Cana do brejo: usos, efeitos e benefícios

Cana do brejo

A cana do brejo, ao contrário do que seu nome poderia sugerir, é uma planta muito bonita. Suas flores vermelhas e longas chamam a atenção pela exoticidade, que contrasta muito bem com o verde da folhagem.

É em função de sua beleza, aliás, que a cana do brejo popularizou-se ao redor do mundo como uma planta ornamental. Há, no entanto, uma série de características positivas para a saúde que podem ser aproveitadas desta planta.

Além disso, o fato de ser fácil de cultivá-la torna sua utilização ainda mais interessante, especialmente em regiões um pouco mais quentes, como o Brasil. A cana do brejo é nativa das Américas Central e do Sul, e foi largamente utilizada por diversos povos nativos. Saiba mais sobre esta planta, e sobre seus principais efeitos na saúde humana:

Benefícios da cana do brejo para a saúde

Em geral, as propriedades medicinais desta planta são aproveitadas através de chás, feitos a partir de infusões comuns. Os chás são feitos com as folhas da planta, e devem ser consumidos durante períodos restritos de tempo, uma vez que seu uso prolongado pode ser arriscado para a saúde.

Entre os principais benefícios atribuídos à cana do brejo, destacam-se:

Propriedades diuréticas

Uma das principais utilização do chá de cana do brejo é sua conhecida capacidade diurética. O efeito tende a ser rápido e eficiente, e auxilia na redução de retenção de líquidos e inchaço. Por isso, é especialmente recomendada para quem sofre de problemas relacionados à retenção, principalmente nas juntas e articulações.

Propriedades anti-inflamatórias

Outro uso tradicional da planta que já foi clinicamente comprovado é seu efeito anti-inflamatório. O efeito pode ser aproveitado tanto para inflamações internas, especialmente no trato digestivo, quanto para a aplicação tópica, diretamente sobre o local afetado e inflamado. Outro benefício relacionado à capacidade anti-inflamatória é o combate à febre, quando ela é um sintoma de problemas inflamatórios.

Combate à anemia

Por ter uma boa concentração de ferro e estimular a absorção do nutriente pelo organismo, a cana do brejo é recomendada, em forma de chá, para quem sofre de anemia. O uso ocasional do chá também é útil para quem já sofreu de anemia diversas outras vezes.

Auxílio no emagrecimento

Tanto por suas propriedades diuréticas, quanto por sua capacidade de acelerar o metabolismo, a cana do brejo é considerada uma poderosa ferramenta no sentido de acelerar o resultado de regimes para perda de peso. Ao acelerar o metabolismo, a planta faz com que o corpo armazene menos gorduras e queime suas reservas para liberar energia.

Tranquilizante natural

O chá da cana do brejo possui características de redução da euforia e da excitação psicológica. Em outras palavras, isso quer dizer que estados de ansiedade, nervosismo e condições relacionadas à dificuldade de tranquilizar-se podem receber benefícios diretas dos efeitos da planta.

Cuidados e precauções

A utilização do chá de cana do brejo deve ser evitada por mulheres que querem engravidar, mulheres grávidas e lactantes, em função do desconhecimento dos efeitos da planta sobre estas circunstâncias.

Além disso, a utilização do chá sempre deve ser programada para um período restrito de tempo, uma vez que o uso prolongado tende a ser problemático para o corpo, em função de seus efeitos significativos no organismo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *