Benefícios da citronela: saiba tudo o que ela pode fazer por você

Com certeza você já deve ter ouvida falar na citronela, não é mesmo? Mas você sabia que ela é muito mais do que um simples punhado de capim com cheiro acentuado e agradável? Aliás, você já deve ter ouvido falar em citronela quando se fala em repelentes naturais, por causa do seu aroma bem peculiar. Pois bem, mas além destes, os benefícios da citronela são muitos, e com certeza você irá se surpreender com tudo o que ela pode fazer por você.

Quer conhecer mais sobre a citronela e os seus poderes medicinais? Então fique aqui com a gente e acompanhe nosso artigo até o final. Você irá se surpreender com todos os benefícios da citronela.

Conhecendo um pouco mais sobre a citronela

Trata-se de uma planta em forma de capim, pertencente à família das gramíneas.  Inclusive, ela é da mesma família capim-santo, do arroz, do milho, do trigo, da cevada, da cana-de-açúcar e até mesmo do bambu. Basta olhar no formato de cada uma delas e ver as semelhanças: folhagem comprida com nervuras paralelas.

Assim como o capim-santo, a citronela possui folhas com beiradas muito afiadas que se não tomar cuidado, podem até cortar. É uma planta tropical de clima úmido e ensolarado. Ela possui um cheiro bem característico e, através de suas folhas, podemos extrair os seus óleos essenciais.

Citronela

Seu óleo essencial é uma essência aromática natural, de aroma muito parecida com o aroma do limão. É muito utilizada tanto na indústria cosmética como na indústria dos repelentes. Mas os benefícios do óleo essencial da citronela vão além disso, pois ele possui uma grande quantidade de nutrientes que são muito benéficos para a saúde do nosso corpo.

Podemos encontrar muitos benefícios medicinais no óleo de citronela, com ações antibacterianas, antidepressivas, antissépticas, antiespasmódicas, anti-inflamatórias, desodorizantes, sudoríficas, diuréticas, fungicida e repelente.

A citronela possui um alto teor repelente, com eficácia comprovada no controle de vários insetos. É uma perfeita solução caseira para repelentes, tanto em casa no combate aos insetos, como também em hortas.

Os benefícios da citronela

Bem, os benefícios da citronela não param por aí, não. O seu óleo essencial possui um poder medicinal muito grande, que possui ação sobre várias áreas da nossa saúde. Ele fornece muitos benefícios ao nosso corpo, bem como:

  • Ação Antibacteriana – Auxiliam no combate às bactérias, impedindo o desenvolvimento bacteriano no corpo. Por isso é um grande auxiliar nos tratamentos de infecções em feridas. Sua forte ação antibacteriana atua inibindo o crescimento de bactérias que possam se desenvolver dentro de feridas. Por isso, auxiliam também na cicatrização e na eliminação de infecções externas e internas.
  • Ajudam no funcionamento do sistema digestivo – O óleo da citronela ajuda a eliminar vermes do estômago e intestinos, por isso é considerado um poderoso vermífugo natural.
  • Ação antidepressiva – através da aromaterapia, o óleo de citronela pode auxiliar no tratamento dos transtornos depressivos, promovendo alívio para ansiedade, tristeza e demais sentimentos negativos, atribuindo uma sensação de bem estar.
  • Alívio da dor – o óleo de citronela pode ser usado em massagens para ajudar no tratamento de dores musculares e das articulações. Além disso, ele também ajuda com alívio das cãibras e espasmos musculares. Também pode auxiliar no tratamento de espasmos menstruais, fornecendo alívio de sintomas da tensão pré-menstrual.
  • Ação anti-inflamatória – poderoso no combate às inflamações, principalmente às ligadas ao fígado, estômago, intestinos e demais partes do sistema digestivo.

Como extrair o óleo da citronela

Existem um método caseiro bem simples para extrair o óleo de citronela. O processo pode ser feito em casa e basta ter um pouco de paciência para ter o melhor óleo medicinal a partir das folhas da citronela.

Este método é feito a vapor, onde você deve dar um forte “banho de vapor” nas folhas de citronela. Escolha as folhas que estiverem mais verdes e com o aspecto mais sadio. Coloque em uma panela a vapor  e deixe que este vapor quente passe pelas folhas. Isso fará com que ele carregue o óleo essencial que irá se condensar na tampa da panela, separando-se da água. Ou seja, as gotas de água também sobem, mas caem, separando-se das gotas de óleo.

E, então, gostou de conhecer os benefícios da citronela e o que ela pode fazer pela sua saúde? Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *