Benefícios da salsa: conheça hoje mesmo!

Ela é cheia de folhas verdes, muito usada para tempero e bem conhecida pelo seu aroma e sabor acentuados. Além de dar frescor aos pratos, a salsa é amplamente utilizada para enriquecer caldos, ensopados e saladas. Mas não fica por aí, os benefícios da salsa vão além de enriquecer os pratos com sabor. Isso, porque esse delicioso vegetal possui muitas propriedades medicinais.

Quer conhecer todos os benefícios da salsa? Acompanhe nosso artigo até o final e saiba tudo o que essas deliciosas folhas verdes podem fazer pela sua saúde.

Nutrientes da salsa

A primeira ótima notícia para quem vive em luta contra a balança é que a salsa é um alimento de baixíssimas calorias. Além disso, é rica em nutrientes, bem como: hidratos de carbono, e vitaminas A, B, C, E e K. Ela também é rica minerais como o cálcio, ferro, magnésio, potássio e cobre, que fazem da salsa um alimento altamente nutricional. Além, claro, de delicioso.

Benefícios da salsa para o nosso corpo

Um dos grandes benefícios da salsa é o seu poder antioxidante que auxilia no combate às células cancerígenas. Ela também possui um flavonoide que atua como um agente anti-inflamatório, auxiliando na prevenção do câncer de pele, da mama e da próstata.

Salsa

Além da ação anticancerígena, a salsa também é um excelente aliado do coração, pois é rica em ácido fólico que auxilia na redução da homocisteína, que pode provocar danos nos vasos sanguíneos. Ela também combate a aterosclerose e contribui com o processo de redução do colesterol ruim.

Por ser rica em vitamina C, a salsa também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, eliminando as bactérias prejudiciais e protegendo o organismo contra a ação dos radicais livres.  Além disso, é rica em beta-caroteno, que auxilia no combate a muitas infecções. Já a vitamina A presente em sua composição ajuda na produção de células brancas do sangue, fortalecendo assim as vias urinárias e a membrana mucosa.

A vitamina C também atribui à salsa uma ação anti-inflamatória, que auxilia no combate às inflamações. E para quem tem anemia, a salsa também é um santo remédio. Isso, por que a clorofila presente em suas folhas auxilia no processo de purificação do sangue, removendo as toxinas. Ela também é rica em ferro, perfeito para aumentar o nível de hemoglobina no sangue.

Outro benefício é através do uso tópico da salsa no couro cabeludo, pois ela ajuda no combate à queda de cabelo. Falando em cabelo, ela é rica em cobre, que ajuda na manutenção da cor das madeixas.

E quanto ao emagrecimento? Será que a salsa também ajuda a emagrecer? Pode apostar que sim! Por causa da sua ação desintoxicante, a salsa auxilia na limpeza do organismo, promovendo a eliminação de toxinas. Com isso, o corpo começa a desinchar e eliminar líquidos por causa da sua ação diurética. Dessa forma, auxilia no processo de queima de gordura. Mas, vale lembrar que a salsa é apenas um complemento no processo de emagrecimento – ela não faz milagre sozinha.

Como consumir a salsa

Como já vimos, a salsa é muito usada para temperar pratos, e  para quem quer ter os seus benefícios, vale a pena apostar no seu consumo de todas as formas. Você pode consumir a salsa in natura, colocando-a crua para temperar saladas ou qualquer outro prato frio.

Outra forma de consumir a salsa é fazendo o chá com suas folhas. Esse chá deve ser feito em infusão e pode ser consumido ao longo do dia ou após as principais refeições.

Para os amantes dos sucos, uma opção perfeita é você combinar a salsa com o seu suco de frutas. Experimente enriquecer o seu suco, principalmente os sucos detox, com essa hortaliça. Além de atribuir refrescância, ela irá potencializar os efeitos antioxidantes e desintoxicantes de seu suco caseiro.

Contra indicações

O chá de salsa é contraindicado para mulheres gestantes.

É importante evitar o consumo do chá da salsa antes de ir dormir. Dependendo de como sua ação diurética responder em seu organismo, provavelmente você tenha que ir ao banheiro algumas vezes durante a noite.

E, então, gostou de conhecer os benefícios da salsa e o que ela pode fazer pela sua saúde? Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *