Benefícios do chá azul: o aliado da saúde e do emagrecimento

Que os chás fazem muito bem à saúde, todos nós já sabemos. Mas você conhece os benefícios do chá azul? Estamos falando de um poderoso chá medicinal, rico em antioxidantes e que ajuda a combater diversas doenças. O melhor, é que ele também ajuda a mandar embora aquelas gordurinhas indesejáveis.

Está curioso para conhecer mais sobre o chá azul? Fique aqui conosco e saiba mais sobre o que esse maravilhoso chá pode fazer pela sua saúde.

 

O que é o chá azul

 

O chá azul, também conhecido como chá oolong,  pertence à família da Camellia Sinensis,  assim como o chá verde, chá preto, chá branco etc. Todos esses chás são de origem da mesma planta, o que diferencia é o processamento das folhas e da colheita. Assim sendo, o chá azul é um tipo de chá cujas folhas são semifermentadas, em um estado intermediário entre o chá verde e chá preto.  Significa que as folhas do chá azul foram submetidas ao processo de fermentação por um período mais curto que o chá preto. Ele contém mais cafeína do que o chá verde, e menos que o chá preto, por isso é uma bebida estimulante, perfeita para ser tomada pela manhã.

Originário da China, o chá azul proporciona diversos benefícios à nossa saúde, por conta de suas propriedades altamente benéficas ao nosso corpo. Suas folhas são semi-oxidadas, o que lhe atribui um sabor mais suave e levemente frutado. Vale lembrar que, embora ele receba o nome de chá azul, sua coloração não é azulada.

 

Benefícios do chá azul

 

Trata-se de um chá altamente medicinal, muito consumido pelos chineses. Um de seus maiores atributos é o poder emagrecedor, uma vez que ele ajuda a acelerar o metabolismo, e estimula nosso organismo a queimar mais gorduras. Mas os seus benefícios do chá azul não param por aí. Esse poderoso chá também ajuda a tratar e prevenir diversas doenças, como:

 

  • Colesterol alto
  • Má digestão
  • Envelhecimento precoce
  • Problemas de pele
  • Saúde bucal
  • Doenças degenerativas
  • Mau hálito
  • Osteoporose
  • Baixa imunidade etc

 

Como você vê, muitos são os benefícios do chá azul para a nossa saúde. Conheça melhor cada um deles:

 

benefícios do chá azul

 

Efeito estimulante

O chá azul contém cafeína, portanto, ele nos proporciona um efeito estimulante. Devido ao seu teor de taninos, a absorção é mais lenta que a cafeína no café. No entanto, é importante não abusar de doses repetitivas, pois o excesso de cafeína pode levar à irritação do trato digestivo e causar palpitações cardíacas.

 

Poder antioxidante

Dentre os benefícios do chá azul, o principal deles é o seu poder antioxidante, que é responsável por tratar diversos males em nosso corpo. Ele é rico em catequinas, antioxidantes, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce celular. Por conta disso, ele também possui propriedades anticancerígenas, principalmente do cólon e do reto.

 

Melhora a saúde gastrintestinal

As catequinas do chá, além das propriedades antioxidantes mencionadas, também possuem propriedades estimulantes das secreções gástricas. Por isso, ajudam a melhorar a digestão, fazendo do chá azul perfeito para ser consumido após as refeições.

 

Combate a diarreia

O chá azul contém taninos, com efeito adstringente, que podem ajudar em casos de intestino muito propensos a defecação excessiva, sendo útil para combater a diarreia.

 

Diurético

Esse chá possui uma forte ação diurética, pois evita a retenção de líquidos. Portanto, é o perfeito aliado nos tratamentos da obesidade.

 

Poder emagrecedor

O chá azul possui catequinas que promovem efeito termogênico. Portanto, promove uma aceleração na queima de gordura corporal. Além disso, a cafeína e os antioxidantes presentes em sua composição também ajudam a combater o acúmulo de gordura no fígado.

 

Reduz o colesterol

Estudos comprovam que o chá azul possui propriedades que ajudam a baixar o colesterol por causa do seu efeito protetor da oxidação da gordura.

 

Fortalece o sistema imunológico

Um dos grandes benefícios do chá azul é que ele é rico em flavonoides antioxidantes, e por isso ajuda a manter um sistema imunológico saudável, combatendo os radicais livres e os danos celulares.

 

Saúde de pele e cabelos

Seu poder antioxidante ajuda a combater a queda de cabelo, além de proporcionar brilho. Também combate reações alérgicas da pele devido ao poder curativo dos antioxidantes, que combatem os radicais livres. Portanto, ajuda também a acabar com o envelhecimento precoce da pele, promovendo uma pele muito mais saudável e juvenil.

 

E então, agora você já conhece todos os benefícios do chá azul? Se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até o próximo post!

Leave a Reply