Benefícios do chá de gengibre: o aliado da saúde

Ele é muito conhecido por conta de suas muitas propriedades medicinais, e há quem o aposte como o queridinho da saúde, que pode tratar uma grande variedade de doenças. Uma das formas de consumo é através do chá, feito a partir de sua raiz. Estamos falando dos benefícios do chá de gengibre.

 

E por causa de suas ricas propriedades medicinais, o Ayurveda se refere ao gengibre como medicamento universal. Além do Ayuverda, a medicina tradicional chinesa também utiliza essa poderosa raiz para fins medicinais.  Segundo eles, o gengibre ajuda a restaurar o Yang. Já os mais antigos consideram o gengibre como o santo remédio para todos os males.

 

Ficou curioso para saber mais sobre essa raiz? Acompanhe nosso artigo e conheça todos os benefícios do chá de gengibre.

 

O que é o gengibre

 

Trata-se de uma raiz aromática e picante, que vem sendo usada há muito tempo na medicinal tradicional. Por causa de suas propriedades curativas, o chá de gengibre se popularizou como um dos medicamentos naturais mais completos para tratar diversos males.

 

O gengibre é um ingrediente popular na culinária e, especialmente, na culinária asiática e indiana. Também tem sido usado por milhares de anos para fins medicinais. A raiz ou caule subterrâneo (rizoma) da planta de gengibre pode ser consumida fresca, em pó, seca como uma especiaria, na forma de óleo ou como suco. O gengibre faz parte da família Zingiberaceae, ao lado de cardamomo e açafrão.

 

Pesquisadores dizem que seus óleos essenciais e compostos fenólicos de ação antioxidante são o que dão poder ao gengibre. Além disso, o chá feito com o gengibre possui altos níveis de vitamina C e aminoácidos, e também cálcio, zinco, sódio, fósforo e muitos outros.

 

Benefícios do chá de gengibre

 

Por causa de seus altos níveis de vitamina C, magnésio e outros minerais, a raiz de gengibre é extremamente benéfica para a saúde. Além disso, o chá de gengibre também é riquíssimo em propriedades antioxidantes, transformado o chá em um poderoso remédio natural. Dentre os muitos benefícios do chá de gengibre, podemos destacar sua ajuda em diferentes procedimentos:

 

  • Absorção de nutrientes
  • Alívio da dor de estômago
  • Perda de peso
  • Combate ao câncer
  • Gerenciamento dos níveis de glicose
  • Melhora da circulação
  • Melhora da digestão
  • Aumento de produção de suco gástrico
  • Prevenção de doenças cerebrais degenerativas
  • Expectoração das vias aéreas inflamadas
  • Redução de inflamações
  • Alívio do desconforto menstrual
  • Alívio do estresse etc

 

benefícios do chá de gengibre

 

Veja a seguir, alguns dos principais benefícios do chá de gengibre e o que mais ele pode fazer por você.

 

Melhora a Digestão

Os compostos fenólicos do gengibre são conhecidos por ajudar a aliviar a irritação gastrointestinal. Ele ajuda a estimular a produção de saliva e bile, suprimindo as contrações gástricas à medida que alimentos e fluidos se movem através do trato gastrointestinal.

 

Alivia a náusea

Um dos benefícios do chá do gengibre é que ele é excelente para tratar náuseas, principalmente durante o tratamento do câncer.

 

Melhora da gripe e resfriado

Durante o tempo frio, beber chá de gengibre é uma boa maneira de se manter aquecido. Além disso, ele ajuda a promover a transpiração, trabalhando para aquecer o corpo por dentro. Com isso, ele se torna um excelente remédio natural para o tratamento da gripe e resfriado. Experimento adicionar uma fatia de limão ou um pouco de mel.

 

Anti-inflamatório natural

O gengibre é usado há séculos para reduzir a inflamação e tratar condições inflamatórias. Ele possui um alto poder anti-inflamatório natural.

 

Melhora a saúde cardiovascular

Outro dos muitos benefícios do chá de gengibre inclui a redução do colesterol, redução do risco de coagulação sanguínea e a manutenção de níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue. Pesquisas também têm comprovado que o gengibre pode se tornar um forte aliado no tratamento de doenças cardíacas e diabetes.

 

 

Como fazer chá de gengibre

 

Ferva 1 litro de água com um pedaço (2 cm) de gengibre fatiado em fatias finas.  Deixe fervendo por 15 minutos e apague o fogo. Tampe, e deixe em descanso por meia hora.

 

Para fazer uma xícara de chá de gengibre, pegue um pedaço pequeno da raiz de gengibre e rale uma colher de chá. Acrescente esse gengibre a 1 xícara de água quente e deixe em infusão por 2 minutos. Coe antes de consumir.

Leave a Reply