Chá de banana: conheça seus benefícios à saúde

Não há dúvidas de que a banana reúne um exército de fãs por onde ela passa. Seja in natura ou como ingrediente de qualquer prato, é a receita de sucesso garantido. Mas você conhece o chá de banana? Sabe para que serve? Como fazer? Acompanhe nosso artigo e tenha a resposta para essas e outras perguntas sobre esse curioso chá.

 

O que é o chá de banana?

O chá de banana é feito da própria fruta ou de sua casca. Isso, porque nela está contida uma grande concentração de nutrientes, incluindo potássio e fibra alimentar. Embora pareça improvável que as pessoas comecem a comer bananas inteiras, o chá de casca de banana está começando a ganhar popularidade. A maioria dos benefícios para a saúde se deve à pectina, vitamina B6, vitamina B12, vitamina C, potássio, manganês, magnésio, dentre outros.

 

Benefícios do Chá de Banana

Beber chá de banana é altamente recomendado para pessoas que sofrem de insônia, depressão crônica, ansiedade, baixa imunidade, disfunções metabólicas, pressão alta, osteoporose, problemas digestivos, obesidade, condições inflamatórias e até mesmo para irritações da pele. Ficou curioso? Veja com detalhes como o poderoso chá de banana pode nos beneficiar tanto assim.

 

Reduz a pressão arterial

O chá de banana é talvez mais conhecido pelo seu teor de potássio, que ajuda a manter o coração saudável e reduz a pressão arterial. Como vasodilatador , o potássio não apenas regula o equilíbrio de fluidos no corpo, mas também reduz a pressão sobre o sistema cardiovascular ao aliviar a tensão nas artérias e vasos sanguíneos.

 

Regula o sono

Os altos níveis de triptofano, serotonina e dopamina no chá de banana têm sido associados à melhora dos níveis de sono. Ele reduz significantemente a ocorrência de insônia, promovendo um sono mais tranquilo e ininterrupto.

 

Combate a depressão

A dopamina e a serotonina encontradas no chá de banana também ajudam a regular os níveis de hormônios e estimulam o humor, já que são os neurotransmissores do bom humor. Portanto, se você sofre de ansiedade ou depressão regularmente, acrescentar o chá de banana à sua dieta pode ser exatamente o que você precisa.

 

Melhora a densidade óssea

Há uma boa variedade de minerais no chá de banana, incluindo manganês e magnésio, que contribuem para a densidade mineral óssea. Eles atuam retardando ou prevenindo a osteoporose à medida que envelhecemos.

 

Ajuda no processo de digestão

Potássio e magnésio são ambos conhecidos por otimizar a função de um músculo importante no trato digestivo. Isso pode ajudar a estimular o movimento peristáltico, que regula os movimentos intestinais e previne problemas como: constipação, inchaço e cólicas , além de melhorar a absorção de nutrientes.

 

Fortalece o sistema imunológico

As vitaminas A e C presentes na banana ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, ambas essas vitaminas atuam como poderosos antioxidantes.

 

Perda de peso

Você pode usar o chá de banana para perda de peso. Sim, é isso mesmo que você leu. A banana é rica em vitaminas (A e B), potássio, luteína e outros antioxidantes que contribuem para uma atividade metabólica mais intensa. Em outras palavras, é possível aumentar a queima de gordura passiva através de uma função metabólica mais alta e eliminar o desejo de lambiscos toda hora.

 

Como fazer chá de banana?

Para fazer o chá da fruta, você irá precisar de:

  • 6 xícaras de água
  • 1 banana
  • Canela a gosto
  • Mel (opcional)

Primeiramente, leve a água para ferver e, em seguida, adicione a banana à água fervente. Deixe por 10 minutos e, em seguida, retire do fogo e coe o chá. Adicione a canela e mel.

chá de banana

Para fazer o chá da casca, você irá precisar de:

  • 1 xícara de água
  • Cascas de banana (frescas)
  • Mel e canela (opcional)

Congele as cascas de banana até ficarem duras. Depois disso, descongele-as em uma panela (por cerca de 1 a 2 horas) até que elas fiquem escuras. Leve-as para assar em médio por 30 a 45 minutos e triture no liquidificador depois de fria. Essa farinha será usada para fazer o seu chá de banana quantas vezes quiser.

Ao fazer o seu chá, basta ferver a água e adicionar a farinha. Deixe em infusão por alguns minutos e coe, acrescentando mel e canela se quiser.

 

Leia também: Chás de berinjela

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o Chá de Banana, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply