Celidônia: “erva da verruga”, problemas gastrointestinais e outros

A Celidônia (Chelidonium majus) é uma planta da família das papoulas, a Papaveraceae. Como remédio caseiro, é utilizada para diversas doenças ou incômodos – que você vai conhecer lendo este post. Vamos lá!

Para que serve a Celidônia? Seu uso popular inclui tratamento de inflamação na garganta, dor de estômago e outros distúrbios gastrointestinais, verrugas e males na vesícula biliar.

As principais propriedades medicinais atribuídas à Celidônia são as capacidades antimicrobiana, espasmolítica e diurética. Raízes, talos, flores e folhas da planta são aproveitados em busca de seus compostos terapêuticos, em vários formatos de produtos.

Um exemplo é o extrato de Chelidonium majus, que contém flavonoides e alcaloides. Obtido principalmente das raízes da planta, onde há maior concentração destas substâncias, é utilizado em doenças no fígado.

A pomada à base de Celidônia é usada em lesões de herpes; já o suco fresco da planta pode servir para tratar calos, eczema, verrugas e lombrigas.

E mais: a erva é considerada útil em situações como infecções na bexiga, além de agir como calmante em nosso sistema nervoso e sedativo moderado.

Desde a antiguidade, os gregos recorriam à Celidônia para aliviar distúrbios no fígado, vesícula e pele. Também faz tempo que os chineses empregam a erva como relaxante muscular e antiespasmódico natural. Na Idade Média, era remédio contra a peste bubônica.

Como você pode notar, as aplicações são bastante diversificadas. E, hoje, algumas pesquisas, de acordo com relatos disponíveis na internet, comprovam suas ações antimicrobianas, antivirais e antitumorais.

Atenção: este post tem função de informar. Não substitui consulta e prescrições médicas. Plantas medicinais podem ter contraindicações e interações medicamentosas. Consulte sempre um naturopata ou fitoterapeuta e seu médico antes de começar qualquer tratamento.

Importante: a Celidônia só é utilizada na medicina alternativa quando prescrita e supervisionada por um médico especializado ou herborista capacitado – e em pequenas dosagens.

Os efeitos colaterais mais comuns da Chelidonium majus são sonolência, ulcerações, vômito, diarreia e tosse (no caso de grandes doses); febre, fadiga, tontura e náuseas.
A urina pode ficar com pigmento amarelo luminoso ao consumir a erva que, para ser usada internamente, deve estar seca.

A Celidônia é contraindicada para grávidas, lactantes e pessoas que sofrem de hipertonia.

Celidônia: curiosidades e usos

A Celidônia é uma planta com talo ramificado e quebradiço. Além de flores amarelas, apresenta folhas verde-escuras grandes e alternadas.

Também é conhecida como erva das verrugas, erva-andorinha, seruda, chelidônia, quelidónia maior e celidónia; quelidónia, chelidônia, quelidônia e greater celandine (inglês).

O nome popular erva-andorinha está ligado ao fato de a Celidônia florescer na primavera, quando esta ave surge no hemisfério norte, e murchar no inverno, quando as andorinhas vão para o sul em busca de calor.

A planta Chelidonium majus pode ser adquirida em algumas lojas de produtos naturais (físicas ou pela internet). O frasco com suas gotas costuma ser vendido por, aproximadamente, R$ 35,00.

Outra possibilidade é o chá de Celidônia, geralmente preparado com 1 colher (chá) da planta em 1 xícara de água fervente, deixando repousar durante 10 minutos e coando em seguida. Geralmente, a infusão é usada para tratamento de problemas gastrointestinais.

Para verrugas, os adeptos da medicina caseira tendem a fazer compressa com chá de Celidônia, cozinhando 2 colheres (chá) da planta em 250 ml de água por 5 minutos.

Depois de coado, o líquido é aplicado – ainda morno e com ajuda de uma gaze – no local afetado pelas lesões. Após o uso, é indicado lavar a área com água morna.

Estas sugestões de uso são resultantes de pesquisas aleatórias, para você ter uma ideia de como a Celidônia e outras plantas com propriedades terapêuticas funcionam. Consulte sempre especialistas antes de começar um tratamento.

Cuide-se!

Até o próximo artigo…

Leave a Reply