Chá de artemísia: do misticismo aos poderes medicinais

Para muitas pessoas, ela é considerada a deusa entre todas as plantas, e é reverenciada desde nossos ancestrais. Estamos falando sobre a Artemísia, uma planta cujos poderes energéticos estão altamente associados à energia feminina. Medicinalmente, essa planta de poderes místicos também possui ações medicinais, onde o chá de Artemísia pode fazer muito em benefício de nossa saúde.

Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre essa curiosa planta e os benefícios do seu chá.

 

O que é a Artemísia

 

Seu nome científico é Artemisia Absintum, uma planta herbácea de pequeno porte e nativa de regiões temperadas. Ela produz pequenas flores pequenas de coloração que varia entre o vermelho, amarelo e branco, com caule de cor púrpura e folhas verde-escuras. De aroma forte e sabor amargo, a erva é usada para fazer chás, tintura e outros preparos, a partir de raízes, caules e folhas.

Trata-se de uma planta que é reconhecida por seus místicos, sendo considerada uma planta cheia de magias e mistérios, considerada “a deusa entre todas as plantas” ou “a planta mais poderosa da terra”. Reconhecida por videntes, clarividentes e místicos desde nossos ancestrais, ela é também altamente usada em forma de banho.

Mas é na medicina natural que a Artemísia também ganha bastante espaço, pois se trata de uma planta usada para a manipulação de remédios caseiros para diversos tipos de tratamentos. Aliás, diz a lenda que seu nome seja uma homenagem à Ártemis, adorada como uma deusa da fertilidade e do parto. Acredita-se, ainda, que Hipócrates tenha se utilizado dos poderes dessa planta para curar problemas como: dores de estômago, anemia, reumatismo e cólicas menstruais.

 

Benefícios do chá de Artemísia

 

Uma das formas de nos beneficiarmos com a ação medicinal dessa curiosa planta é através de seu chá. Isso, porque o chá de Artemísia age como um excelente remédio caseiro para diversos tipos de tratamento, com as seguintes ações terapêuticas:

  • Estimulação uterina
  • Acalma os nervos
  • Auxilia no tratamento de problemas biliares
  • Ajuda a repelir insetos
  • Melhora dores de cabeça e enxaquecas
  • Alivia as dores de estômago
  • Promove diminuição das cólicas intestinais e menstruais
  • Regulariza o ciclo menstrual e sintomas da TPM
  • Ajuda no tratamento de infecção urinária

 

chá de artemísia

Flores de artemísia

 

Como fazer o chá de artemísia

 

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • 1 xícara (chá) de água fervente.
  • 1 punhado de folhas de Artemísia picadas

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Quando levantar fervura, apague o fogo e acrescente as folhas de artemísia, deixando tampado em infusão até que o chá fique morno. Feito isso, coe a infusão e está pronto para ser consumido. Se preferir adoçar, dê preferência para o mel, que é natural e não agride o estômago. Tomar 1 xícara após as principais refeições.

 

Outros chás que você pode se interessar: Artemísia, a rainha das ervas

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

 

Se você gostou do nosso artigo sobre o Chá de Artemísia, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Obrigada por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply