscara sagrada

Embora muitas pessoas utilizem a cáscara sagrada como um emagrecedor, na verdade ela não tem essa função direta. O que ocorre é que muitas pessoas têm problemas de emagrecimento por conta de ter o intestino preso. Assim sendo, uma vez que esse problema é resolvido, é possível ter um processo de emagrecimento mais saudável.

Portanto, é possível dizer que o chá de áscara sagrada ajuda proporciona uma ajuda indireta na perda de peso. No entanto, ainda é necessário aliar o consumo do chá a uma dieta hipocalórica e atividades físicas.

 

Como fazer chá de cáscara sagrada

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • 1 xícara de água
  • 1 colher (chá) de cáscara sagrada

Coloque a água no fogo para ferver juntamente com a cáscara sagrada. Deixe em fervura por aproximadamente 2 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para beber. Coe e está pronto para o consumo.

 

Contraindicações e cuidados adicionais

É importante salientar que o consumo dos chás naturais não substitui o tratamento médico. Portanto, se você está fazendo uso de algum tratamento medicamentoso ou acompanhamento médico, você não deve interrompê-lo.

Assim como todos os chás medicinais, deve-se evitar consumi-los em doses elevadas, uma vez que seu consumo em excesso pode provocar efeitos colaterais.

Consulte sempre um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de se automedicar, mesmo através do tratamento com ervas. Em caso de superdosagem, o médico também deverá ser procurado.

O chá de cáscara sagrada, quando em excesso, pode causar efeitos colaterais como: perda da regularidade para defecar; prejuízo na absorção de nutrientes; cansaço; cólica abdominal; redução do potássio no sangue; diarreia; falta de apetite; tontura; vômito; excesso de suor; náuseas.

Leia também: Cáscara-sagrada: laxante, ajuda emagrecer

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de cáscara sagrada, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply