Camellia sinensis: saiba tudo sobre essa poderosa erva

Alguma vez você já tomou um chá de camellia sinensis? Talvez você esteja respondendo que não. Mas com certeza você já deve ter experimentado ou já ouviu falar no famoso chá verde. Pois bem, o camellia sinensis é uma planta que dá origem não somente ao chá verde, mas a outros chás da mesma família. O mais interessante são os enormes benefícios que esses chás podem proporcionar à nossa saúde. Acompanhe nosso artigo e saiba mais.

 

O que é a camellia sinensis

 

A Camellia sinensis é uma planta que produz alguns chás muitos populares para nós: chá verde, chá preto, chá branco, chá oolong, chá vermelho, dentre outros. O fato é que todos esses chás feitos a partir da camellia sinensis possuem uma ampla gama de propriedades medicinais. Além disso, podem ser consumidos quente ou frio.

Assim sendo, esses diferentes chás produzidos a partir da camellia sinensis  são diferenciados de acordo com seu processo de colheita. Esse processo é ligeiramente diferente para cada um, a fim de que as folhas atinjam diferentes níveis de oxidação. Ou seja, o que diferencia um chá do outro é o nível de oxidação obtido de acordo como as folhas são processadas.

Os chás da família camellia sinensis são bebidos na China e em outras partes da Ásia há mais de 5 mil anos. Além disso, essa é uma das 50 ervas fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa. Também é usado com frequência na medicina tradicional da Índia, chamada Ayurveda.

Na China, você encontrará centenas de variações de chá advindos da camellia sinensis. Porém, todos eles podem ser divididos em três grupos maiores: chá verde, chá preto e chá oolong. O chá verde é feito a partir de folhas secas e cozidas no vapor, o chá preto é feito a partir de folhas de chá completamente fermentadas que são então secas e o chá oolong é parcialmente fermentado e seco.

 

Principais componentes do camellia sinensis

 

Todos os chás produzidos a partir das folhas da camellia sinensis, embora tenham pequenas diferenças em suas propriedades, os seus componentes acabam sendo os mesmos. Existem cinco componentes significativos encontrados em todo o chá da planta camellia sinensis. São eles:

  • Óleos Essenciais: a fonte do delicioso sabor e aroma do chá
  • Polifenois: antioxidantes que fornecem o sabor vivo do chá e muitos dos seus potenciais benefícios para a saúde
  • Fitonutrientes: pequenas quantidades de vitaminas, minerais e aminoácidos.
  • Enzimas: Catalisadores biológicos macromoleculares, que aceleram as reações químicas no corpo
  • Metilxantinas: que são uma família de alcaloides que incluem cafeína.

 

Cada um desses componentes funciona de maneira diferente no corpo humano. Dessa forma, podem oferecer inúmeros benefícios para a nossa saúde.

 

camellia sinensis

Variações do camellia sinensis

 

Principais benefícios da camellia sinensis

 

Saúde Cardiovascular

As propriedades antioxidantes dos flavonoides do chá podem desempenhar um papel na redução do risco de doenças cardiovasculares. Dessa forma, diminuem a oxidação lipídica, reduzindo os casos de ataques cardíacos e derrames.

 

Redução do risco de câncer

Os flavonoides do chá podem reduzir o risco de certos tipos de câncer, inibindo as alterações oxidativas no DNA de radicais livres e alguns carcinógenos. O chá também pode promover a morte celular programada (apoptose) e inibir a taxa de divisão celular que dificulta o crescimento de células anormais.

 

Função Imunológica

Pesquisas recentes indicam que os chás da planta camellia sinensis contém componentes que são altamente eficazes no combate a diferentes infecções e doenças.

 

Saúde Bucal

Os flavonoides no chá podem inibir a formação de placas. Enquanto isso, o flúor contido no chá pode promover um esmalte dentário mais saudável.

 

Obesidade

Vários estudos sugerem que beber o chá das folhas camellia sinensis pode ajudar no controle de peso. Pesquisas preliminares sugerem que seus flavonoides ajudam a elevar a taxa metabólica. Dessa forma, aumentam a oxidação das gorduras e melhoram a atividade da insulina. Pesquisas revelam ainda que um consumo diário de aproximadamente 700 mg de catequinas (equivalente a cinco xícaras de chá verde forte), pode ser útil na prevenção e melhora da obesidade. Leia mais sobre os chás emagrecedores aqui.

 

Redução do estresse

O camellia sinensis é uma fonte natural de polifenóis. Esses são uma classe de antioxidantes que ajudam seu corpo a manter a homeostase. Esses polifenóis também ajudam a diminuir a quantidade de cortisol no organismo após um evento estressante. Pesquisas sugerem que, com polifenóis em quantidade suficiente circulando em seu corpo, os efeitos negativos do excesso de cortisol podem ser neutralizados. O chá também é uma fonte de L-teanina, um aminoácido que também ajuda o corpo a combater o estresse. Além disso, suas habilidades psicoativas naturais não somente diminuem o estresse físico e mental, mas também melhoram várias habilidades cognitivas e fortalecem o sistema imunológico.

 

camellia sinensis

 

Curiosidade

 

Você sabia que até 80% das catequinas do chá não são absorvidas pelo organismo? A maior parte fica perdida no intestino. No entanto, pesquisas descobriram que a adição de frutas cítricas ao chá pode melhorar a capacidade do organismo de absorver essas catequinas benéficas, aumentando a acidez do intestino delgado. Sendo assim, a dica é você acrescentar ao seu chá algumas gotinhas de limão, laranja ou qualquer outra fruta cítrica. Além de potencializar suas propriedades, você terá um chá cheio de sabor.

 

Leia mais a respeito: Chás antioxidantes

 

E então, esse artigo sobre a camellia sinensis foi útil para você? Se sim, não deixe de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais.

Leave a Reply