Conheça todos os benefícios da aromaterapia

Tratamentos alternativos, como a aromaterapia por exemplo, veem sendo oferecidos como práticas terapêuticas com uma frequência cada vez maior. Tratam-se de práticas complementares de medicina alternativa, que vem se tornando muito populares nas últimas décadas. Mas você conhece todos os benefícios da aromaterapia?

 

Por mais de 5.000 anos, esse tratamento terapêutico tem sido usado em diferentes culturas do mundo inteiro. Podemos encontrar benefícios da aromaterapia, e alguns dos motivos mais comuns de seu uso incluem os tratamentos para a melhora da dor, da qualidade do sono, diminuição do estresse e sintomas de depressão etc.

 

E se você quer saber como funciona esse tratamento milenar, acompanhe nosso artigo e conheça todos os benefícios da aromaterapia. Temos certeza de que essa prática terapêutica poderá ser muito útil a você.

 

 

O que é Aromaterapia

 

A aromaterapia é uma prática medicinal alternativa, que utiliza óleos essenciais aromáticos derivados de uma grande variedade de plantas. Estes, quando inalados ou aplicados à pele, possuem um efeito terapêutico que nos ajuda a tratar vários problemas de saúde sem a necessidade de medicamentos.

 

Para obter os benefícios da aromaterapia, são extraídos os óleos aromáticos de diferentes plantas medicinais, flores, ervas, raízes e árvores. Estes óleos aromáticos são conhecidos como óleos essenciais.

 

Os princípios ativos desses óleos são obtidos por meio de um processo conhecido como destilação. O resultado final é uma fórmula oleosa muito concentrada que pode ser misturada com outras substâncias

 

Dessa forma, os óleos essenciais usados na aromaterapia podem ser utilizados em diferentes procedimentos. Alguns deles são: inalação, massagens terapêuticas, uso de velas aromáticas, banhos etc.

 

Mas qual o efeito desses aromas em nosso corpo? Estudos comprovaram que os óleos essenciais possuem efeitos sedativos e estimulantes, além de afetar positivamente nosso sistema imunológico e o sistema nervoso central. Tais estudos também comprovaram que os aromas possuem efeitos positivos em uma região do nosso cérebro chamada sistema límbico. Dessa forma, ajuda a controlar nossas respostas emocionais e nossos comportamentos.

 

 

Uma breve história da aromaterapia

 

Há mais de 2.500 anos, Hipócrates já recomendava os banhos aromáticos para o bem-estar geral e a prevenção da saúde. Foi no ano 100 dC que o famoso filósofo Dioscorides mencionou os óleos aromáticos em alguns de seus escritos. Nesta sua lista incluía: cardamomo, canela, mirra, manjericão, erva-doce, incenso, zimbro, pinho, rosa, alecrim e tomilho.

 

Foi a partir do final dos anos de 1800 que os pesquisadores começaram a usar extratos botânicos em estudos, publicando seus relatórios em revistas médicas respeitadas. Professores de medicina franceses e alemães começaram então a usar a aromaterapia para combater doenças das mais variadas.

 

Já no início do século XIX, os óleos aromáticos – também chamados de óleos essenciais – começaram a ser usados ​​nas práticas de medicina ocidental. Os médicos começaram a isolar os princípios ativos das plantas para usá-los na fabricação de medicamentos prescritos.

 

Os soldados franceses que retornaram para casa na Primeira Guerra Mundial foram tratados com óleos de aromaterapia para curar feridas, tratar a ansiedade e diminuir a depressão. Foi então em meados dos anos 80 que a aromaterapia fez o caminho para os Estados Unidos, ganhando grande popularidade.

Tanto se tornou uma prática popular, que hoje em dia a venda de produtos aromáticos (loções, velas, óleos essenciais e fragrâncias) estão crescendo cada vez mais.

 

benefícios da aromaterapia

Os benefícios da aromaterapia

 

Como vimos, os benefícios da aromaterapia podem ser inúmeros, pois cada planta possui um poder medicinal diferente. Hoje em dia podemos encontrar mais de 40 óleos essenciais com um alto grau terapêutico. Portanto, através da aromaterapia podemos tratar diversos problemas, bem como:

  • Estresse ou ansiedade crônica
  • Depressão
  • Estresse
  • Insônia e dificuldade em dormir
  • Dor muscular
  • Dores nas articulações
  • Problemas respiratórios
  • Problemas digestivos
  • Sintomas da TPM ou menopausa
  • Irritações e problemas da pele
  • Câncer
  • Cansaço etc.

 

Existem muitos benefícios da aromaterapia que são comprovados pela medicina alternativa. Alguns de seus principais efeitos são:

 

Promove o relaxamento

 

Determinados óleos essenciais podem ajudar as pessoas com elevado índice de estresse ou ansiedade. Alguns óleos usados para isso são a lavanda e a camomila.

 

Melhora a qualidade do sono

 

Outro dos muitos benefícios da aromaterapia é promover o sono, por isso muitas pessoas se utilizam de óleos essenciais antes de dormir. Alguns óleos essenciais são excelentes para combater a insônia e a ansiedade. Alguns desses óleos são a lavanda, rosa, camomila, vetiver e ylang ylang.

 

Trata os problemas respiratórios

 

Certos óleos de aromaterapia têm propriedades antissépticas que ajudam a limpar o ar de bactérias, fungos e bolores que podem contribuir para problemas respiratórios, como congestão, tosse ou espirros. Pesquisas mostram que o uso de óleos cítricos pode ajudar a melhorar os problemas respiratórios.

 

Para isso, podemos usar os óleos difusos em casa ou mesmo fazer uma inalação aplicando gotas de óleos essenciais à mistura. Alguns desses óleos são: eucalipto, hortelã-pimenta, incenso, alecrim, mirra, limão, orégano e árvore do chá.

 

Cuida da saúde da pele

 

Os óleos essenciais diluídos podem ser molhados na pele ou no couro cabeludo para reduzir a acne, a caspa, fungo, coceira, inflamação de mordidas, erupções cutâneas, cicatrização de feridas e até mesmo celulite. Os óleos essenciais mais usados para isso são: lavanda, sálvia claria, zimbro, limão e  laranja.

 

Ajuda com os efeitos colaterais do câncer

 

Aromaterapia é utilizada por pacientes com câncer principalmente como cuidados de suporte durante o tratamento. Isso porque ele promove uma redução de estresse e melhora da dor. Vários óleos de aromaterapia são capazes de diminuir os sintomas associados ao câncer, bem como: mirra, gengibre, lavanda, gerânio e rosa.

 

 Acalma dores e inflamações

 

Para ajudar a acalmar as dores musculares e até mesmo dores de cabeça, podemos fazer uma combinação de diferentes óleos essenciais. Para essa finalidade, os mais populares são: gengibre, mirra, açafrão, laranja, hortelã, alecrim e mirra.

 

Melhora a Libido

 

Aromaterapia tem uma longa história de uso para melhorar a libido, aumentando a energia através do aumento do fluxo sanguíneo e tratamento de disfunções sexuais. Óleos de aromaterapia populares para melhorar o equilíbrio hormonal e a saúde sexual são: sândalo, alecrim, gerânio, ylang ylgang e neroli.

 

Quais são os óleos essenciais mais populares

 

Neste artigo, nós temos uma lista de óleos essenciais mais conhecidos. Você poderá conhecer cada um deles e saber quais são as suas indicações de uso.

 

Este artigo sobre os benefícios da aromaterapia foi útil para você? Se gostou, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *