Capim-limão: usos e benefícios

O Capim-limão é uma erva bastante conhecido foi seu aroma e sabor cítrico. Trata-se de uma planta alta, nativa da Índica e das regiões tropicais da Ásia. Podem chegar a até três metros de altura – e boa parte da planta é utilizável pelos consumidores.

O capim limão é utilizado para fins culinários e medicinais, sendo capaz de gerar diversos benefícios para a saúde. É uma planta com forte poder antisséptico, utilizada na medicina tradicional de locais asiáticos, africanos e americanos há anos.

Saiba quais são os benefícios do capim-limão, e como ele atua sobre o corpo humano:

Propriedades antioxidantes

O capim-limão contém um grande número de óleos voláteis, como é típico em alimentos com características cítricas. Estes componentes reunidos gerem um efeito antioxidante poderoso para o corpo. Antioxidantes auxiliam a proteger as células dos danos causados por radicais livres.

Radicais livres são moléculas instáveis que formam-se durante a digestão, ou durante a exposição do corpo a toxinas. Com o tempo, a presença destas moléculas gera danos e mutações às células. Isso aumenta o risco de doenças crônicas e degenerativas, como doenças coronárias ou formação de tumores.

Sabe-se que os componentes do capim-limão atuam de forma dupla neste aspecto. Além de combater as moléculas de radicais livres no organismo, ele diminui o nível de toxicidade do corpo. Desta forma, também previne a formação destes radicais, diminuindo os riscos futuros de sua atuação.

cha_de_capim_limao

Atividade antimicrobiana

Outra capacidade interessante desta planta é sua atividade anti-microbiana. Ela auxiliam na prevenção do desenvolvimento de bactérias e fungos no corpo ao longo do tempo. Além disso, controla os níveis de presença destes organismos na flora intestinal.

Segundo um estudo publicado em 2012 na área da odontologia, o consumo de produtos baseados em capim-limão garante uma boa inibição do crescimento de bactérias prejudiciais para a saúde bucal. O chá da planta também inibe a atuação de vírus imunossupressores e fungos orais.

O mesmo estudo demonstrou que a utilização de uma solução líquida com o extrato, três vezes ao dia, era mais eficiente do que alguns dos medicamentos fungicidas do mercado.

Combate a problemas digestivos

Estudos demonstram que o óleo essencial de capim-limão fortalece significativamente a saúde gastro-intestinal. O mesmo efeito antimicrobiano citado anteriormente auxilia a combater infecções e os patógenos que as causam.

Entre os organismos que já demonstraram ser combatidos pela planta, estão aqueles que causam problemas como úlceras gástricas e infecções durante períodos de constipação.

Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias são benéficas para tratar problemas diversos, como constipação, diarreia, náuseas e cólicas.

Insônia

O capim-limão auxilia a acalmar os músculos e a atividade cerebral. Isso facilita na indução de um sono mais tranquilo e profundo. O efeito ocorre em função das propriedades sedativas e hipnóticas da planta, que aumentam a qualidade e duração do sono.

Problemas respiratórios

capim-limao-cha

A planta, especialmente através de chás, é utilizada há muito tempo na medicina ayurvédica indiana para o tratamento de tosse e resfriados. Junta a outras substância, a vitamina C é capaz de oferecer alívio em bloqueios nasais, gripes e outros problemas, como a asma.

Veja também:

 

Leave a Reply