Chá de amaranto: conheça os seus benefícios

Para quem não conhece, o amaranto é um grão que está ficando cada vez mais popular, devido aos seus grandes benefícios à nossa saúde. Principalmente as mulheres já estão colocando o amaranto como um dos mais queridinhos da atualidade. Mas, e o chá de amaranto, você já ouviu falar?

 

O que é o amaranto

 

Ele é conhecido como feijão dos Andes, seu local de origem. Mas por causa de seu alto valor nutricional, ele já vem sendo cultivado no Brasil nos últimos anos. Estamos falando do amarando, o grão que é conhecido como um grande aliado de nossa saúde.

Mas, o que faz do amaranto um grão tão especial? Além de ser um grande aliado das dietas de emagrecimento, ele também é rico em proteínas, vitaminas (A e do complexo B), aminoácidos e minerais (cálcio, fósforo, potássio, zinco, ferro) e fibras alimentares.

Existem várias formas de consumo desse grão, e uma das delas é através da infusão, sendo o chá de amarando um ótimo aliado de nossa saúde, pois facilita o bom funcionamento do nosso organismo. A semente do amaranto também pode ser consumida de outras maneiras, e uma curiosidade é que, quando aquecida, ela estoura como pipoca. Vale lembrar que ele não contém glúten.

 

Os benefícios do chá de amaranto

 

O ferro contido na sua composição ajuda a combater a anemia. Já o zinco auxilia no sistema imunológico e facilita os processos de cicatrização. O amaranto também é rico em óleos, fibras e proteínas, por isso é uma excelente opção para combater o colesterol ruim (LDL).

Outro benefício de se consumir o chá de amaranto é que ele ajuda a reduzir o inchaço, dessa forma, combatendo a retenção de líquidos. Também ajuda no ganho de massa muscular, uma vez que é rico em aminoácidos essenciais não produzidos pelo organismo. Por isso o amaranto também é o queridinho dos atletas.

Mas seus tantos benefícios não param por aí. O chá de amaranto tem uma forte ação antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres. Por isso, acaba prevenindo vários tipos de câncer. Também auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e osteoporose.

 

chá de amaranto

grãos de amaranto

 

Como fazer o chá de amaranto

 

Essa bebida, além de deliciosa, também é um poderoso energético, que ajuda a repor os sais minerais e proteínas no organismo. Pode ser consumido quente ou, preferencialmente, gelado. Para prepará-lo, você irá precisar de:

  • 6 xícaras (chá) de água
  • ½ xícara (chá) de grãos de amaranto
  • 2 ou 3 canelas em pau
  • Cravo a gosto
  • Suco de 1 limão

Primeiramente, coloque os grãos de amaranto de molho em uma quantidade razoável de água e deixe descansar por 24 horas. Após esse período, descarte a água e lave os grãos, levando para ferver em 4 xícaras de água (das 6 xícaras reservadas) por cerca de 30 minutos. A água vai se transformar em um caldo grosso.

Enquanto isso, em outra panela, ferva a canela e o cravo no restante da água (2 xícaras) por cerca de 10 minutos. Depois que o amaranto estiver cozido, coe para retirar aquele caldo grosso e misturá-lo ao chá de cravo e canela que foi feito na outra panela. Adicione o suco do limão e adoce a gosto, preferencialmente com mel ou açúcar mascavo.

 

Outros chás que você pode se interessar: Chás antioxidantes

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

 

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de amaranto, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Obrigada por estar conosco, e até o próximo post!

Leave a Reply