Benefícios do chá de limão – a fruta da boa saúde

Dificilmente encontramos alguém que não goste de chá. Quando o chá é de limão então, não há quem resista. Seja no frio ou no calor, eles são a opção perfeita, além de serem ótimos substitutos daqueles sucos cheios de açúcar. Mas você sabia que os benefícios do chá de limão vão além disso? Graças às suas múltiplas propriedades medicinais, ele é considerado o rei dos frutos curativos e é sobre isso que vamos falar nesse artigo.

 

Então, se você adora essa fruta azedinha e deliciosa, fique conosco e conheça todos os benefícios do chá de limão. Você irá se surpreender com tudo o que ele pode fazer pela sua saúde.

 

 

Os benefícios do chá de limão

 

Para quem não sabe, o limão é uma fruta que pode proporcionar muitos benefícios à sua saúde. Além disso, desde a antiguidade ele é muito usado em tratamentos medicinais naturais, e o consumo do seu chá tem se tornado cada vez mais popular.

 

Ele é o típico chá que é benvindo a qualquer momento. No calor ele fornece aquela sensação de refrescância. Já no inverno, nada como um bom chá de limão para aquecer e espantar gripes e resfriados.  Experimente acrescentar hortelã ao chá de limão gelado e gengibre à versão quente. Aliás, o limão é tão benéfico que basta espremer um pouco dele na água ou no seu suco para se beneficiar de suas propriedades curativas. Além, claro, do delicioso sabor que ele acrescenta.

 

Essa deliciosa fruta tem ações benéficas à nossa saúde, pois ele tem efeito:

 

  • Adstringente
  • Bactericida
  • Fungicida
  • Antibiótico
  • Clareador

 

Você já deve ter ouvido falar que o limão é ótimo para afinar o sangue. Mas o que seria isso? Afinar o sangue, na verdade, significa desintoxicá-lo. Isso porque ele tem uma forte ação depurativa, que é perfeita para a desintoxicação do organismo.

 

 

Vamos conhecer então todos os benefícios do chá de limão e tudo o que ele pode fazer em favor de nossa saúde. Depois que ler esse artigo, você nunca mais vai deixar faltar limão em casa.

 

 benefícios do chá de limão

 

Rico em Vitamina C

 

O limão é rico em vitamina C. Essa vitamina, além de fazer parte do grupo de vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo, ela nos protege contra baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até mesmo o envelhecimento da pele. Além disso, a vitamina C presente no limão também ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e a regular os níveis de colesterol.

 

Outro benefícios da vitamina C é que ela ajuda a combater os radicais livres, que contribuem para o desenvolvimento de doenças como câncer e doenças cardíacas. Ao combater os efeitos negativos dos radicais livres, a vitamina C ajuda a diminuir o risco de desenvolver cataratas em 80 por cento, de acordo com pesquisas.

 

Além disso, ela também ajuda a cicatrizar feridas, a manter e reparar dentes e ossos. Sem contar que nosso corpo requer o antioxidante advindo da vitamina C para formar colágeno, uma proteína usada para construir pele, vasos sanguíneos, cartilagem e tendões.

 

 

Rico em flavonoide quercentina

 

O limão é uma rica fonte de quercentina, um flavonoide natural que possui propriedades anti-inflamatórias, anticarcinogênicas e antivirais, anti-histamínicas. Também influenciam na inibição de cataratas em diabéticos. A quercentina também protege as células produtoras de insulina no pâncreas e dos efeitos nocivos dos radicais livres.

 

A quercetina possui efeito anti-inflamatório, uma vez que ajuda a estabilizar as células que libertam histamina em seu corpo. De acordo com a American Cancer Society, a ela pode inibir o crescimento de células cancerosas.

 

 

 

Equilíbrio emocional

 

O chá de limão é um agente de limpeza muito forte e a maioria dos seus benefícios estão envolvendo sua ação em vários sistemas corporais. Muitos não sabem, mas o estresse é um dos geradores de uma variedade de toxinas sanguíneas. Essas toxinas, além de causar muitos danos à saúde física, também prejudicam nossa saúde emocional.  Devido à limpeza que o chá de limão proporciona ao nosso sangue, ele elimina as toxinas que causam o desânimo e baixas emocionais.

 

 

Água com limão em jejum para emagrecer – mito ou realidade?

 

Ao consumir o limão em jejum, ele ajuda a tonificar o fígado e desintoxicar o sangue. Além disso, ele também proporciona um equilíbrio no metabolismo, auxiliando a regular o mecanismo de compulsão alimentar. Experimente tomar diariamente meio limão espremido em um copo de água morna em jejum e de 15 a 30 minutos antes do almoço e jantar também.

 

 

Controle de açúcar no sangue

 

O nível elevado de açúcar no sangue ocorre quando o seu corpo produz quantidades inadequadas de insulina ou quando não consegue utilizar a insulina adequadamente. A hesperidina, um composto em limões, pode modificar a função das enzimas que afetam seus níveis de açúcar no sangue. Isso foi comprovado em estudo publicado na edição de janeiro de 2010 do Journal Of Clinical Biochemistry and Nutrition. Isso não só protege seu corpo do início diabetes, mas também ajuda a evitar as complicações advindas do alto nível de açúcar no sangue. Adicionalmente, a hesperidina tem efeitos de redução do colesterol.

 

Antisséptico natural

 

As propriedades antivirais e antibacterianas do limão se intensificam com o consumo regular do seu chá. Com isso, ele ajuda a tratar e curar infecções e diversas doenças de dentro para fora.

 

 benefícios do chá de limão

 

Prevenção do câncer

 

Outro dos muitos benefícios do chá de limão é que, por ele ser rico em antioxidantes e vitamina C, essa composição atua diretamente no combate aos radicais livres na neutralização dos mesmos. Vale lembrar que os radicais livres são responsáveis pela degeneração e envelhecimento celular. Esta é a principal razão para acreditar que o consumo diário do chá de limão pode reduz os riscos de câncer.

 

 

Rejuvenescimento e bom humor

 

Para quem faz questão de tomar uma xícara do chá de limão todas as manhãs pode comprovar o seu efeito rejuvenescedor ao longo do dia. Além de revigorar o seu metabolismo, ele também dá aquele “despertamento” matinal, ajudando também a melhorar o  humor.

 

 

Benefícios do chá de limão para o resfriado e gripe

 

Um dos benefícios do chá de limão mais conhecidos é o combate à gripe e resfriados. Isso é possível por causa de sua alta concentração de vitamina C. Experimente potencializar o efeito curativo do chá de limão acrescentando um pedaço de gengibre. Ele também irá proporcionar alívio da dor de garganta, mas também impulsionar o sistema imunológico e ajudar a aquecer.

 

 

 

E, então, esse artigo sobre os benefícios do chá de limão foi útil para você? Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *