Chá de alecrim: conheça todos os seus benefícios

O alecrim já é popularmente conhecido por seu uso em banhos energéticos e pelo uso popular medicinal e religioso, que vem desde a Idade Média, quando, desde aquela época, já era usado como defumador em rituais para a cura de doenças e para espantar os maus espíritos. Mas, e quanto ao chá de alecrim, você sabe para que serve?

Acompanhe nosso artigo e saiba quais as principais funções do chá dessa erva tão poderosa e benéfica em todas as áreas de nossa saúde.

 

O que é o alecrim

 

Eu nome científico é Rosmarinus Officinalis, e se trata de uma ervas originária do Mediterrâneo, composta com uma grande variedade de nutrientes. Na culinária, é bastante usado para temperar pratos diversos, indo muito bem em todos os tipos de carne. Mas, além da culinária, o alecrim também é muito conhecido em rituais de limpeza espiritual, como forma de banho ou incenso. É também na aromaterapia que o alecrim é usado como óleo essencial, estimulando a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar.

Mas seus benefícios vão além disso, pois o alecrim também é muito efetivo na medicina natural, por conta dos diversos benefícios que ele pode proporcionar à nossa saúde. Por conta disso, o chá de alecrim é muito utilizado desde os tempos mais antigos.

 

Os benefícios do chá de alecrim

 

Existem diversos benefícios que o chá de alecrim proporciona à nossa saúde. O principal, e mais conhecido, é ajudar no processo de digestão, aliviar as dores de cabeça e o combater o cansaço. No entanto, seus benefícios podem ir além. Veja, na sequência, tudo o que esse poderoso chá pode fazer em favor de sua saúde:

 

 Auxilia no processo digestivo

Excelente para combater azia e o excesso de gases, combatendo o inchaço e o estufamento do estômago. Por isso, é ótimo para ser consumido após uma refeição muito pesada.

 

Antibiótico natural

O alecrim é rico em propriedades antibióticas, principalmente para auxiliar no tratamento das infecções urinárias, vômitos e diarreias.

 

Ação diurética

Conhecido como um poderoso diurético natural, o chá de alecrim trabalha eliminando o excesso de líquidos acumulado no corpo, que provocam o inchaço. Com isso, ele aumenta a produção de urina, estimulando, assim, a eliminação de toxinas do organismo.

 

Amigo do cérebro

O chá de alecrim também é indicado para ajudar a combater sintomas do estresse e ansiedade. Por isso é ótimo para quem precisa de um melhor funcionamento da mente, principalmente em períodos de alta pressão e nervosismo.

 

Ajuda a purificar o fígado

O alecrim é uma erva muito usada para melhorar o funcionamento do fígado. Por isso, também é indicado para combater os sintomas que surgem após exageros alimentares e alcoólicos, como a dor de cabeça, por exemplo.

 

Combate a inflamação

Um excelente anti-inflamatório natural, o alecrim ajuda a combater inflamações promovendo alívio de dores e desconfortos.

 

Melhora a circulação

O alecrim também é excelente para ajudar a melhorar problemas circulatórios, pois melhora a circulação sanguínea, evitando a formação de trombos.

 

chá de alecrim

 

Como fazer o chá de alecrim

 

Para preparar o seu chá, você irá precisar de:

  •  1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de alecrim

Leve a água ao fogo e, quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente o alecrim. Tampe e deixe em infusão por cerca de 10 minutos ou até que amorne. Depois disso, coe e está pronto para consumo.

 

Outros chás que você pode se interessar: Chá para emagrecer

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

 

Se você gostou do nosso artigo sobre o Chá de Alecrim, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Obrigada por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply