Benefícios do banchá: da sabedoria oriental à sua mesa

O sabor de bancha é verdadeiramente único, apresentando um cheiro forte de palha e é muito popular como chá diário no Japão. Descubra mais sobre os benefícios do banchá e por que ele deve fazer parte de sua rotina diária.

 

O que é banchá?

O banchá (ban-chá) é um chá de consumo praticamente obrigatório e diário no Japão. Ele é feito a partir da mesma planta, chamada Camellia Sinensis, de onde também se origina o chá verde. Embora tenham origem nas mesmas plantas, existe uma pequena diferença entre os dois, principalmente no sabor. Essa diferença acontece devido ao processamento das folhas.

O chá verde é feito com as folhas mais jovens da Camellia Sinensis, enquanto o banchá é feito com as folhas que tenham permanecido por, no mínimo, três anos no pé. Por conta desse maior período no pé, as folhas do banchá adquirem um sabor mais suave, diferente do chá verde, que é mais amargo.

Outra diferença entre um chá do outro é que o banchá possui uma quantidade menor de cafeína. Por isso, pode ser consumido até mesmo por crianças ou pessoas mais idosas. Vale lembrar, que tantos são os benéficos do banchá, que já faz parte da cultura dos japoneses consumi-lo diariamente.

 

Benefícios do banchá

 

Como já vimos, o chá Banchá é um tipo do chá verde japonês, e nos fornece diversos benefícios à saúde. Trata-se de uma bebida rica em propriedades antioxidantes devido aos seus polifenóis. Os antioxidantes ajudam a reduzir os danos causados ​​pelos radicais livres que danificam as células em nosso corpo.

Além disso, as catequinas e, especialmente, o galato de epigalocatequina também são responsáveis ​​pelos vários benefícios do banchá para a nossa saúde. Confira alguns deles:

 

benefícios do banchá

Ajuda a combater o câncer

Por causa do seu poder antioxidante, estudos sugerem que essa bebida tem o potencial de retardar e combater vários tipos de câncer, incluindo câncer de ovário, bexiga, pâncreas e esôfago. Estudos sugerem que as mulheres que bebem pelo menos 2 xícaras desse chá têm 46% menos chances de desenvolver câncer de ovário do que as que não tomam o banchá.

 

Previne infecções bucais

O banchá é uma rica fonte de catequinas, especialmente o galato de epigalocatequina. Portanto, ele pode ser usado como um antisséptico natural para infecções orais, como problemas periodontais e cáries. Ele pode ainda ser usado para bochecho.

 

Traz benefícios para a pele

Nosso corpo contém cargas de radicais livres, que são prejudiciais para a nossa pele. Assim sendo, o consumo diário do banchá nos ajuda a combater esses agentes nocivos, diminuindo seu impacto negativo. Por isso, um dos benefícios do banchá é proporcionar uma pele mais viçosa, jovial, nutrida e bem hidratada.

 

Efeito detox

Por ser repleto de antioxidantes, o banchá ajuda a desintoxicar os rins e o fígado. Dessa forma, os resíduos indesejáveis ​​são expelidos do corpo, protegendo-o de várias doenças.

 

Reduz o risco de doenças cardiovasculares:

O banchá tem o potencial para reduzir e manter os níveis de pressão arterial. Duas xícaras diárias dessa bebida previnem doenças cardiovasculares e melhoram a saúde do coração.

 

Combate gripe e resfriado

Por ser rico em vitamina C, este chá pode ser incorporado à dieta diária para aumentar sua imunidade. Por isso, é excelente para combater gripes e resfriados.

 

Mantém os níveis de açúcar no sangue sob controle

Estudos provaram o impacto positivo de variantes da Camellia Sinensis na prevenção e cura de diabetes tipo 2. Portanto, este também é um dos muitos benefícios do banchá para a nossa saúde. Isso, porque suas folhas aumentam a taxa de metabolismo da glicose no corpo. Como consequência, é possível manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

 

Como preparar o banchá

 

Seu preparo é muito fácil. Ferva 2 xícaras de água e apague o fogo. Acrescente 2 colheres (chá) de banchá e tampe o recipiente, deixando em infusão por 10 minutos. Depois disso, coe e está pronto para o consumo. Tome 2 xícaras por dia, após as refeições.

 

Gostou de conhecer os benefícios do banchá? Se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até o próximo post!

Leave a Reply