Benefícios do chá amarelo: o poder antioxidante para a saúde

Vai uma xícara de chá amarelo? Se você ainda não o conhece, deve saber que essa iguaria já está tomando conta da população de amantes do chá do mundo. Tem um aroma frutado incrível, mas, o melhor de tudo, é rico em propriedades benéficas à nossa saúde.

É isso mesmo, o chá amarelo pode nos ajudar desde a perder uns quilinhos quilos extras até mesmo tratar doenças inflamatórias. Por isso essa bebida é tão popular na cultura chinesa. Conheça mais sobre essa poderosa bebida em nesse artigo.

 

O que é o chá amarelo

 

Com certeza você já deve ter ouvido falar no chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho… e agora está conhecendo o chá amarelo. Mas, será que eles têm alguma coisa em comum?

Assim como os demais chás, o chá branco é extraído da planta Camellia sinensis, mas o que muda de uma chá para o outro é a fase da colheita e o tempo de fermentação das folhas. No processo de fermentação do chá amarelo, o resultado é uma bebida de sabor levemente adocicada – diferente do chá verde – e de coloração amarelada.

 

Benefícios do chá amarelo

 

Dentre os muitos benefícios do chá amarelo pode proporcionar à nossa saúde, os principais são a limpeza de toxinas, devido ao seu alto teor de antioxidantes. Além disso, ele também ajuda a melhorar nossa agilidade mental, curar a diabetes e até mesmo diminuir os riscos de derrame cerebral. Conheça melhor todos os seus benefícios:

 

chá amarelo

 

Promove a perda de peso

Estudos comprovam que o chá amarelo pode ajudar na aceleração do metabolismo e capacidade de queimar gordura. Os polifenóis e catequinas presentes em sua composição lhe conferem essas propriedades.

 

Melhora o funcionamento do fígado

Esta bebida milagrosa pode ajudar no tratamento da hepatite e outros distúrbios relacionados ao fígado. Além disso, por causa do ácido gálico em sua composição, ele estimula a produção das enzimas hepáticas, que colocam o excesso de toxinas para fora.

 

Previne a diabetes

Tradicionalmente, os chás da família Camellia sinensis ajudam as pessoas a controlar os níveis de açúcar no sangue no corpo. Estudos sugerem que o chá amarelo pode ainda, potencialmente, prevenir o diabetes tipo 1.

 

Trata a aterosclerose

Por ser rico em antioxidantes e polifenóis e, por compartilhar muitas similaridades com o chá verde, o amarelo pode ajudar a prevenir doenças como aterosclerose e doença arterial coronariana.

 

Reduz os níveis de colesterol

É comprovado que o chá amarelo reduz efetivamente o colesterol ruim, aumentando o colesterol bom.

 

Efeito anticancerígeno

Pesquisas têm defendido que tomar uma xícara de chá amarelo por dia pode ajudar a combater o câncer. Isso acontece por causa dos polifenóis e os antioxidantes que desempenham um papel importante na purgação do corpo das células cancerosas.

 

Possui ação antienvelhecimento

A presença de altos níveis de nutrientes e antioxidantes na composição do chá amarelo inibe os sinais de envelhecimento, incluindo rugas e manchas, proporcionando uma pele impecável e atraente. Consequentemente, promove a longevidade.

 

Ajuda a desinchar o corpo

O excesso de toxinas no corpo promove a retenção de líquido. Os antioxidantes presentes nas folhas desse chá fazem uma limpeza, eliminando essas toxinas e, consequentemente, acabando com o inchaço provocado pela retenção de líquidos.

 

Ação Anti-inflamatória

Os polifenóis presentes em sua composição possuem ação anti-inflamatória. Por conta disso, ajuda a reduzir a inflamação acompanhada da colite ulcerativa e doença de Crohn.

 

Como preparar o chá amarelo

 

Preparar uma xícara de chá perfeito é uma arte. Tanto, que China e o Japão eles têm as famosas cerimônias do chá. Mas você não precisa estar em uma cerimônia dessas para ter o seu chá amarelo em casa. Anote a receita e veja que o seu preparo é muito fácil.

Para fazê-lo, você deverá ferver 1 xícara de água e apagar o fogo. Acrescente então um pequeno punhado de folhas de chá amarelo e tampe o recipiente, deixando em infusão por 10 minutos. Depois disso, coe e está pronto para o consumo.

Uma boa sugestão é você deixar o seu chá amarelo mais saboroso ainda, acrescentando algumas ervas aromáticas: hortelã, cidreira, canela, camomila etc.

 

Gostou de conhecer os benefícios do chá amarelo? Se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até o próximo post!

Related Post

Leave a Reply