Bétula: usos e benefícios

A bétula é uma planta mais comumente encontrada no hemisfério norte – especialmente em floras de clima temperado. Para muitos estudiosos, a bétula está entre as espécies de árvore vivas mais antigas do planeta.

São conhecidas por seu crescimento rápido, mesmo em condições pouco propícias. Em muitos locais, é utilizada para descontaminar o solo, gerando condições para o crescimento de outras plantas.

Como é de se esperar, não é apenas o solo que beneficia-se das propriedades da bétula. Há muito tempo, o chá de bétula é utilizado para purificar o corpo e promover uma vida saudável entre as pessoas.

Entre os principais benefícios conhecidos, destacam-se a saúde da pele, o combate a inflamações e o fortalecimento do sistema imunológico. Saiba tudo sobre o funcionamento desta planta no corpo, e como ela pode melhorar sua saúde:

Fortalecimento do sistema imunológico

O chá de bétula combate naturalmente diversos agentes patógenos. Bactérias, vírus e parasitas estão entre os combatidos pela planta. Isso diminui os riscos de infecção, e ainda reduz os efeitos da febre no corpo. Desta forma, há menores chances de que o sintoma atinja níveis que sejam arriscados para o organismo.

Outro efeito benéfico como aumentar a imunidade do organismo é a grande presença de vitamina C. A vitamina C é um nutriente essencial para a defesa do corpo, além de conter antioxidantes essenciais para a prevenção de doenças degenerativas.

Auxilia na digestão

Com sua habilidade anti-inflamatória, o chá de bétula possui um efeito capaz de aliviar dores e problemas digestivos. Este chá é utilizado para diminuir os sintomas críticos da diarreia e de dores abdominais há anos.

É conhecido por ser um tônico digestivo, capaz de equilibrar o trato digestivo, promovendo um funcionamento saudável. Além disso, possui um efeito laxante, capaz de regular mais adequadamente os movimentos do intestino.

Melhora as dores nas juntas

img_17829_apa_17185_600-1

Para quem possui dores nas articulações, consumir uma ou duas xícaras diárias de chá de bétula pode ser muito eficiente. Ele não apenas oferece benefícios anti-inflamatórios – o que auxilia a diminuir os inchaços – mas ainda oferece uma importante propriedade analgésica. Isso faz com que as dores sejam diminuídas tanto na causa, quanto no sintoma.

Promove a saúde dos rins e da bexiga

Como um diurético natural, um dos efeitos da planta é estimular a atividade dos rins e da bexiga. Ao aumentar a frequência do fluxo de urina, o chá auxilia e expulsar toxinas do corpo. Isso gera diversos benefícios, desde a diminuição dos inchaços, até a prevenção de surgimento de pedras nos rins.

Melhor saúde da pele e dos cabelos

A bétula possui um efeito naturalmente adstringente. Isso auxilia diretamente na elasticidade da pele. Como consequência, diminui-se a formação das linhas marcadas no tecido. Além disso, seus efeitos anti-inflamatório e bactericida auxilia a combater condições como a acne.

Nos cabelos, a planta também possui um efeito que favorece a aparência e a saúde. Em algumas culturas tradicionais, utilizava-se um óleo de bétulas aplicado diretamente sobre os fios para fortalecer o cabelo. Além disso, o óleo era utilizado para evitar a presença de piolhos.

Elimina e celulite

As propriedades diuréticas do chá de bétula também auxiliam a reduzir a celulite no corpo. Quando o corpo elimina as toxinas e o excesso de fluido, elimina, também, os acúmulos de água que formam a celulite na pele.

Promove limpeza no sangue

Existe uma relação muito direta entre a pureza do sangue e a atuação dos rins. Ao auxiliar na ação dos rins, esta planta auxilia o corpo diretamente na retirada de impurezas da corrente sanguínea. Isso é especialmente indicado no combate de condições que formem agentes estranhos no sangue.

Insônia

cha-de-betula-beneficios-e-propriedades

O chá da planta possui um efeito calmante, capaz de facilitar uma boa noite de sono. Não se sabe exatamente qual o componente que gera tal efeito, embora seu resultado já tenha sido cientificamente comprovado.

Veja também:

Leave a Reply