Chá de capim santo: altamente saboroso e saudável

Como não se render ao delicioso cheiro do chá de capim santo espalhado pela casa? Com certeza, trata-se de um dos chás de melhor aroma e sabor. Além disso, seu toque refrescante, juntamente com uma mistura de sabores cítricos, confere à bebida uma agradável sensação de relaxamento.

 

O que é o capim santo

Também conhecido como capim limão, capim cidreira ou capim cheiroso, o capim santo é uma planta perene, que pode ser cultivada facilmente no jardim de casa. De agradável sabor cítrico, ele tem a fragrância do limão, mas é mais suave e mais doce no paladar. Curiosamente, o capim santo tem sido usado na Índia há muitos anos para fins medicinais e é também um favorito ayurvédico.

O capim santo é usado no tratamento de espasmos do trato digestivo, dor de estômago, pressão alta, convulsões, vômitos, tosse, dor nas articulações (reumatismo), febre, resfriado comum e exaustão. Também é usado para matar germes e como um adstringente natural.

Algumas pessoas aplicam capim santo e seu óleo essencial diretamente na pele para dor de cabeça, dor de estômago, dor abdominal e dor muscular. Por inalação, o óleo essencial de capim santo (capim limão) é usado como aromaterapia para dores musculares.

Também exerce função de um excelente aromatizante. Por isso, é usado como uma fragrância em sabonetes e cosméticos.

A partir de suas folhas (muito parecidas ao capim), é possível fazer o delicioso chá de capim santo, que pode nos fornecer muito mais além do sabor: ele traz benefícios à saúde.

 

Capim santo, capim cidreira ou erva cidreira?

É importante lembrar que, devido ao capim santo também ser chamado de capim cidreira, muitas pessoas o confundem com a erva cidreira. No entanto, são duas plantas completamente diferentes. Veja a diferença básica:

 

Capim santo (capim cidreira)

Trata-se de um capim cujas folhas são estreitas e compridas e praticamente não possui caule. É conhecido por seu acentuado aroma cítrico de limão. Sua infusão resulta em um refrescante e delicioso chá, que ajuda a aliviar o estresse e tratar gases intestinais.

 

Erva cidreira

É também conhecida como melissa, e possui folhas rasteiras que lembram o formato da hortelã. Possuidora de um sabor sutil e refrescante, tem um cheiro forte e agradável, e seu chá tem uma forte ação calmante.

 

Benefícios do chá de capim santo

Como vimos, o chá de capim santo pode nos oferecer benefícios que vão muito além do sabor. Confira tudo o que esse delicioso chá pode fazer por sua saúde:

 

Bom para Digestão

O capim santo tem uma energia refrescante que ajuda a acalmar o estômago e mantém as funções digestivas sob controle. Contém um componente chamado citral, que ajuda a digerir os alimentos. Portanto, é servido principalmente após o jantar. Por isso ele é o ingrediente principal dos chás digestivos oferecidos em muitos restaurantes. Na medicina chinesa, ele tem sido usado como um antigo remédio para todos os problemas estomacais, bem como inchaço, constipação ou indigestão .

 

Melhora a saúde bucal

Em muitos países onde a o capim limão é nativo, as pessoas utilizam seus talos para os mastigarem, como uma maneira de melhorar a saúde bucal e manter a boca limpa. Estudos comprovaram que os extratos vegetais do capim limão são um dos mais potentes inibidores do crescimento bacteriano.

 

Alto poder detox

O chá de capim santo possui um alto poder de desintoxicação do organismo. Por isso, ele ajuda a fazer uma verdadeira limpeza de dentro para fora, ajudando na remoção de toxinas do corpo. Com isso, também proporciona um grande alívio à retenção de líquidos.

 

Regula a pressão alta

Por ser rico em potássio, ele aumenta a produção de urina em nosso corpo, que por sua vez estimula a circulação sanguínea, reduzindo assim a pressão arterial. Ao aumentar a circulação sanguínea, também ajuda na purificação do fígado. Além disso, o chá de capim santo também é conhecido por limitar a absorção de colesterol dos intestinos, promovendo assim a saúde geral do coração.

 

chá de capim santo

 

Como fazer o chá de capim santo

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • Meio litro de água
  • Folhas de capim santo picadas (secas ou in natura)

Coloque a água no fogo para ferver juntamente com as folhas de capim santo. Deixe em fervura por aproximadamente 5 a 7 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para beber. Coe e está pronto para o consumo. Adoce, se preferir.

 

Leia também: Chá de sucupira

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de capim santo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply