Benefícios do chá da folha de amora: desfrute da boa saúde

Quem não gosta de fazer uma deliciosa receita com amoras, não é mesmo? Mas você sabia que o chá da folha de amora pode ser muito benéfico à sua saúde? Acompanhe nosso artigo e saiba por quê.

 

O poder da amora

 

A cor escura e o delicioso sabor das amoras faz com que elas se destaquem em diversos pratos, como saladas de frutas e sobremesas. No entanto, poucas pessoas sabem que ela possui uma alta concentração de antioxidantes. E não é só isso. Elas ainda podem ajudar a reduzir riscos de problemas cardíacos, doenças periodontais e problemas relacionados à idade, como funções motoras e cognitivas.

Além disso, as amoras são baixas em calorias, praticamente sem gordura, ricas em fibras e nutrientes, tornando-as uma boa escolha para quem tenta manter ou perder peso de maneira nutritiva. Além da fruta, muitos benefícios podem ser extraídos a partir de suas folhas, em forma de chá.

 

 

Os benefícios do chá da folha de amora

 

As folhas de amora possuem muitos benefícios e são tradicionalmente conhecidas por seus poderes medicinais. Assim sendo, as folhas de amora podem ser transformadas em chá, uma maneira fácil de consumo de seus nutrientes.

Em aspectos gerais, o chá da folha de amora auxilia na melhora da circulação sanguínea, ajuda a regular o sono, controla a pressão arterial e equilibra os hormônios atenuando os sintomas da TPM e da menopausa. Ele também contribui para a baixa do colesterol ruim, alívio das dores de cabeça e regulação do sistema digestivo, sendo ótimo para quem sofre com prisão de ventre (intestino preso), fortalecendo a flora intestinal.

Estudos indicam que o chá das folhas de amora ainda possuem propriedades bactericidas, fungicidas, anti-inflamatórias e anticancerígenas. Veja a seguir.

 

chá da folha de amora

Equilíbrio hormonal

O chá da folha de amora é excelente para equilibrar os hormônios atenuando os sintomas da TPM e menopausa. Ele também ajuda a aliviar as dores das cólicas menstruais e desconfortos da TPM. Além disso, também ajuda a promover alívio das dores de cabeça, alterações na libido e depressão.

Combate os radicais livres

As folhas da amora são riquíssimas em propriedades antioxidantes. Por causa disso, o seu chá ajuda a combater os radicais livres que promovem o envelhecimento celular e surgimento de doenças como o câncer.

 

Ajuda a emagrecer

O poder emagrecedor do chá da folha de amora consiste na presença de fibras e leveduras que facilitam a digestão e melhoram o funcionamento do intestino. Além disso, também bloqueia a absorção de excesso de açúcar consumido, evitando que se transforme em gordura nos tecidos adiposos.

 

Melhora a qualidade do sono

Outro benefício do chá de amora é que também ajuda a dormir bem, atuando como um excelente regulador do sono. Isso acontece por causa de suas propriedades calmantes e, por causa disso, ele é usado para combater problemas de insônia.

 

Alívio da diarreia

Os taninos, encontrados na composição das folhas de amora, ajudam a regular problemas intestinais, como a diarreia.

 

Saúde dos ossos

O chá da folha de amora pode ser um ótimo coadjuvante para a saúde dos ossos. Isso, porque as folhas são ricas em cálcio e magnésio, que são importantes para a manutenção óssea. Além disso, a folha de amora possui 22 vezes mais cálcio do que o leite. Dessa forma, seu chá também pode ser usado para combater doenças como a osteoporose, por exemplo.

 

Melhora da pele

Como já vimos, as folhas de amora são ricas em antioxidantes. Além disso, também possui uma grande quantidade de vitaminas C e E, contribuindo para ter uma pele rejuvenescida, além da atenuação de rugas, proporcionado pelo fortalecimento das estruturas de colágeno.

 

Como fazer o chá da folha de amora

Para fazer o chá da folha de amora o processo é muito simples. Basta você colocar para ferver 1 litro de água. Quando estiver fervendo, apague o fogo e acrescente 5 folhas de amora, deixando o recipiente tampado e em descanso por 10 minutos. Depois disso, pode ser consumido. Adoce a gosto, preferencialmente com stevia ou sucralose.

 

E, então, esse artigo sobre os benefícios do chá de amora foi útil para você? Continue nos acompanhando para receber muitas dicas de saúde com tratamento medicinal natural.

Ah, e não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos nas redes sociais!

Salvar

Salvar

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *