Chá árabe: renda-se você também a essa delícia!

Para os árabes, o chá é uma bebida muito importante, que faz parte do dia a dia. Tanta é sua popularidade, que ele é geralmente servido no café da manhã, almoço ou jantar. Além disso, também é costume oferecer o chá também para os hóspedes. Mas, você já experimentou essa delícia que é o chá árabe?

Acompanhe nosso artigo e saiba tudo sobre essa deliciosa bebida, que já faz a cabeça de muitos brasileiros.

 

O que é o chá árabe

 

Por muitos séculos, o chá já faz parte da tradição árabe. Como parte da cultura, sempre foi servido em reuniões de negócios, reuniões e eventos sociais, além de ser consumido no dia a dia. Mas não pense que o hábito de tomar chá para os árabes é apenas uma simples tradição. Os benefícios do chá árabe também fazem toda a diferença.

Existe uma grande variedade de chás, e todos com propriedades únicas. Alguns com benefícios medicinais, outros que encantam com uma explosão de sabores e aromas fortes, que acalmam e confortam. E tem um detalhe: o chá árabe é geralmente feito com ervas frescas.

 

Os melhores chás árabes

 

A seguir, conheça algumas dessas delícias, e delicie-se ainda hoje com um saboroso chá árabe.

 

Yansoon – Chá de anis

Esse chá possui a doçura natural do anis, e as pessoas o consomem com muita frequência, devido ao seu sabor único e suas propriedades calmantes. Além disso, o Yansoon (chá de anis) também pode ser usado para problemas estomacais, náuseas e soluços. Ele possui propriedades digestivas naturais, que fazem deste chá uma ótima escolha depois de comer grandes refeições.

 

Karkadeh – Chá de hibisco

Uma das bebidas mais perfumadas e bonitas, graças à sua coloração vermelha e intensa. Geralmente é consumido frio ou quente. Esse chá é bastante apreciado na Síria, durante todo o dia, seja no trabalho ou com os amigos. Além de saboroso, é uma bebida que possui excelentes benefícios à saúde.

 

chá árabe

 

Hal – Chá de cardamomo

Amplamente adorado pelo seu forte aroma, o chá de cardamomo é muito comum no mundo árabe. Às vezes é misturado com café e tem sido historicamente conhecido por ajudar na digestão e aumentar o fluxo de saliva. É bebido antes das refeições para preparar as enzimas para nutrientes. Embora seja uma das especiarias mais caras do mundo, o cardamomo ainda é fervorosamente colhido à mão para seus muitos clientes árabes.

 

Zaatar – Chá de tomilho

Este chá é ótimo para a mente e o estômago. Além disso, o chá de zaatar também ajuda a melhorar a memória e limpar o estômago. Rico em antioxidantes, este chá também é útil na prevenção do envelhecimento celular precoce.

 

Maramia – Chá de sávia

Este é mais um chá árabe de grande popularidade. Nativa da região do Mediterrâneo a sálvia, além de ter um sabor incrível, proporciona muitos benefícios à nossa saúde. Trata-se de uma planta conhecida por ajudar com ondas de calor, gânglios linfáticos e tensões musculares. Seu forte aroma pode ser sentido em toda a casa, espalhando uma sensação de suavidade no ambiente.

 

Na’na – Chá de hortelã

Também conhecido por suas propriedades medicinais, o chá de na’na  é usado comumente para combater resfriados, dores de garganta, congestão nasal e úlceras gástricas. Por ser rica em antioxidantes e vitaminas, a menta (hortelã) ajuda a aumentar a imunidade. Outro benefício desse delicioso chá árabe é que as alergias sazonais também podem ser tratadas com ele, devido a um agente anti-inflamatório encontrado na planta. Pode também ajuda a aliviar dores devido a propriedades semelhantes à aspirina.

 

Preparo do chá árabe

 

Com exceção das bebidas feitas com chá e leite, o preparo básico dos chás consiste, basicamente, em fazê-los em infusão. A água deve ser fervida, sendo depois acrescentada a erva. Esta mistura deve ficar abafada por 10 a 20 minutos, podendo ser adoçado a gosto, se quiser.

 

 

E então, esse artigo sobre o chá árabe foi útil para você? Se sim, não deixe de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais.

Leave a Reply