Benefícios do chá da folha de abacate: saiba mais sobre ele

Se abacate já é uma delícia e uma excelente fruta rica em gorduras boas e nutrientes benéficos à saúde, o chá da folha de abacate pode fazer maravilhas!

Acompanhe nosso artigo e conheça todos os benefícios do chá da folha de abacate. Você irá se surpreender com os resultados.

 

O poder da folha de abacate

 

A ação medicinal do chá da folha de abacate pode fazer muito em favor de nossa saúde, mas poucas pessoas sabem de seus benefícios. No entanto, o poder medicinal das folhas de abacate já eram muito conhecidas no passado, quando eram comumente usadas para vários tratamentos.

Uma curiosidade é que a folha de abacate possui muito mais proteínas, fibras, minerais e fitoquímicos (flavonóides e fenóis) do que a fruta. Dessa forma, o chá da folha de abacate é capaz de prevenir convulsões, diminuir o nível de glicose no sangue, combater úlceras e até mesmo ajudar a reduzir a gordura armazenada nos tecidos adiposos. Isso é maravilhoso, não é mesmo? Vejamos os seus nutrientes:

 

Fibras e proteínas

 

Como já vimos, as folhas de abacate são muito mais ricas em proteínas e fibras do que a própria fruta. Existem cerca de 25 g de proteína e 38 g de fibra para cada 100 g da folha, enquanto a fruta contém apenas 1,6 g e 2 g de proteína e fibra, respectivamente.

 

Minerais

 

As folhas de abacate são ricas em sódio, magnésio, manganês, ferro, zinco, potássio, cálcio e fósforo. Por causa do potássio presente em sua composição, ele ajuda a prevenir e até curar a hipertensão. Já o cálcio suporta a estrutura dos ossos e dentes, ajudando também com a circulação sanguínea.

 

Fitoquímicos

 

As folhas de abacate também contêm uma quantidade maior de produtos químicos saudáveis ​​(flavonoides e fenóis) do que a fruta. Os flavonoides são antioxidantes que apresentam atividades anti-inflamatórias, anticoagulantes, antidiabéticas e anticancerígenas. A ação antioxidante também auxilia na regeneração celular.

Já os fenóis são antioxidantes que previnem danos oxidativos que desempenham um papel nas doenças crônicas como câncer e doenças cardiovasculares. Os fenóis vegetais são capazes de interferir no processo de desenvolvimento do câncer, reduzindo potencialmente os riscos da doença.

 

chá da folha de abacate

 

Os benefícios do chá da folha de abacate

 

Para usufruir dos benefícios da folha de abacate, vale investir nos chás feitos com suas folhas. Isso, porque o processo de aquecimento promove a extração de todos os nutrientes da planta que se concentram no chá feito. Vamos ver então quais são esses benefícios do chá da folha de abacate.

 

 

Reduz as convulsões

A medicina tradicional africana defende o uso de folhas de abacate para tratar convulsões e epilepsia em crianças. Pesquisas têm apresentado resultados muito satisfatórios quanto ao poder medicinal das folhas de abacate para o tratamento das convulsões.

 

Combate a úlceras

Estudos têm comprovado a eficácia do chá da folha de abacate no combate às úlceras, principalmente as estomacais.

 

Diminui o nível de glicose no sangue

O chá da folha de abacate também é um excelente coadjuvante para pacientes com diabetes, devido aos seus efeitos hipoglicêmicos, ou seja, de redução de glicose no sangue. Pesquisas têm comprovado que o extrato de folha de abacate foi capaz de promover a redução do açúcar no sangue por um período de até 6 horas após a sua administração.

Ajuda a emagrecer

Quando ingerimos gordura, ela é armazenada em células de gordura conhecidas também como tecido adiposo. O consumo do chá das folhas de abacate promove um aumento no metabolismo destrutivo dessa gordura acumulada nos tecidos adiposos e, dessa forma, contribui como um coadjuvante nos processos de emagrecimento.

 

Como fazer o chá das folhas de abacate

 

Uma das melhores maneiras de consumir as folhas de abacate é em forma de chá. Para fazê-lo, o processo é bem simples.

Basta ferver algumas folhas em uma panela de água por alguns minutos. Feito isso, deixe tampado descansando por algum tempo e depois disso ele já pode ser consumido. Se quiser, você pode adoçar o seu chá, mas evite açúcar, dando preferência à stévia ou sucralose.

 

E, então, esse artigo sobre os benefícios do chá da folha de abacate foi útil para você? Continue nos acompanhando para receber muitas dicas de saúde com tratamentos medicinais naturais.

Ah, e não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos nas redes sociais!

Salvar

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *