Camomila: usos e benefícios

A camomila é uma planta capaz de gerar chás quase milagrosos, no que diz respeito aos benefícios para a saúde. Pense rápido: qual o efeito do chá de camomila no corpo?

Você provavelmente terá respondido “efeito relaxante ou calmante”, o que é absolutamente verdade. Mas este é apenas um dos efeitos do chá sobre o corpo. Na verdade, ele pode variar desde o relaxamento, até condições mais graves, como problemas de pele.

Uma das grandes vantagens da camomila é o fato de que, em pequenas quantidades, ela é segura o suficiente até mesmo para crianças pequenas. Seu baixo nível de efeito colaterais perigosos a torna a opção ideal para a proteção das pequenos.

Confira os principais benefícios deste chá para a saúde, e como você pode aproveitar seus efeitos para o organismo:

Tratamento de insônia e efeitos relaxantes

O efeito calmante da camomila é, sem dúvidas, o mais popular entre todos os seus benefícios. Praticamente todas as pessoas o conhecem, e o associam diretamente à planta. Na verdade, a intensidade deste efeito pode ser dosada de acordo com a quantidade ingerida.

Isso quer dizer que pequenas doses podem relaxar, enquanto concentrações maiores podem tratar condições mais graves ,como a insônia e a ansiedade. Recomenda-se, no entanto, que não se utilize o chá para a tranquilização de mulheres grávidas, considerando-se o risco de aborto.

Fortalecimento do sistema imunológico

De acordo com um estudo bastante conhecido, publicado em 2005 pelo periódico de química de alimentos e agricultura, a camomila aumenta os níveis de imunidade no corpo. Mais especificamente, o consumo cotidiano do chá durante duas semanas aumentos a capacidade de o corpo combater bactérias. Isso auxilia a explicar o bom efeito deste chá frente a resfriados e congestões.

Tensões e cólicas menstruais

No mesmo estudo de 2005, ainda foi possível identificar atividade da camomila em relação a sintomas incômodos da menstruais. Os níveis de glicina no corpo das mulheres testadas aumentou significativamente. A glicina auxilia diretamente na redução de espasmos nervosos, além das cólicas e tensões relacionadas ao ciclo menstrual.

Além disso, a planta possui um potencial estrogênico, o que influencia no equilíbrio hormonal. Por outro lado, deve-se evitar grandes doses do chá quando o paciente já possui algum problema hormonal – especialmente no caso de mulheres.

Febres, cólicas e diarreias em crianças

beneficios-do-cha-de-camomila-2-640-427-1

Crianças muito novas costumam sofrer de cólicas e outras pequenas condições sem motivos aparentes. Nestes casos, não há longos tratamentos, considerando que as dores costumam ser muito passageiras.

A boa notícia é que um chá de camomila em baixa concentração pode ser um remédio caseiro para estes sintomas. Cólicas em bebês, por exemplo, podem ser aliviadas com o efeito de relaxamento muscular da planta.

Deve-se, no entanto, sempre informar e perguntar ao pediatra a respeito do chá que se pretende utilizar, e a respeito da dosagem adequada para as crianças. Embora seja seguro o suficiente, o chá de camomila deve ter uma baixa concentração para garantir que traga apenas benefícios para o bebê.

Condições de pele

O uso tópico, através de extratos, ou a ingestão da camomila podem auxiliar a curar problemas na pele. Estes problemas vão desde dermatites e sintomas alérgicos, até lidar com picadas de insetos e outros pequenos incômodos.

É necessário ter em mente que pessoas alérgicas a muitas coisas devem testar-se em relação à camomila. É comum que quem sofre de alergias a plantas diversas, também apresente o sintoma para esta erva. Neste caso, deve-se evitar a utilização da aplicação tópica, pois os sintomas podem até mesmo piorar.

Tratamento de aftas

Este é um efeito bônus, pois ainda há pesquisas sendo realizadas a respeito de sua eficiência. A medicina popular garante que este chá é ótimo para tratar as aftas, cicatrizando-as mais rapidamente. Ainda não há confirmações científicas a respeito deste benefício, no entanto.

Veja também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *