Catuaba: usos e benefícios

A catuaba é uma planta típica da floresta amazônica, com diversos efeitos medicinais. Na verdade, esta árvore é uma das mais populares entre as incontáveis opções medicinais da floresta. O motivo? Suas propriedades afrodisíacas e as recém descobertas vantagens que ela gera para o organismo.

Ao longo da história, o principal uso da catuaba sempre foi relacionado a seu potencial afrodisíaco. Sua utilização data de muitos séculos atrás, quando os nativos Tupis já consumiam a planta com esta finalidade. Fala-se que há uma série de músicas indígenas que agradecem e enaltecem as qualidades da catuaba.

Além de seu uso afrodisíaco, também utilizava-se a planta como estimulante e calmante. Seu uso sempre foi mantido, a ponto de ser repassado rapidamente para os colonizadores, quando chegaram ao local.

Atualmente, as utilizações da catuaba vão desde o tratamento de impotência, até o tratamento de sintomas de desordens do sistema nervoso. Por aqui, aliás, pode ser uma surpresa descobrir que existem usos que vão além do licor baseado na planta. Confira quais são os possíveis benefícios da catuaba para a saúde, e surpreenda-se com a versatilidade desta planta:

catuaba-para-melhorar-a-libido-e-o-desempenho-sexual-1-640-427

Prevenção de câncer

A alta presença de antioxidantes na catuaba fazem com que seu combate aos radicais livres seja benéfico a longo prazo. Especialmente no que diz respeito aos flavonoides, estes antioxidantes combatem os danos e mutações celulares gerados pelas moléculas de radicais livres. Isso significa que as chances de desenvolvimento de câncer são diminuídas ao longo do tempo.

Efeito afrodisíaco

O efeito afrodisíaco da catuaba é, sem dúvidas, o que a torna mais popular. Desde os nativos da Amazônia, este é o uso mais conhecido da planta, e o que a tornou comercialmente viável na atualidade. A maioria das bebidas baseadas na planta, aliás, fazem alusão a seu efeito afrodisíaco, o que indica a força da crença.

Em outros países, como nos Estados Unidos, utiliza-se a catuaba em pó para o aumento da libido. Acredita-se em sua qualidade em função do efeito já atestado e da alta velocidade de atuação sobre o corpo.

cha-de-guarana

Ganhos para o sistema nervoso

Além do uso histórico com propósitos sexuais, os nativos do Brasil também utilizavam a raiz da catuaba para tratar uma série de condições do sistema nervoso. Alguns estudos sendo atualmente utilizados apontam para efeitos a respeito do humor, da ansiedade e da depressão.

A atuação sobre as emoções ocorre a partir de um poderoso efeito sobre o equilíbrio químico do cérebro. Trata-se de uma união de componentes bastante eficiente sobre a liberação de hormônios que causam o estresse. Isso evita desordens emocionais, controlando quem sofre de ansiedade e, até mesmo, insônia.

Concentração, memória e saúde cerebral

folhas-e-fruto-da-planta-catuaba

A característica tônica dos produtos a base de catuaba geram uma melhoria significativa na capacidade de concentração mental. Adicionalmente, observa-se a melhoria da memória, em testes isolados.

Além disso, um teste realizado em 2012 demonstrou que organismos que consomem catuaba sofrem menos danos cerebrais ao longo do tempo. Isso previne uma série de condições – em especial aquelas degenerativas relacionadas à idade.

Veja também:

Leave a Reply