Chá de beterraba: conheça todos os seus benefícios

Talvez você tenha passado anos torcendo o nariz para a beterraba, que sempre esteve presente nas saladas. Mas há também quem adore essa raiz, que também pode ser ingrediente principal de deliciosos sucos. Mas você já ouviu falar no chá de beterraba?

É isso mesmo, há muito tempo as beterrabas já vêm desfrutando de seu lugar merecido lugar no cenário da dieta saudável. E não é para menos, afinal, ela é cheia de nutrientes, que podem fazer maravilhas por nossa saúde. Nesse artigo, nós vamos ensinar como fazer o chá de beterraba e falar sobre os seus benefícios à nossa saúde.

 

O que é a beterraba

 

A beterraba é um alimento antigo e pré-histórico que cresceu naturalmente ao longo das costas do norte da África, Ásia e Europa. Originalmente, somente as folhas de beterraba eram consumidas – a raiz vermelha e adocicada era descartada. Com o passar do tempo, a doçura natural das beterrabas (aquela raiz vermelha em formato arredondado) passou a ser apreciada por muitos. Também existe a beterraba branca.

Hoje essa raiz é usada para diversas finalidades, e muitas pessoas já estão aderindo ao seu consumo devido às suas propriedades terapêuticas.  O motivo para isso, é que a beterraba contém uma variedade de nutrientes únicos que melhoram a saúde em diversos aspectos.

 

Os benefícios do chá de beterraba

 

Essa raiz, riquíssima em nutrientes, é composta vitaminas A, vitaminas do Complexo B e vitamina C. Além disso, também é rica em sais minerais, como o sódio (combate a perda excessiva de líquidos), potássio (importante para a atividade muscular), zinco (importante para os tecidos cerebrais) e magnésio (importante para os ossos).

Assim sendo, o chá de beterraba acaba sendo um remédio natural importantíssimo à nossa saúde. Dentre os seus muitos benefícios, podemos conferir:

 

chá de beterraba

 

Combate a anemia

A beterraba é rica em ferro, portanto, ajuda a combater a anemia e seus sintomas, como tonturas e fadigas.

 

Previne o câncer

O chá de beterraba fornece betacianina e a nitrosamina, substâncias responsáveis pela inibição do surgimento de células cancerígenas no corpo. Além disso, diminuem o desenvolvimento dessas células.

 

Combate a tosse

Por causa de suas propriedades anti-inflamatórias, o chá de beterraba ajuda a combater a tosse, servindo também como um ótimo expectorante natural.

 

Controla a diabetes

A beterraba é rica em fibras, que ajudam a controlar as taxas de açúcar no sangue.

 

Amiga do coração

Um dos benefícios do chá de beterraba é que essa raiz combate problemas do coração. Isso, porque a beterraba é rica em carotenoides e flavonoides, antioxidantes que reduzem o colesterol ruim e aumentam a produção de colesterol bom.

 

Protege o fígado

Por ser rica em betaína e metionina, a beterraba ajuda a eliminar a gordura do fígado, ajudando em seu melhor funcionamento.

 

Regula o intestino

Por ser rica em fibras, a beterraba contribui para regular o intestino, ajudando  na formação do bolo fecal. Além disso, também ajuda a controlar o ácido estomacal, ajudando também na digestão.

 

Ajuda a perder peso

As fibras contidas na beterraba são responsáveis pela eliminação da gordura no organismo, porque melhoram o funcionamento do intestino.

 

Como fazer o chá de beterraba

 

Existem duas formas básicas de se fazer o chá de beterraba. De ambas as formas você pode se beneficiar desse maravilhoso tubérculo. Veja como fazer

 

 

Receita 1

Ferva 1 litro de água e, quando levantar fervura, acrescente 2 beterrabas médias bem picadas e descascadas. Deixe tampado em infusão por 30 minutos. Depois disso é só coar e consumir ao longo do dia.

 

Receita 2

Essa forma de fazer o chá de beterraba é tão simples que você nem vai acreditar. Na verdade ele funciona como um xarope natural. Você deve cortar a beterraba em rodelas e colocar em um recipiente. Cubra essas fatias com açúcar e deixe descansar por algumas horas. Depois desse período, você verá que terá se formado um líquido ao fundo. Este é o chá que saiu da beterraba, perfeito para combater a tosse. A quantidade é de cerca de 3 colheres (sopa) para 2 beterrabas grandes.

 

E então, gostou de conhecer os benefícios do chá de beterraba? Se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até o próximo post!

Leave a Reply