Chá de arnica: conheça os seus benefícios

Muito se conhece a respeito da arnica e seu poder analgésico e anti-inflamatório nos tratamentos tópicos para dor. Embora possamos encontrar uma grande variedade de cremes e pomadas com seu princípio ativo, existe uma forma caseira de se obter todos os benefícios dessa milagrosa planta. Estamos falando do chá de arnica. Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre essa poderosa infusão.

 

Um pouco sobre a arnica

Seu nome científico é Arnica montana, mas é popularmente conhecida como arnica. Trata-se de uma planta que produz belas flores amarelas, que muito se assemelham às margaridas.

Desde a antiguidade os benefícios da arnica já eram conhecidos, e assim era utilizada para aliviar dores diversas. Mas não era somente a dor que se tratava com essa planta. Sua atuação também se dava beneficamente sobre a pele, a fim de curar problemas cutâneos.

 

Benefícios do chá da arnica

Acredita-se que a arnica possua efeitos sobre a circulação sanguínea, e que ela atue sobre dores e inchaços em lesões menos graves. Ela pode ser utilizada em aplicações tópicas sobre a pele, ou em soluções aquosas de forma externa ou interna. Você pode encontrar a planta em diversas formas, incluindo loções, cremes, diversos tipos de gel, entre outros.

 

Benefícios do chá de arnica

A seguir, confira os principais benefícios do chá de arnica:

 

Ameniza as dores

A arnica é uma planta com um alto poder anti-inflamatório. Por conta disso, ele é um ótimo remédio natural que ajuda a diminuir as dores musculares e das articulações. Para isso, deve ser feita uma boa compressa com o chá para ser aplicado sobre o local dolorido.

 

Cuidados com a pele

Um dos grandes benefícios do chá de arnica também é ajudar a diminuir as cicatrizes, acnes e manchas da pele. Outras doenças da pele também podem ser tratadas com a aplicação tópica do chá, como a eczema e coceira.

 

Alivia o estresse

Uma das melhores formas de relaxamento é através de um bom escalda pés. Para isso, as propriedades calmantes da arnica podem ser altamente eficazes. Assim sendo, pode-se fazer um escalda pés com um chá de arnica para se obter um ótimo relaxamento ao fim do dia.

 

Informações importantes sobre o uso do chá da arnica

Uma observação muito importante é que o chá de arnica não deve ser ingerido. Ele é indicado apenas para uso tópico, ou seja, sobre a pele. Portanto, não faça o chá de arnica para beber. Essa recomendação é devido a um ingrediente ativo presente na composição da erva chamado helenalina. Este, por sua vez, possui efeitos potencialmente tóxicos e fatais se consumido. Portanto, essa infusão nunca deverá ser usada por via oral.

 

Como fazer chá de arnica

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • 1 xícara de água
  • 1 colher (chá) de arnica

Coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente a arnica. Em seguida, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos, ou até que atinja uma temperatura agradável para consumo. Coe e consuma. Se preferir, adoce com mel.

 

Contraindicações e cuidados adicionais

É importante salientar que o consumo dos chás naturais não substitui o tratamento médico. Portanto, se você está fazendo uso de algum tratamento medicamentoso ou acompanhamento médico, você não deve interrompê-lo.

Assim como todos os chás medicinais, deve-se evitar consumi-los em doses elevadas, uma vez que seu consumo em excesso pode provocar efeitos colaterais.

Consulte sempre um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de se automedicar, mesmo através do tratamento com ervas. Em caso de superdosagem, o médico também deverá ser procurado.

O chá de arnica é contraindicado para ser ingerido. Sua aplicação deve ser apenas tópica (sobre a pele).

Leia também: Chá de mirra

 

chá de arnica

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de arnica, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply